A gigante do varejo japonês Uniqlo está processando a Shein, acusando a marca chinesa de fast-fashion de comercializar uma réplica não autorizada de seu famoso acessório conhecido como “Bolsa Mary Poppins”.
A acusação de cópia contra a Shein chamou a atenção e se junta a outras acusações que a marca vem enfrentando nos últimos anos.
Por que a Shein está sendo processada por causa da ‘Bolsa Mary Poppins’?
No coração desta disputa legal está a alegação da Uniqlo de que a Shein está violando os direitos autorais ao vender uma versão “inferior e ilegal” de sua bem-conceituada ‘Bolsa Mary Poppins’.
A peça, conhecida por sua boa capacidade de armazenamento, qualidade e funcionalidade, é tida como um dos produtos distintos da marca japonesa.
Segundo a Uniqlo, a suposta imitação da Shein infringe a legislação de direitos autorais e ainda oferece uma qualidade inferior ao consumidor.
Por isso, a empresa pede a interrupção das vendas da bolsa por parte da Shein e busca uma compensação financeira significativa. A empresa japonesa exige que a Shein pague aproximadamente ¥ 160 milhões (em torno de R$ 5,34 milhões) como forma de reparação pelos danos causados.
Até o momento, a Shein ainda não emitiu um comunicado oficial respondendo às alegações da Uniqlo ou ao processo em curso.
O que é a Bolsa Mary Poppins?
O produto original da Uniqlo atraiu um público fiel devido a suas características de design inteligente e funcionalidade.
Vendida por ¥ 1.500 no mercado japonês e por $19,90 nos Estados Unidos (cerca de R$ 100 na cotação atual), a “Bolsa Mary Poppins” da Uniqlo é destacada por ser espaçosa, apesar de seu design compacto.
Além disso, a bolsa também recebe elogios por sua leveza, bolsos internos inteligentes, durabilidade e resistência à água.
Por que a Bolsa Mary Poppins tem esse nome?
O nome “Mary Poppins” faz referência à icônica personagem de livros e filmes que se notabilizou por carregar uma bolsa de onde conseguia tirar uma infinidade de itens.
Essa associação é usada para ilustrar a capacidade de armazenamento do produto vendido pela Uniqlo, um dos seus grandes atrativos comerciais.
O que é a Uniqlo?
A Uniqlo se estabeleceu como um nome de peso no setor de moda casual com preços acessíveis. Hoje, a marca detém uma presença global com cerca de 2.500 lojas distribuídas em 26 mercados diferentes ao redor do mundo.
Conhecida especialmente pela sua linha térmica HeatTech, a Uniqlo tem se posicionado como um player que combina qualidade e acessibilidade em seu portfólio de produtos.
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