Quem é empreendedor concorda que iniciar seu próprio negócio tem suas dificuldades iniciais. Escolher um nome de loja está entre um desses desafios. Independente do ramo do seu negócio, decidir um nome significativo é essencial, pois ele representa a identidade do seu negócio.
Definir um nome para seu negócio é um processo complicado, mas uma etapa importante na criação da sua empresa. Afinal, esse pequeno jogo de palavras vai carregar o nome da sua marca durante anos, então é muito importante escolher o nome certo.
Se o seu desejo é escolher um nome para loja de acessórios, confira algumas dicas para ajudar nessa importante decisão.
Como escolher o nome para loja de acessórios
Antes de escolher um nome, defina exatamente sobre o que é o seu negócio, pense no seu público de vendas e em como ele se aproxima dos consumidores e do seu público-alvo. Você pode relacionar o nome da loja com algo que você goste ou que tenha a ver com os produtos que serão vendidos.
Escolha um nome curto e simples
Opte por um nome curto e simples. Isso promove uma boa sonoridade para sua marca e torna mais fácil de lembrar, permitindo que a palavra fixe na memória do seu público.
Tente também optar por um nome que seja atemporal, ou seja, algo que não saia de moda e combine com seu negócio em qualquer época. Já pensou escolher um nome que não se tornará atrativo a longo prazo?
Escolha algo que esteja relacionado com o que você vai vender
Tente relacionar o nome da sua marca com o que será vendido. Se seu produto é uma loja de acessórios, prefira um nome que faça parte desse universo. Dê preferência a um nome relacionado ao seu produto, mas pense em algo que não limite sua loja e possibilite que seu negócio seja ampliado para outros ramos, caso você deseje no futuro.
Mesmo que você esteja procurando um nome para um setor específico como acessórios, optar por um nome mais amplo permite que você possa vender qualquer tipo de produto que desejar dentro desse ramo.
Verifique a disponibilidade do nome
Um ponto muito importante e que exige atenção. Depois de passar por todo o processo e chegar à sua escolha final, é muito importante verificar a disponibilidade do nome, garantindo que o escolhido já não pertence a outra empresa.
Como hoje em dia quase todo negócio precisa de uma loja virtual, verifique se o domínio que você pretende usar está disponível. Você pode verificar tanto em sites, como no Instagram, caso sua intenção seja abrir uma conta na rede social para divulgar sua marca.
Você também pode verificar a disponibilidade de patente no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e se o domínio escolhido está disponível no Registro.br. E se possível, registre sua marca para evitar problemas futuros.
Peça a opinião de alguém
Pode parecer besteira, mas pedir ajuda de amigos e familiares nessa hora é uma ótima ideia. Liste suas ideias e peça a seus amigos para que eles avaliem e deem uma opinião (o famoso feedback) sobre cada um deles.
Seus amigos ou familiares podem opinar na escolha do nome e identificar possíveis problemas ou pegadinhas que você pode não ter pensado.
Utilize ferramentas para ajudar a criar nome
Mesmo seguindo dicas e pedindo ajuda, algumas pessoas ainda podem sentir dificuldade para encontrar o nome ideal. Diante disso, usar um gerador automático de nomes pode ser um facilitador dessa tarefa.
O site Máquina de Nomes, por exemplo, sugere diferentes possibilidades de ideias para seu negócio. É só escolher o setor da empresa, adicionar seu e-mail e aguardar o resultado. Caso goste de algum, é só verificar a disponibilidade do domínio.
Lembrando que utilizar um gerador de nomes pode ser uma boa ajuda, mas escolher algo que seja sua cara é ainda melhor!
Utilize nossas dicas para se inspirar e criar algo que seja único e exclusivo para a sua empresa, que pode servir tanto para uma loja virtual, quanto para um negócio fixo.
E se você precisar abrir MEI (Microempreendedor Individual) para o seu negócio e estiver com dúvidas sobre como escolher um Nome Fantasia para sua empresa, confira algumas dicas.