O cartão de crédito para autônomos é uma boa opção para quem precisa de acesso a crédito, já que não é tão diferente de um cartão convencional.
Isto é, ele é uma alternativa para quem não atua como trabalhador assalariado, que pode apresentar holerites para a comprovação de rendimento.
Com isso, é possível dizer que a maior diferença entre eles e os demais cartões é a maneira utilizada para a comprovação de que o usuário possui renda suficiente para solicitar o seu.
Contudo, é preciso entender todas as particularidades do cartão de crédito para autônomos antes de solicitar um. Para isso, trouxemos um artigo completo falando sobre eles. Confira!
Como funciona o cartão de crédito para autônomos?
Em resumo, o cartão de crédito para autônomos é feito para quem não pode comprovar renda através de um holerite. Esse tipo de cartão é comum em bancos digitais, sendo possível usar a movimentação bancária para aprovação da solicitação.
Além disso, também é feita a consulta em órgãos de proteção ao crédito, o que é bem comum para esse tipo de serviço.
Contudo, essa não é a única maneira de comprovar renda ao solicitar seu cartão de crédito para autônomos. Isso também pode ser feito através da declaração de imposto de renda, ou mesmo com a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, o DECORE.
Em geral, o DECORE é feito por um contador, e costuma ser aceito em diversas operações para a comprovação de renda.
Onde fazer o cartão de crédito para autônomos
Existem diversas instituições bancárias que realizam a confecção de cartão de crédito para autônomos.
Dessa forma, basta você pesquisar pelas principias e conferir os requisitos para a solicitação do seu cartão. Para te ajudar, listamos aqui alguns dos bancos que emitem cartão de crédito para autônomos.
Contudo, talvez a melhor forma de conseguir um cartão de crédito na condição de autônomo seja através dos bancos online.
Isto é, todo o processo de solicitação de cartão nos bancos online é mais simples e menos rigoroso. O que se estende a comprovação de crédito, que, em geral, é mais simplificada.
Comprovante de renda no cartão para autônomos
Se você se enquadra na modalidade autônomo, é bem provável que encontre dificuldade para comprovar crédito na hora de solicitar seu cartão.
Porém, como falamos acima, o ideal é buscar pelos bancos online, já que os processo de comprovação são mais fáceis com essas instituições.
Contudo, ainda assim é preciso comprovar a renda mínima necessária para que seu cartão seja aprovado. E como autônomo, existem algumas maneiras de fazer isso.
Histórico de movimentação bancária
Caso você seja correntista, e queira solicitar um cartão de crédito, é possível comprovar renda através de suas movimentações bancárias. Se o pedido for feito junto a esse banco, é bem provável que seja aceito.
Mas se a solicitação for feita em outro banco, ainda assim é possível usar o histórico de movimentação como comprovante.
Isto é, muitas instituições de crédito permitem que o cliente possa comprovar a renda mínima necessária para solicitar o cartão com essa movimentação.
Sendo assim, bastaria você organizar seus extratos de conta bancária, e encaminhar ao banco para análise.
Imposto de renda e DECORE
Outro meio de comprovar renda para solicitar o cartão de crédito para autônomo é com o imposto de renda ou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.
Está última é emitida por contador, e, em geral, é bem aceita entre instituições bancária para comprovação de crédito para clientes.
Contudo, tanto a comprovação por imposto ou DECORA, quando por movimentação bancária, podem liberar um crédito menor. Isso vai depender do seu histórico de gastos e pagamentos.
Cartão de crédito para autônomos
Em resumo, para ter um acesso mais fácil ao cartão de crédito para autônomo, busque pelos bancos online – as Fintechs. O Nubank e o Banco Inter são exemplos, facilitando o processo de comprovação de renda e aprovação do cartão.
Alguns cartões bancários mais tradicionais, como o SantanderFree e o Banco do Brasil Universitário também podem ser uma opção. Mas as condições dos bancos mais convencionais não costumam ser tão atrativas.
Além disso, caso você já seja correntista de um banco a algum tempo, procure falar com seu gerente e solicitar um cartão. Seu tempo como correntista pode contar a seu favor.