Uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou alguns dados interessantes sobre as maiores franquias do Brasil, o perfil dos franqueados e as tendências no universo das microfranquias.
As 10 maiores franquias do Brasil
- A liderança no ranking é da Cacau Show, com 4.216 unidades e um aumento de 10,7% em seu crescimento.
- O Boticário consolidou-se como uma gigante da beleza, ocupando a segunda posição com 3.689 pontos de venda.
- McDonald’s ocupa a terceira posição com 2.662 restaurantes, tendo um crescimento de 2,5%.
- A Colchões Ortobom fica na quarta posição com 2.380 lojas, garantindo a preferência no segmento de descanso.
- OdontoCompany segue na quinta posição, com 1.899 clínicas dentárias
- O posto de combustível Lubrax+ é o sexto lugar com 1.741 unidades e um crescimento de 1,7%.
- Subway caiu para o sétimo lugar com 1.574 unidades.
- As lojas de conveniência da AmPm ocupam o oitavo lugar com 1.540 lojas
- Óticas Carol é a nona colocada no mercado, com 1.400 unidades.
- Burger King Brasil fecha o top 10 com seus 1.331 restaurantes e um salto de 5,7% em crescimento.
O que a pesquisa revela sobre o perfil dos franqueados?
O setor de alimentos é o mais proeminente, compreendendo 33% das franquias, seguido por igual participação (16%) dos setores de saúde, beleza e bem-estar, e de moda.
Em relação ao formato, 95% das franquias adotam lojas físicas como modelo operativo.
Marcas com mais de dez anos dominam 78% do espaço, indicando uma tendência à estabilidade e continuidade.
Embora 88% das franquias centralizem suas sedes na região Sudeste do país, a maioria (67%) opera predominantemente no interior dos estados, demonstrando uma disseminação além dos grandes centros urbanos.
As Principais Microfranquias
No segmento das microfranquias, a Market4U se destaca no topo com um expressivo crescimento de 42%, totalizando 2.100 unidades.
A seguradora Prudential segue com 1.686 unidades, enquanto a Seguralta, também do setor de seguros, conta com 1.672.
O método de ensino Kumon ocupa lugar com 1.532 unidades e a Credfácil, focada em soluções financeiras, atinge a marca de 1.009 unidades.
Nota-se ainda um expressivo aumento de 103% nas unidades da É Seguro Corretora.
O segmento de serviços domina, com 55% das microfranquias, e outras áreas notáveis incluem soluções financeiras, tecnologia, logística e energia solar.