Realizar compras é algo que faz parte do dia a dia de diversas pessoas, desde itens básicos como produtos de higiene e limpeza até sapatos e roupas. As compras são realizadas tanto para uso pessoal quanto para o estoque, e é muito necessária. Existem duas modalidades de compras diferentes, o atacado e o varejo.
Existe diferenças entre comprar por atacado e comprar por varejo, e entender as duas modalidades e suas diferenças é essencial para saber em qual local é melhor se dirigir para realizar as compras. Isso impacta diretamente também no vendedor, que fica em dúvida entre qual modalidade vender. Dito isso, acompanhe para entender a diferença dos dois mercados e qual vale mais a pena abrir!
Diferença entre Atacado e Varejo – Qual a melhor opção
Para o mercado atacadista, ele foi criado com a intenção de vender produtos em grande quantidade por um valor mais baixo, por isso, o público alvo do mesmo são pessoas jurídicas, empresas e revendedores, que precisam fazer compras em larga escala para abastecimento.
O atacado tem o objetivo de revender produtos, os produtos adquiridos nesse modelo podem custar até 50% mais barato que no varejo.
Já o mercado varejista possui um modelo de negócio mais comum, ou seja, ele compra do atacadista para revender ao consumidor final, que adquire esses produtos de forma unitária ou em menor quantidade. É possível se dizer que o varejista compra do atacadista em grande quantidade para revender ao cliente em pequena quantidade.
O valor dos produtos no mercado varejista podem custar mais caro, já que diversos impostos e custos estão inclusos no produto.
Além do público alvo e do volume de venda, outras diferenças vistas nesses modelos de negócios, são:
- O atacado possui menor concorrência se comparado ao varejo;
- Com a concorrência moderada, o atacadista não precisa fazer grandes investimentos em divulgação e publicidade, diferente do varejista que precisa se destacar em relação aos seus concorrentes para atrair mais clientes;
- Como o varejista vende para o consumidor final, é preciso investir na boa aparência do estabelecimento, com prateleiras organizadas, ambiente iluminado e arejado, para que o cliente queira estar no lugar;
- O varejista também precisa ter lojas com boa localização e comodidades ao cliente;
- No atacado os produtos são vendidos comumente em lotes ou caixas fechadas de um único produto, já no varejo final, com a venda sendo feita por unidade, o cliente pode escolher um produto de diferente sabor.
Com essas diferenças já é possível ter uma base de qual modelo de negócio é melhor de se abrir! Analise as opções e escolha aquela que melhor se encaixa com o seu perfil.