Abrir uma franquia do Boticário é uma boa opção para quem tem um pouco mais de budget para gastar. Entre as vantagens da escolha da marca de cosméticos está a solidificação da marca, que tem um posicionamento bem claro no mercado.
A marca de cosméticos aberta na década de 1980 é uma das pioneiras em franchising no Brasil e tem planos para expandir em outros perfis de público que incluem as classes mais baixas e o terceiro setor.
Quanto Custa, Investimento e Lucro Mensal
A rede de franquias do Boticário tem um plano de negócio bem fechado. Quem quer fazer parte da marca precisa ter um projeto sólido e de acordo com as especificações da marca.
O investimento inicial é de R$ 510 mil, sendo que o prazo para o retorno vem dentro de 18 a 36 meses – um tempo curto levando em consideração a média do segmento de cosméticos e o alto custo do investimento.
O faturamento médio do franqueado é de R$ 70 mil líquido ao mês, mas com a exigência de ter uma média de 6 funcionários contratados em cada unidade, para fazer com que a loja funcione adequadamente e não peque no atendimento ao público.
O lucro, por tanto, corresponde a uma média de 8% a 10% do faturamento bruto da loja, considerado uma grande porcentagem dentro do setor de perfumaria e cosméticos. Além disso, é importante destacar que não existe taxa de franquia.
Requisitos
A rede Boticário faz algumas exigências para os interessados na abertura da franquia, além do investimento inicial que beira os R$ 510 mil, a marca exige, também:
- Área Mínima de 36 m² no ponto de venda;
- Média de 6 funcionários;
- Franqueado precisa ter identificação com o segmento de cosméticos;
- Provar aptidão e desejo em participar da marca;
- Capacidade de investimento com recursos próprios;
- Dedicação integral e exclusiva ao negócio da franquia;
- Experiência de, pelo menos, 12 meses em varejo;
- Tem mais chances de ser aceito quem tem pós-graduação ou especialização em assuntos de empreendedorismo, gestão de negócios, administração ou Marketing.
Não existe regra para a abertura do seu ponto de venda, o que facilita para quem não gosta da ideia de trabalhar dentro de shopping – já que os critérios de horários e de administração ficam mais rígidos.
A abertura de um ponto de venda respeita as regras da marca em proximidade de uma loja da outra. No seu formulário de interesse, você já deve informar um local planejado, mas pode haver chance de não ter a disponibilidade para um ponto de venda nesta área. Portanto, esteja preparado para uma mudança de planos.
Para iniciar o seu pedido de franquia do Boticário, é preciso completar um formulário, disponível no site oficial ,que deve ser entregue via e-mail ou em um dos telefones de atendimento do setor comercial: 0800 41 3011 ou pelo WhatsApp(11) 93000-6203 ou (11) 93000-5689. O contato fica disponível de segunda a sexta das 8h às 20h, e aos sábados das 9h às 16h.
Sobre o Boticário e suas vantagens
O Boticário é uma empresa com experiência sólida no franchising brasileiro, sendo uma das primeiras redes a abrir franquias no Brasil. O sistema já funciona com sucesso há mais de 35 anos – o que ajudou na consolidação da marca no mercado, configurando-a como uma das maiores do setor.
Abrir uma franquia da rede acaba por tornar-se uma opção segura de investimento, com rendas fixas e plano de negócio previamente estruturado para quem tem um perfil de investidor mais avantajado.
Sem contar que, de acordo com uma média do setor, o prazo para retorno do investimento é muito curto. A segurança é muito maior do que utilizar o dinheiro para financiar um projeto completamente novo, numa marca que precisará ainda se estabelecer no mercado ao longo dos anos.