Capital de giro (CC) é uma reserva financeira que toda empresa precisa manter para pagar seus custos e continuar funcionando. Se você tem um negócio, é super necessário estar atento a isso.
A seguir, separamos um guia completo sobre capital de giro. Acompanhe!
Capital de giro: entenda por que ele é importante para o seu negócio
Não é segredo que toda empresa precisa de dinheiro para pagar suas despesas, manter seu funcionamento e crescer. Como não dá para depender somente do faturamento, ter capital de giro suficiente para se garantir é super importante.
Essa reserva financeira é usada para cobrir todos os custos do negócio e manter suas atividades durante todo o ciclo financeiro. Ela é formada pelo dinheiro em caixa, saldo da conta bancária, contas a receber e outros valores que podem ser usados para quitar dívidas e fazer investimentos.
Nem sempre o dinheiro das vendas é o suficiente para custear tudo, e é aí que o capital de giro entra para saldar as dívidas e evitar que você fique no vermelho.
Conceitos importantes de se entender
- Ativo circulante
Conjunto de bens e direitos da empresa que podem ser transformados em dinheiro em curto prazo.
- Passivo circulante
É o conjunto de dívidas e obrigações que a empresa deve pagar em até um ano, como contas de consumo, pagamentos de fornecedores, salários, impostos, entre outros.
- Ativo não circulante
Bens e direitos da empresa que não podem ser convertidos em dinheiro tão rapidamente.
- Passivo não circulante
Dívidas e obrigações de longo prazo da empresa.
Tipos
- Bruto
Se trata do ativo circulante que a empresa tem, sem descontar o passivo circulante. Aqui, entram em soma o dinheiro em caixa, saldo da conta bancária e contas a receber.
- Giro líquido
E o ativo circulante após a subtração do passivo circulante.
- Positivo ou negativo
É positivo quando a empresa possui recursos suficientes para cobrir suas despesas e seguir operando. Agora, quando o negócio não está conseguindo cumprir suas obrigações, é sinal que o capital de giro é negativo.
- Permanente
Quantia mínima de ativo circulante que uma empresa precisa ter para manter suas operações normalmente.
- Variável
Aquele que muda conforme as necessidades e o momento da empresa.
- Próprio
O capital de giro é próprio quando ele é formado somente por recursos da empresa.
Como calcular?
Antes de mais nada, você deve entender qual capital de giro ideal para sua empresa é o ponto de partida para ter uma boa gestão financeira. O objetivo é sempre operar com o mínimo possível.
Você deve começar calculando o seu ativo circulante, após isso, calcular o passivo circulante e por fim aplicar a fórmula:
Necessidade de Capital de giro (NCG) = Ativo circulante – Passivo Circulante