Toda nova tecnologia vem para tornar nossas vidas mais práticas, simples e dinâmicas. As inteligências artificiais de modelos de linguagem ganharam força recentemente, e chamam atenção pelas suas capacidades. Assim, aliar o ChatGPT com os negócios é algo que interessa a muitos empreendedores.
Muito além de uma nova curiosidade, as utilidades no mundo empresarial deste tipo de ferramenta são concretas. Dia após dia, na mesma velocidade com que elas evoluem, também nos mostram que vem para ficar.
Mas se você caiu de paraquedas neste mundo e não sabe muito bem do que estou falando, não há o que temer. Aqui aprenderá tudo sobre o que é o ChatGPT, porque é tão famoso e como ele te ajudará a crescer seu negócio.
O que é o ChatGPT?
Apesar de todo o burburinho ao redor do ChatGPT e ferramentas de inteligência artificial (IA) nos últimos meses, muitas pessoas ainda não entendem exatamente o que ele é e como faz o que faz.
Assim, antes de mais nada, vamos entender melhor o que é essa tecnologia e como ela funciona.
O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado no GPT-3.5, desenvolvido pela empresa OpenAI. Esta é uma rede neural de última geração, treinada com uma enorme quantidade de dados de texto para conseguir simular um discurso humano de maneira natural e fluida.
Este tipo de IA atua prevendo a próxima palavra em uma frase com base nestes dados coletados e em comandos dados pelo interlocutor humano. Estes comandos, chamados também de prompts, podem ser um diálogo informal, mas também ordens e diretrizes passadas de forma mais mecânica para a ferramenta.
Assim, o ChatGPT usa essa tecnologia para gerar respostas para perguntas e realizar conversas que simulam um diálogo humano.
Apesar de todas as utilidades, este tipo de ferramenta ainda tem muito a evoluir. Isto porque ela foi feita para responder ao prompt da melhor forma possível, mesmo que isso envolva passar informações inverídicas, com base na matemática de probabilidade que usa para construir os textos.
Dessa maneira, por mais poderoso que o ChatGPT seja, ele ainda possui muitas falhas. Ainda é absolutamente necessário a visão crítica de um humano para filtrar as informações dadas de acordo com os seus objetivos e pesquisa própria.
Como aliar ChatGPT e negócios?
1 – Geração de leads
Um dos usos mais práticos do ChatGPT é na geração de leads para seu negócio, ajudando assim a aumentar suas vendas e brand awareness. Isto porque com ele é possível criar uma conversa interativa que simula o contato com potenciais clientes.
Ao solicitar que a ferramenta atue com determinada persona, ele fará isso da melhor forma possível. Então, comece a dialogar com este cliente simulado para treinar suas estratégias de abordagem.
Além disso, o ChatGPT também é muito útil para negócios com foco em marketing de conteúdo para atração. Através de alguns prompts simples é possível levantar diversas ideias de conteúdo para redes sociais, blogs e vídeo.
Você pode, por exemplo, passar determinadas diretrizes com relação ao formato de seu conteúdo. Então, armazenando essa informação, o ChatGPT irá usá-la para gerar os novos, lhe entregando algo que já esteja alinhado com sua estética, cultura e tom de voz.
2 – Análise de dados é uma potência na junção de ChatGPT e negócios
Não dá para subestimar a capacidade de computação das ferramentas modernas, especialmente no que tange o armazenamento e análise de dados. Assim, o ChatGPT se mostra muito útil para analisar grandes quantidades de dados e informações.
Com sua capacidade de processar dados em linguagem natural, ele pode, por exemplo, ajudar a identificar padrões e tendências em seus dados de vendas, marketing e outras áreas.
É possível solicitar resumos dos dados que facilitem sua avaliação por um humano, assim como seu agrupamento de acordo com determinados padrões, cálculos e mais.
Isso facilita a chegada a insights valiosos que ajudarão na tomada de decisões de negócios mais informadas.
3 – Automação de tarefas
Por fim, como vemos, o ChatGPT é uma ferramenta incrível para automatizar tarefas repetitivas em seu negócio. E isto vai muito além da análise de dados numéricos.
Você pode usá-lo para escrever e-mails personalizados para seus clientes, cartas de comunicação com potenciais fornecedores e parceiros, e atualizar seus sistemas com informações relevantes.
Por exemplo, ao fornecer os dados necessários, o ChatGPT pode criar textos e tabelas relativas à produtos, agilizando a criação e atualização do site de uma loja.
Outro uso muito prático da ferramenta é na correção ortográfica e gramática. Basta dar à ela o seu texto e solicitar isto. Ela pode, inclusive, dar sugestões de como tornar o texto melhor de acordo com determinado objetivo.
Tudo isso gera aumento da eficiência em suas operações diárias, dando mais autonomia aos colaboradores, que poderão focar nas tarefas mais complexas e humanas. Aliando o ChatGPT e negócios é possível alcançar novos patamares de produtividade e colocar o melhor da tecnologia a seu favor.