As inteligências artificiais não são novidade, mas foi nos últimos anos que elas ganharam força. Tudo isto acende um alerta sobre o Chat-GPT e outras ferramentas semelhantes, como deixa clara a fala de Tim Draper durante o Web Summit Rio.
O investidor deixou claro seu ponto de vista, e de outros como ele, sobre essas novas ferramentas. A atenção do mercado está totalmente voltada para ela e as possibilidades que colocam na mesa.
Além disso, é na indústria e setor de serviços que elas encontram terreno fértil para atuar. Assim, apresentamos também oque é possível fazer com o Chat-GPT em sua empresa hoje mesmo!
O alerta sobre o Chat-GPT e como as IAs irão mudar a indústria
O empresário e investidor de risco Tim Draper afirmou que a inteligência artificial (IA) mudará todas as indústrias que conhecemos. Isto se deu durante o Web Summit Rio, que aconteceu no início deste mês de maio, no Rio de Janeiro.
Draper foi um investidor inicial de empresas como Skype, Tesla e SpaceX. Em sua fala, ele encorajou todos os empreendedores a trazerem a IA para dentro de seus negócios e reforçou o interesse geral nesta nova tecnologia.
Segundo ele, a inteligência artificial é responsável por finalmente atrair as atenções dos investidores de capital de risco para “os robôs”. O empresário também mostrou-se animado com as possibilidades que as IAs generativas, como o Chat-GPT, podem trazer.
As previsões de Draper sobre as IAs
Durante sua participação no painel “Para onde os investidores de risco estão olhando agora?” Draper conjecturou, por exemplo, sobre a criação de avatares que se tornem “seres vivos”.
Para eles, tais avatares gerados com base nesta tecnologia poderão recriar a personalidade das pessoas. Assim será possível interagir com outras pessoas, ou outros avatares, quando você não estiver presente fisicamente.
Assim como Tim Draper, muitos especialistas acreditam que a IA será uma das maiores transformações do século XXI. Com isso, as empresas que se adaptarem e investirem em tecnologias como a IA terão ampla vantagem e maior capacidade de inovação no mercado.
Além disso, o investidor reforçou suas previsões otimistas para o mercado das criptomoedas. Inclusive, sua gravata durante o evento era, para dizer o mínimo, divertida, estampada com diversos símbolos do BitCoin.
Não é de se espantar o entusiasmo dele com este setor. Afinal, em 2014, lucrou mais de 600 milhões de dólares com a compra de 30 mil bitcoins. Na época, a unidade da criptomoeda valia meros US$ 700,00 – hoje, para se ter uma ideia, está em mais de US$ 21.000,00.
Levando a sério o alerta sobre o Chat-GPT: como usá-lo no setor de indústria e serviços
As afirmações de Draper durante o Web Summit não são exatamente novidade. Ele expõe o que setores mais avançados do mercado já estão executando em larga escala nas suas empresas.
As IAs, e o próprio Chat-GPT, já famoso, vem transformando processos, trabalhos e formas de ver negócios aceleradamente. Assim, quem estuda as possibilidades que estas novas ferramentas trazem para a mesa já estão saindo na frente.
Algumas formas simples e práticas de implementar o Chat-GPT, e outras IAs, na sua empresa são:
Atendimento ao cliente
O Chat-GPT pode ser utilizado para melhorar a eficiência e a efetividade do atendimento ao cliente, permitindo que os usuários se comuniquem com a empresa de forma rápida e fácil.
Com a integração de ferramentas como ele em um chatbot, por exemplo, os usuários podem obter respostas elaboradas para suas perguntas e resolver seus problemas complexos de forma mais natural.
Suporte técnico
Empresas do setor de tecnologia e indústria encontram no Chat-GPT um forte aliado no fornecimento de suporte técnico aos usuários. Aqui o formato é semelhante ao do atendimento, com a IA gerando respostas de acordo com as informações passados pelo cliente e o banco de dados que o alimenta.
Além disso, o Chat-GPT pode ser treinado para fornecer informações específicas sobre produtos e serviços, ajudando os usuários a escolher a melhor opção para suas necessidades.
Automação de tarefas
Por fim, automatizar tarefas repetitivas é um objetivo permanente em qualquer empresa, mas especialmente na indústria. E nisto o Chat-GPT e as IAs em geral também ajudam.
Isso permite que a equipe da empresa se concentre em tarefas mais importantes e estratégicas, deixando tarefas como coleta e análise de dados, agendamentos, controle de linhas de produção e outras para os robôs.
Com todas estas possibilidades é fácil entender o alerta sobre o Chat-GPT feito por Draper e tantos outros. Afinal, junto de todos os avanços vem também tantos desafios. Quem estiver disposto a explorar e se lançar sobre eles terá os resultados e contribuirá para esta nova era que estamos entrando!