Diversos aplicativos de Delivery como o Ifood, Rappi e o Aiqfome, vem sofrendo com a inflação e estão buscando mudar suas estratégias para ajudar a conter o prejuízo.
Entenda o que está acontecendo e as estratégias que estão sendo aplicadas nesses aplicativos!
Qual é a estratégia dos aplicativos de Delivery que estão sendo aplicadas
A inflação que vêm ocorrendo nos últimos tempos diminuiu o poder de compra das famílias brasileiras de forma brutal. Um dos primeiros cortes foi a alimentação fora do lar – a qual estava em alta no início da pandemia. Os maiores aplicativos de delivery estão investindo nos mercados e farmácias, uma resposta à diminuição de pedidos nos restaurantes.
Uma pesquisa apresentada no Jornal O Globo mostra que a visita aos restaurantes teve uma queda de 29,2% durante o mês de março. Esse percentual alcançou também as vendas de delivery, que tiveram um decrescimento de 21,8% nos pedidos.
A resposta dos aplicativos é o investimento em mercados e farmácias, eles permitem com que o usuário não precise sair de casa para fazer as compras básicas de mercado e do dia a dia, assim como a facilidade de receber os produtos da farmácia em casa!
Se você é um dos usuários dos aplicativos de delivery já deve ter percebido a mudança, são ainda mais opções para você fazer o pedido no conforto da sua casa e não ter que sofrer com as ações do tempo – como chuva e sol forte!
Além da resposta pela inflação, a implementação de mercados e farmácias se deve ao comportamento do consumidor. Como citado anteriormente, no começo da pandemia foi visto um grande aumento nos pedidos de refeições por delivery, e isso transformou o modo de consumo das pessoas, que buscam receber o necessário em minutos na porta de casa!
Comodidade e economia de tempo – porque o delivery está crescendo cada vez mais
O delivery tem que se reinventar cada vez mais, e como visto anteriormente, as novidades vieram com a implementação dos mercados e farmácias nos aplicativos.
A comodidade, economia de tempo e praticidade desse modelo transformam a experiência do consumidor!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo que utilizou a plataforma de human analytics da MindMiners, os dados mostraram que o comportamento de comprar o necessário por delivery é algo que veio para ficar, principalmente com os serviços essenciais como mercado e farmácia, os quais irão tornar o serviço essencial, seja semanal ou mensal.
A facilidade de não ter que sair de casa é uma das principais características que atraem as pessoas ao delivery, além dela, outra característica que atrai ainda mais pessoas são os cupons de desconto que algumas plataformas costumam oferecer.