As estratégias do Mercado Livre para virar REFERÊNCIA em comércio eletrônico na América Latina

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O Mercado Livre é uma das principais referências de marketplace e comércio eletrônico em diversos países, e algumas estratégias foram essenciais para que isso acontecesse! A plataforma permite a compra e venda de produtos de diversas categorias.

Veja a seguir as estratégias que o Mercado Livre seguiu para se tornar referência de comércio eletrônico. 

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Estratégias do Mercado Livre para se tornar referência de comércio eletrônico

A empresa foi criada na Argentina em 1999, e atualmente atua em 15 países e é referência no comércio eletrônico da América Latina. 

Para que isso acontecesse, o Mercado Livre teve que adotar estratégias de expansão com inovações e melhorias em sua logística. Hoje, é possível fazer compras que são entregues em apenas algumas horas. 

Além disso, o Mercado Livre criou criptomoedas exclusivas da plataforma, o que fez com que a empresa ganhasse mais de um milhão de novos usuários!

O comércio online tem tido um grande crescimento, tanto nas pessoas que buscam comprar quanto aqueles que buscam vender. A compra e recebimento de produtos em casa se tornou uma prática comum de diversas pessoas. E o estimado é que isso venha a crescer ainda mais. 

Hoje, as pessoas procuram muito mais do que produtos de longa duração, a compra de perecíveis está aumentando muito. 

Com as mudanças no comportamento do consumidor, o Mercado Livre criou estratégias que gerassem melhores resultados operacionais no curto e longo prazo. Uma delas foi melhorar a logística de seus produtos, para que fosse possível uma entrega ainda mais rápida.

Em 2019, cerca de 95% das entregas do Mercado Livre eram de responsabilidade dos Correios, e foram notados diversos atrasos. A dependência do sistema de entregas fez com que a plataforma resolvesse repensar a maneira pela qual entregava os seus produtos.

No ano de 2022, a plataforma resolveu apostar em uma logística independente, sendo responsável por 95% das entregas e produtos por sua própria conta. Isso trouxe mais controle, e a possibilidade de inserir inovações setoriais.

Nos dias atuais, é comum ver um carro com o logotipo do Mercado Livre circulando pelas grandes cidades, algo que não acontecia há alguns anos atrás. Além disso, recentemente o ML investiu em aviões para diminuir o prazo de entrega nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Isso tudo mostra o quanto o Mercado Livre está ganhando espaço no mercado brasileiro.

A principal área que a plataforma vem investindo é na logística de seu serviço. Graças a isso, agora o Mercado Livre consegue focar em outras estratégias que podem gerar resultados ainda melhores ao longo dos anos.

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