Os pequenos negócios estão entre os campeões entre geração de vagas de emprego, e isso é muito importante para a economia! As micro e pequenas empresas são as responsáveis pelo aumento de trabalhos formais criados no Brasil.
A economia é muito afetada pela falta de emprego, por isso, quando ocorre a geração de novos empregos formais, isso impacta diretamente na mesma! Entenda mais a seguir.
Pequenos negócios são campeões na geração de emprego
Em 2022, as micro e pequenas empresas estão entre as principais criadoras de empregos formais no primeiro semestre. No total, foram cerca de 1,33 milhões de postos de trabalhos formais criados no período de janeiro a junho no Brasil, cerca de 961,2 mil, cerca de 72% do total, são originárias dos pequenos negócios.
O levantamento foi realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
O desempenho das micro e pequenas empresas é superior ao das médias e grandes empresas, que abriram 279,1 mil vagas nos primeiros meses de 2022.
Em junho, os negócios de menor porte abriram 63,6% das vagas formais no mês, foram 176,8 mil de um total de 277,9 mil postos de trabalhos criados no mês anterior. Já as médias e grandes empresas abriram 73,9 mil vagas, o que corresponde a 26,6% do total.
Setores onde ocorreu a geração de empregos
Para os setores impactados pela economia, os micro e pequenos negócios geraram empregos em todos os segmentos no acumulado do ano. O principal destaque é para o setor de serviços, que gerou 533 mil vagas. No mês de junho, o segmento abriu 78 mil postos.
O segundo e terceiro lugar dos setores com mais vagas foram a construção e a indústria da transformação, sendo, respectivamente, responsáveis por 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados.
As micro e pequenas empresas criaram para o comércio 90,6 mil postos de trabalho de janeiro a junho. Enquanto as médias e pequenas empresas fecharam 42,8 mil vagas no mesmo período.
O número da geração de empregos dos pequenos negócios é relativamente alta em comparação com os médios e grandes negócios, o que faz com que ele seja responsável pelo grande impacto positivo que ocorreu na economia. O futuro está promissor para novas oportunidades de emprego, e espera-se que o impacto seja ainda mais positivo na economia do país.