Implementar novidades em seu negócio é uma forma de melhorar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e ter mais chances de conquistar um bom faturamento.
Aqui, apresentamos as 5 melhores dicas para implementar em seu negócio em 2022. Confira e saiba o que fazer para melhorar os resultados de sua empresa!
1. Transformação digital
A transformação digital é o reposicionamento de uma empresa, com mudança de mentalidade voltada ao acompanhamento de avanços tecnológicos.
Normalmente, consiste na adoção de tecnologias para gerar e aumentar resultados, promovendo uma reestruturação na empresa, com um mindset voltado à cultura digital.
Mas, por que é importante investir em transformação digital? Simples: quando a empresa não se transforma digitalmente, ela corre o risco de se tornar obsoleta, com processos arcaicos e pouca produtividade.
Além disso, há uma grande chance de perda de informação ou do não aproveitamento de dados, sem conseguir identificar e gerar novas oportunidades de negócio.
Ao implementar a transformação digital na sua empresa, é possível melhorar processos, principalmente os operacionais e oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, que realmente encante e fidelize.
Mas, como adotar a transformação digital na empresa? Há diferentes passos a serem seguidos, como a adoção de um planejamento estratégico, redesenho de processos, investimento em infraestrutura e treinamento da equipe.
2. E-commerce
Se quiser aumentar suas chances de vendas, não restrinja seu negócio ao ponto físico! Ter um e-commerce faz toda a diferença, com possibilidade de vender 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Há duas opções principais para se ter um e-commerce: criar uma loja virtual do zero ou criar uma loja em um marketplace. A diferença entre ambos está no trabalho que se tem e nos custos.
Por exemplo, criar uma loja virtual própria do zero é uma alternativa interessante para se ter um domínio próprio e não pagar taxas a terceiros a cada venda realizada. Mas, exige um custo maior de implementação e um pouco mais de trabalho, com contratação de profissional especializado ou de prestador de serviço.
Já a abertura de loja em marketplace é simples, rápida e de baixo custo, porque o próprio marketplace disponibiliza toda a estrutura online necessária. Entretanto, há cobrança de taxa de cada venda realizada.
O ideal é analisar cada opção e escolher aquela que mais se adequar à realidade e orçamento da empresa no momento. O importante é não perder a oportunidade de realizar vendas online.
3. Marketing digital
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), três em cada quatro brasileiros estão na internet. Estes dados foram obtidos na pesquisa TIC Domicílios de 2019.
Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria desses usuários utilizam redes sociais e aplicativos de serviços de delivery quando estão online.
Logo, ter presença online é muito importante para a empresa conseguir captar essas oportunidades de negócio. Mas, não basta estar online, é preciso se destacar entre os concorrentes.
É justamente aí que entra o marketing digital! Trata-se de uma alternativa de baixo custo em comparação ao marketing offline, conseguindo captar clientes e divulgar serviços e produtos mesmo que tenha um orçamento reduzido.
Existem diversas estratégias de marketing digital que sua empresa pode investir, como as redes sociais, melhora de ranqueamento no Google de maneira orgânica, anúncios pagos, entre outras.
4. Automatização
A automatização de processos e rotinas é uma aliada da empresa! O motivo é simples: ela reduz o tempo de realização de uma atividade, aumenta a produtividade e melhora os resultados.
Existem diversas tarefas que podem ser automatizadas pela empresa, como a elaboração de relatórios, o encaminhamento de e-mails, a coleta e armazenamento de informações de contatos com clientes, processos de produção, entre outros.
O ideal é analisar a necessidade da empresa, identificando pontos de melhoria e de possível automatização. Então, invista em ferramentas e sistemas que possibilitem substituir o trabalho manual pelo automático.
5. Otimização da logística
Uma logística otimizada faz a diferença para o negócio, dando agilidade a processos de produção, armazenamento e entrega de produtos ao cliente. Além disso, também ajuda a reduzir custos.
A otimização da logística consiste na melhoria de processos da área, tornando-os mais eficientes, econômicos e com chance de erro reduzida. Com isso, é possível evitar quebras de estoque, falta de insumos, desperdícios, atraso em entrega ao cliente, entre outros.