Plantar alho para vendê-lo é uma opção para quem deseja empreendedor no segmento de alimentos. Trata-se de uma alternativa que tem mercado garantido pelo fato de o condimento estar presente no dia a dia dos brasileiros, na preparação de alimentos.
Quer empreender investindo nessa alternativa, mas não sabe ao certo por onde começar? Então, confira esse post completo que preparamos e saiba como plantar alho e ganhar dinheiro vendendo o condimento ou produtos derivados.
Quanto custa plantar alho?
O custo inicial varia de acordo com o tamanho da área de cultivo, preço de insumos e serviços. De maneira geral, para plantar alho em um hectare se tem um custo de a partir de R$ 50 mil.
Mas, esse total pode cair expressivamente se começar com uma área de plantação menor, principalmente se o cultivo ocorrer em chácaras, sítios ou hortas comunitárias.
Plantar alho: qual o faturamento?
O faturamento depende da capacidade de produção da área, custo de produção, entre outros fatores. Entretanto, é possível obter um valor médio! Tomando como exemplo um hectare de área de cultivo, o faturamento pode ser de a partir de R$ 20 mil por mês.
Como plantar alho?
Plantar alho exige ter alguns cuidados especiais para ter uma boa safra. Confira, a seguir, dicas para iniciar o cultivo:
Escolha a área de cultivo perfeita
A área de cultivo perfeita de alho é a que tem solo leve, rico em matéria orgânica e bem drenado. A temperatura ideal é entre 10 e 15 graus Celsius, mas essa exigência pode ser compensada pela técnica de vernalização.
Na vernalização, os bulbos passam por uma refrigeração em câmara fria por 45 a 60 dias, numa temperatura entre 3 e 5 graus Celsius, o que é feito antes do plantio.
O cultivo do alho pode ocorrer tanto em áreas pequenas como em grandes, com colheita que varia de 3 a 9 meses após o plantio, dependendo da variedade eleita pelo produtor.
Defina a variedade para plantar alho
O alho nobre roxo é uma aposta certeira para plantio, porque possui valor comercial alto. Mas, há alternativas para quem busca um menor custo, principalmente pequenos produtores. Trata-se do alho tropical ou do alho seminobre.
Compre o alho-semente
O alho-semente também é chamado de bulbilho ou dente de alho, que é utilizado para propagação. Indica-se não utilizar o da própria lavoura, para não ter perdas de rendimento ou aumentar o risco de pragas.
Prepare o solo
A preparação do solo é muito importante para garantir uma boa colheita. Deve-se remover resíduos, arar profundamente o solo e utilizar substratos orgânicos para renovação dos nutrientes.
Alguns detalhes importantes: o pH ideal do solo é de 6 a 6,5. Os canteiros devem ter de 1 a 1,2 metro de largura, para possibilitar o trato com carreadores de 30 centímetros.
Realize a semeadura
A semeadura pode ser iniciada após a preparação do solo. Indica-se definir e utilizar um espaçamento de acordo com o tamanho e peso do alho-semente. Plante em fileiras simples com 20 a 30 centímetros entre linhas.
Há, ainda, a possibilidade de plantar em fileiras duplas com 30 a 40 centímetros entre linhas. O ideal é que entre plantas haja um espaço de 8 a 10 centímetros.
A adubação deve ser feita de acordo com as características do solo e, quando possível, faça uma cobertura com palhada ou capim secos.
Durante a fase inicial de crescimento, o solo deve ficar úmido e a frequência de irrigação deve ser reduzida à medida que os bulbos se desenvolverem. Cesse a irrigação totalmente de 10 a 20 dias antes de fazer a colheita.
Encerre a produção
Após a colheita, deve-se curar o alho por três a cinco dias sob a incidência direta do sol, bem como de 20 a 50 dias à sombra. Separe as folhas e raízes dos bulbos ao fazer a embalagem.
Como vender alho
A venda pode ser in natura, com comercialização por quilo ou em pacotes / embalagens. Outra opção é vender o alho descascado, para quem prefere ter maior praticidade no preparo de alimentos.
Caso queira diversificar ainda mais seu portfólio de produtos, existe a possibilidade de vender alho triturado, frito ou temperos prontos utilizando esse condimento, podendo ampliar a chance de faturar mais.
Lembre-se de ter um cuidado especial com a embalagem, armazenamento e transporte, para preservar a qualidade do produto, assim como de precificá-lo adequadamente. Produtos orgânicos ou derivados do alho, por exemplo, costumam ter um preço maior, aumentando seu lucro.