Uma startup quer acabar com a desigualdade de gênero no mercado de trabalho! Conheça a “Se Candidate, Mulher!”, uma plataforma fundada por Jhenyffer Coutinho que capacita mulheres para processos seletivos em grandes empresas do Brasil.
Saiba mais sobre a startup que busca trazer mais oportunidades para mulheres!
Startup feminina Se Candidate, Mulher! busca acabar com a desigualdade de gênero nas empresas
A empreendedora Jhenyffer Coutinho é a criadora da Se Candidate, Mulher! uma das principais plataformas de empregabilidade do Brasil.
Jhenyffer é formada em administração, e passou por diversas experiências até começar a empreender. Teve seu primeiro contato com empreendedores quando trabalhou como atendente no Sebrae Minas, e pode entender que o empreendedorismo está ligado também à maneira de mudar a forma que uma empresa funciona.
Em 2018, a empreendedora se mudou para São Paulo para trabalhar e dois anos depois decidiu fazer um intercâmbio nos Estados Unidos para aprender um outro idioma. No entanto, o período da viagem coincidiu com o início da pandemia, o que impactou a economia com o número de fechamento de empresas e pequenos empreendimentos.
As mulheres, foram as mais atingidas pelas demissões e dificuldades impostas pela pandemia quando comparadas com os homens. E tudo isso, além de uma pesquisa que indicava que as mulheres somente se candidatam a uma vaga de emprego quando possuía 100% dos pré-requisitos enquanto os homens faziam tendo apenas 60% das exigências, fez com que Jhenyffer visualizasse a grande lacuna de gênero no mercado de trabalho.
Jhenyffer criou então a Se Candidate, Mulher!, uma startup voltada à empregabilidade e capacitação feminina para o mercado de trabalho.
A Se Candidate, Mulher! foi criada em maio de 2020, e nasceu como uma newsletter informativa e quinzenal com dicas profissionais, desde a elaboração de currículos até a curadoria de vagas. O número crescente de assinaturas e seguidores fez com que o negócio ganhasse novas formas, e foram sendo testados diversos formatos para se lançar no mercado.
Atualmente, a startup conta com a SCM Academy, que oferece cursos técnicos voltados à carreira e ao desenvolvimento pessoal, como comunicação, oratória e preparação para entrevistas de emprego. Depois de aprender e fazer os cursos, as mulheres passam a integrar um banco de talentos criado pela Se Candidate, Mulher!
O objetivo para o futuro é impactar meio milhão de mulheres, levando-as de volta ao mercado de trabalho. Jhenyffer acredita que a startup pode se tornar um caminho para a diversidade e inclusão de uma grande empresa.