A Mary Kay é uma marca de cosméticos, uma das mais antigas e tradicionais dos Estados Unidos. Hoje, atua em diversos países vendendo produtos de cuidados com a pele, maquiagens e perfumes.
Qualquer pessoa pode trabalhar na empresa, mas no Brasil o grande foco da marca é a venda direta, portanto, há uma oferta expressiva de vagas para revendedoras / consultoras.
Fundação da Mary Kay
A empresa foi fundada em 13 de setembro de 1963 por Mary Kay Ash, quando ela tinha 45 anos de idade. Curiosamente, Mary Kay trabalhava numa outra empresa, a Stanley Home Products, e permaneceu nela durante 25 anos.
Um dia, viu um homem mais novo, e que ela havia treinado, ser promovido em seu lugar. Em seguida, deixa a empresa e decide escrever um livro para ajudar as mulheres no mercado de trabalho, especificamente para lidar com o machismo presente na área.
No livro, Mary Kay começa a descrever o que seria uma empresa ideal ao seu ver. Foi então que descobriu que tinha um plano de negócios para sua própria empresa. A partir disso, cria a Mary Kay aplicando US$ 5 mil e inicia uma trajetória de sucesso.
Pioneirismo no mercado
Na época da fundação da marca, a empresária tornou-se pioneira no mercado, que até então era dominado pelos homens. Sua proposta era comandar o negócio e capacitar mulheres para que pudessem controlar seus próprios destinos.
Para isso, implementou e estimulou a venda direta de produtos da marca, por meio de consultoras de beleza, o que ajudava a gerar renda a essas mulheres e lhes dava maior independência.
Em 1964, Mary Kay cria o Seminário, que já é uma tradição anual da marca. Nele, mulheres são reconhecidas por seu empreendedorismo e há eventos para educação empresarial.
Já em 1969, cria o Programa do Carro, que é um dos principais benefícios da marca para suas revendedoras. A Mary Kay dá carros cor de rosa (símbolo da empresa) às vendedoras diretoras que atingirem as metas estabelecidas para o período. Inclusive, esse programa existe até hoje e atrai várias revendedoras.
Crescimento e reconhecimento
Não demorou muito para a Mary Kay começar a crescer e ser uma marca reconhecida. Em 1976, a Associação de Venda Direita colocou Mary Kay Ash no Hall of Fame.
Dois anos depois a empresária ganhou o prêmio Horatio Alger Distinguished American Citizen, pelo seu trabalho frente à marca e também de educação empresarial.
Vários outros prêmios vieram em seguida e o crescimento da empresa foi algo natural e contínuo, o que levou à abertura de fábricas em Dallas, cidade onde a Mary Kay foi fundada, e de escritórios pelo mundo.
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Força de vendas independente da Mary Kay
Desde a fundação da empresa, a força de vendas independente Mary Kay (as famosas revendedoras) aumentou exponencialmente. Em 2009, atingiu a marca de US$ 2.5 bilhões em vendas globais, com uma equipe com 2 milhões de revendedoras.
Foi justamente esse time que ajudou a marca a crescer pelo mundo. Como oferece uma ampla gama de benefícios para a força de vendas, a Mary Kay acaba atraindo mais revendedoras, o que contribui para sua popularização no mercado fora dos Estados Unidos.
Atualmente, a empresa está presente em quase quarenta países, como no Brasil, Argentina, Filipinas, Malásia, Portugal, entre outros, sempre com foco em vendas diretas por consultoras.
Produtos Mary Kay
A Mary Kay tornou-se especialmente conhecida por trabalhar com produtos de qualidade. No começo, perfumes e maquiagens chamavam a atenção e atraiam o público.
Com o passar do tempo, começou a investir mais em pesquisa e desenvolvimento de produtos específicos, o que possibilitou que a marca fosse reconhecida em nichos, como o de cuidados com a pele.
Atualmente, a Mary Kay possui um amplo portfólio de produtos para mulheres e homens. Um de seus maiores sucessos é a linha TimeWise Repair, que oferece cosméticos com efeito antienvelhecimento.
Morte de Mary Kay Ash
Mary Kay Ash morreu no dia 22 de novembro de 2001, no dia de ação de graças, que era seu feriado preferido. Seu filho, Richard Rogers, assumiu o comando da empresa.
Curiosamente, todos os valores criados por Mary Kay Ash são mantidos até hoje na empresa, inclusive seus programas de benefícios e eventos destinados às consultoras revendedoras.