Os ciclos das marcas de revenda são um período de tempo com duração de três ou quatro semanas (quase um mês) em que o ano é dividido. Toda vez que há uma mudança de ciclo a empresa renova a campanha e, às vezes, os produtos e promoções.
A marca da revenda faz essas mudanças porque está constantemente avaliando as preferências do consumidor, lançando novos produtos e mudando preços conforme o que indica as análises.
Por isso, estar vendendo conforme as indicações de cada ciclo é importante para cativar o cliente da forma correta, bem como estar antenada nas novidades da marca.
Quanto tempo dura cada ciclo? Quando inicia um novo ciclo?
Em quase todas as marcas da revenda, um ciclo dura de três a quatro meses, podendo sofrer variações. Geralmente, sempre que muda o mês, o ciclo também muda.
Há marcas que preferem seguir ciclos baseados nas principais datas dos comércios. A exemplo deste modelo está a Natura, que lança revistas especiais para o dia dos namorados e de fim de ano.
Quantos ciclos tem por ano?
Como o ciclo muda a cada mês, a maior parte das marcas utilizam 12 ciclos anuais, cada qual, correspondente a um mês do ano.
Como saber em que ciclo estou?
Para ter certeza de qual ciclo você está basta consultar no site oficial da marca, na parte de revistas. Geralmente, o ciclo é numerado pelo modelo (14 -numero do ciclo anual /2018 – ano do ciclo).
Tem uma revista nova a cada ciclo?
Sim, cada vez que um ciclo novo se inicia, as marcas que trabalham com os catálogos de revenda atualizam a revista e a disponibilizam para as revendedoras manterem-se inteiradas. Algumas empresas, no entanto, só disponibilizam a revista se o consultor fizer um pedido.
Pode ficar um ciclo inteiro sem fazer pedido?
Na maior parte das marcas, sim. Afinal, o consultor só tem algum tipo de punição a partir do segundo mês sem fazer qualquer tipo de pedido. Já falamos sobre isso no conteúdo sobre “Tempo sem pedir nada”.
Devo fazer o pagamento do pedido no início ou final do ciclo?
Se você parcelou o seu pedido deverá pagar conforme as condições aceitas, ou seja, se for dali há 15 dias, pague dali há 15 dias. Se combinou pagar depois de 30 dias, pague depois de 30 dias, sempre respeitando a data de validade do boleto gerado.
Se ficar na dúvida sobre o que é melhor fazer, confira o texto sobre pagar antes ou depois: o que é melhor?