A máquina de cartão é um investimento que se torna cada vez mais essencial na vida de quem trabalha com vendas. Com elas, o comerciante, seja uma pessoa física ou jurídica, oferece mais formas de pagamento aos consumidores que preferem cada vez mais usar cartão de débito e crédito na hora de pagar suas contas – ao menos é isso que aponta a pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O indicativo mostra que 77% dos brasileiros já utilizam cartão de crédito e outro estudo, divulgado pelo Banco Central, complementa ao mostrar que a preferência do cidadão por pagar no cartão de débito aumenta gradativamente e, em valores de 2018, é a forma de pagamento preferida de 40% dos entrevistados.
Como ter uma máquina de cartão?
Para contratar uma máquina de cartão de crédito não é preciso ter uma empresa e nem CNPJ. Há vários tipos de serviços, sendo que cada um deles oferece uma proposta de negociação diferente. O procedimento varia muito conforme a escolha.
O passo a passo para a contratação é:
- Solicite a sua máquina no site oficial do serviço desejado (tem mais informações ;
- Contrate um representante para intermediar o procedimento se necessário. No caso das maquininhas de cartão de crédito o processo pode ser feito inteiramente pela internet;
- Espere a máquina chegar no endereço informado no momento da contratação;
- Use o manual de instruções para entender como funciona a máquina e quais são as tarifas de aluguel e tarifas para compras no cartão de crédito (se houver);
- Utilize o seu login e senha de cadastro para acompanhar os pagamentos e recebimentos afim de fazer o controle financeiro.
As maquininhas como as oferecidas pela PagSeguro são mais fáceis de adquirir, já que não exigem o pagamento de tarifas, mas de um valor único para a compra do serviço. Apesar de não haver aluguel há tarifas para compras no cartão de crédito, as quais costumam ser bem parecidas com as tradicionais. Saiba mais no conteúdo sobre maquininhas de cartão – como funcionam.
Documentos necessários
No caso de contratação de máquinas de crédito tradicionais como a da Cielo será solicitado alguns dados como faturamento médio mensal, ramo de atividade, informações sobre a empresa e documentação completa sobre os sócios e proprietários da empresa.
Já no caso de contratação de maquininhas destinadas a autônomos e pessoas físicas será preciso o faturamento médio mensal, documentação da pessoa e dados bancários.
Tipos de máquinas – Qual a melhor?
Cada tipo de máquina de cartão de crédito e débito serve para uma necessidade em especial. São várias empresas que disponibilizam o serviço. Para saber diferenciá-las e facilitar a decisão sobre qual contratação fazer veja abaixo a tabela com dados de como funciona cada uma delas.
- Izettle – Faz a contratação via internet, tem viabilidade com celular podendo mandar SMS sempre que é feito uma compra. São máquinas menores e fáceis de usar, pensadas sobretudo para o uso de autônomos e micro-empreendedores ou revendedores.
- Getnet – é uma máquina tradicional, tem uma variedade de cartões aceitos, mais tradição no mercado, mas os custos são fixos com taxas de aluguel e tarifas para as compras feitas no cartão de crédito. A contratação precisa ser feita via agente ou online por meio do site oficial.
- Payleven – também é compatível com celular e pensada para autonomos.
- Sumup – compatível com celular, máquinas pequenas e contratação feita completamente via online.
- Minizinha – Compatível com celular, máquinas pequenas e contratação completamente online.
- Moderninha – Pode ser comprada online, mas não precisa de celular compatível para que consiga funcionar, é mais cara, mas proporciona mais segurança ao usuário.
- Cielo – uma das marcas mais tradicionais, pensada para empreendedores maiores, aceita mais formas de pagamento, mas cobra taxas de aluguel.
Quanto custa? Preços e prazos de recebimento
O preço da contratação de cada serviço varia. Serviços como o da Cielo e Rede só revelam as taxas após realização de um pré-cadastro. Já outras tem preço tabelado e podem ser facilmente contratadas por meio do site oficial. Cada serviço cota uma taxa diferente de aluguel ou compra da máquina. Estes valores deverão ser conferidos no momento de contratação do serviço. Já referente as taxas de crédito, o preço costuma ser tabela conforme as bandeiras de crédito.
Para compra no débito feito no Mastercard, Elo, Visa ou Copal o valor é de 2,39% à vista e costuma demorar um dia para receber.
Já no caso do cliente comprar no crédito Mastercard, Visa ou Elo (os mais tradicionais) a taxa varia entre 4,99% à vista e 5,59% parcelado demorando um dia para receber. Se for de marcas menos conhecidas como Hiper, Hipercard e Copal o tempo para recebimento é de até 30 dias e a taxa de 3,19% se a compra for a vista e 3,79% se for parcelado.
Nem todas as máquinas aceitam vouchers como vales refeição, alimentação e presente de marcas como Alelo, Ticket, VR e Sodexo. No momento de contratação deverá se averiguar isso. Em geral, as maquininhas compatíveis com celular (mais baratas) não aceitam. Já as de nível intermediário como a Moderninha da Pagseguro e tradicional como Cielo, Stone e Rede aceitam.
Comparação das máquinas de cartão
Nos gráficos abaixo é possível calcular quais são as maiores e menores taxas do mercado entre cada uma das máquinas de cartão de crédito e débito disponíveis no mercado.
Taxas para cartão de crédito
Taxas para cartão de crédito em parcelamentos acima de 5 parcelas
Taxas para parcelamentos no cartão de crédito abaixo de 5 parcelas
Taxas para compras no débito
Vantagens e Desvantagens de máquina tradicional
A máquina de cartão tradicional pode ser contratada por qualquer pessoa, mas o processo costuma ser mais complexo – já que são exigidos mais dados e comprovações.
Vantagens
- Tem garantia
- Pode ser feita recarga via celular
- Aceita várias formas de pagamento
- Aceita moedas estrangeiras
- Dá opções de crédito e parcelamento
Desvantagens
- Processo de contratação é burocratico
- Envolve vários custos
- Tem taxa fixa de adesão, aluguel, instalação, manutenção e outros
Vantagens e desvantagens de máquinas modernas
As máquinas de cartão sem aluguel tem ganhado cada vez mais espaço porque envolvem menos burocracia e são compradas uma só vez, exigindo um custo maior de entrada, porém, mais conforto a longo prazo.
Elas funcionam via wi-fi e GPRS sem precisar de contratação de uma telefonia.
Vantagens:
- Cobram taxas fixas sobre cada compra realizada, mas não tem taxas de aluguel ou adesão do serviço. Só paga pelo que vender e se não conseguir vender, não será cobrado por isso;
- Aceitam várias bandeiras e ainda possibilita a compra no crédito, débito e parcelado em até 12 vezes
- A contratação é simples e não precisa de tantos documentos comprobatórios
- As taxas e preços das máquinas são justas e podem ser compradas por pessoas físicas ou jurídicas
Desvantagens
- Não aceitam todos os tipos de cartão
- Precisam de uma boa conexão de wi-fi para funcionar adequadamente
- Costumam ser um pouco mais caras na contratação incial
Qual é a melhor máquina de crédito para autônomos
As máquinas sem aluguel se tornaram muito populares entre autônomos e revendedores, pois são mais fáceis de administrar, não são tão caras e tem preços mais acessíveis. Só paga quando vender, sem fazer com que a pessoa gaste mesmo nos meses que já passou por dificuldades financeiras.