Por mais que uma franquia nos dê mais segurança na hora de começar um negócio, ainda são muitos os desafios. Por isso, internalizar as características fundamentais para ser um empreendedor de franquias é ideal para que se tenha sucesso neste meio.
Entre elas vemos pontos comuns no mundo dos negócios. No entanto, há muitas particularidades do modelo que acabam favorecendo outras habilidades específicas.
Felizmente, todas são passíveis de trabalho e evolução. Assim, qualquer um que deseje, e tenha o empenho necessário, poderá se tornar um empreendedor de franquias promissor.
Características fundamentais para ser um empreendedor de franquias
1 – Paixão pelo negócio
Uma das características mais importantes para se tornar um empreendedor de franquias bem-sucedido é ter paixão pelo negócio em que você está entrando. Afinal, é ela que alimentará o comprometimento, a dedicação e a motivação necessários para prosperar neste formato.
Isto porque, durante a manutenção de uma franquia, o empreendedor enfrenta muitos desafios. Estas dificuldades que surgem pelo caminho exigem não apenas pensamento estratégico, mas também muita vontade de fazer aquilo que você ama dar certo.
Dessa maneira, ao escolher uma franquia, certifique-se de que ela esteja alinhada com seus interesses e valores pessoais, além dos profissionais e financeiros. É esta paixão pelo negócio que dará base para a construção de um empreendimento sólido e duradouro.
2 – Capacidade de seguir diretrizes
Ao investir em uma franquia, você estará adquirindo um modelo de negócio de outra pessoa ou companhia, já testado e de efetividade comprovada. Portanto, é essencial ter a capacidade de seguir as instruções e procedimentos estabelecidos pela franqueadora.
Isso inclui, por exemplo, aderir às políticas de qualidade, treinamentos e padrões operacionais definidos. Mas vai além, incluindo tom de voz da marca, identidade visual, estratégias de comunicação e marketing.
Esta característica demonstra comprometimento do empreendedor com o modelo escolhido, passando muita confiança para a franqueadora, assim como para sua equipe.
Além disso, conseguir entender e seguir os procedimentos da franquia dão ao empreendedor condições de lidar com problemas de maneira mais assertiva. Isso evita confusões e permite uma tomada de ação mais ágil, minimizando danos.
3 – Habilidades de gestão
Para ser um empreendedor no geral, mas especialmente de franquias, são necessárias habilidades de gestão refinadas. Afinal, sua principal função será justamente gerenciar as coisas. Entre elas estão os recursos vários – como tempo, dinheiro, matérias-primas – além das pessoas e espaço, de forma eficiente.
Assim, é preciso ter uma visão clara do caminho da empresa, definir metas e objetivos, planejar estratégias, delegar funções e monitorar o desempenho nas variadas frentes.
Além disso, ser capaz de tomar decisões rápidas e assertivas é essencial para lidar com as demandas diárias do negócio e problemas que eventualmente surjam.
4 – Perseverança e resiliência são características fundamentais para ser um empreendedor de franquias
Quem já o trilhou sabe que o caminho de empreendedor não é nada fácil. Desafios, obstáculos e momentos difíceis fazem parte do processo e serão encontrados constantemente.
Dessa maneira, ser capaz de se manter de pé diante das adversidades é uma característica fundamental para o sucesso como empreendedor. Para trabalhar estes pontos é preciso aprender com os erros, adaptar-se às mudanças do mercado e superar os obstáculos de cabeça erguida.
Mas o principal é que a resiliência permite que você se recupere rapidamente das crises. Quanto menos tempo você perder no luto ou encontrando soluções, mais rápido poderá agir ativamente para resgatar o negócio e voltar ao patamar desejado.
5 – Foco no resultado
Um empreendedor de franquias de sucesso precisa ter como centro focal os resultados. Isso significa ter clareza sobre as metas e objetivos do negócio e trabalhar de forma consistente, e metodológica, para alcançá-los.
Ter uma mentalidade orientada para resultados envolve estabelecer indicadores-chave de desempenho (os famosos KPIs), monitorar regularmente o progresso e realizar ajustes estratégicos quando necessário.
Além disso, tais números devem ser usados constantemente para encontrar maneiras de otimizar os resultados em todas as frentes do negócio. É o foco nos resultados que impulsiona a eficiência, a produtividade e o crescimento sustentável de uma franquia.
Agora que você conhece as características fundamentais para ser um empreendedor de franquias poderá trabalhá-las para garantir que seu novo empreendimento seja um sucesso!