Existem vários motivos para querer vender uma loja montada e passar seu ponto comercial. Se você esta pensando nisso, nesse artigo nós iremos te dar dicas importantes que podem ajudar no momento das negociações com os interessados.
Especialmente em épocas de crise como a que estamos vivendo agora muitos negociantes por falta de recursos financeiros acabam sendo obrigados a passar seus negócios para um comprador. Claro que esse não é o único motivo, porém, o que mais se tem visto no mercado é essa situação.
Apesar de ser um momento difícil para o empreendedor, precisar de dinheiro não significa vender um bom negócio a “preço de banana”, especialmente se a empresa não estiver em vias de prejuízo.
Conseguir o melhor valor para que o empreendedor abra mão de sua empresa com um bom lucro é o objetivo. E isso pode ser mais fácil se o vendedor se atentar a alguns pontos importantes antes mesmo de anunciar seu ponto comercial.
Veja a seguir dicas de ouro que com certeza te ajudarão a vender a sua loja montada da melhor forma possível.
Veja também
- Como divulgar minha empresa gratuitamente – Dicas!
- Como abrir um posto de gasolina – Investimento e dicas para começar
Finanças transparentes e em ordem
A primeira coisa que o empresário que deseja vender sua loja montada precisa fazer é organizar todas as finanças da empresa.
É muito importante que se discrimine em um documento as receitas, despesas e mesmo quedas de faturamento do negócio para que o interessado em comprar o ponto saiba as principais características do negócio.
Essa organização já faz com que compradores criem um maior interesse visto que não terão o trabalho de realizar esses levantamentos por si mesmos para saber se vale ou não a pena. Além disso, todos esses dados poderão dar uma projeção correta dos lucros futuros do negócio e de oportunidades as quais o próximo dono poderá investir.
Tenha um levantamento de público e localização
A segunda dica que pode ajudar no momento de vender uma loja é realizar um levantamento de quem é o principal público-alvo da empresa e provar que a localização do ponto comercial é boa.
Um estabelecimento bem localizado chama muito a atenção dos compradores de negócios, afinal, isso é um dos principais facilitadores para aumento de faturamento.
Ter o público-alvo bem definido também ajudará o interessado a já pensar em estratégias que poderão beneficiar ainda mais o negócio.
Vender a marca pode render ainda mais na hora da venda
É importante que o empreendedor defina bem o tipo de venda que deseja fazer. No caso, ele pode optar por vender apenas a estrutura do negócio ou vender a marca como um todo.
A diferença é que no segundo caso, além da parte física do negócio, o negociante estará vendendo todo seu modelo de operação, o nome da sua empresa e consequentemente toda a base de clientes que ela possui.
Tudo isso faz com que o novo proprietário não precise se preocupar com a fase inicial da montagem de um negócio que é de ser reconhecido e conquistar clientes.
Essa facilidade para o comprador, no entanto, tem um custo maior devido o valor agregado que a marca possui. Para o vendedor isso é ótimo já que poderá oferecer seu negócio por um preço mais alto.
Por quanto vender a minha loja montada
E chegamos ao “x” da questão. Afinal, qual o valor que se deve cobrar pela venda de uma loja montada.
Alguns empreendedores podem pensar que basta calcular o valor total do estoque, mais o valor imobiliário e o de móveis, equipamentos e etc, mas a realidade não é bem assim.
Quando se vende um negócio, se está passando muito mais do que estrutura física. Aqui entramos novamente no que foi discutido no tópico anterior. Uma marca tem valor agregado que vai muito além daquilo que é encontrado na planilha de ativos da empresa.
Para entender melhor sobre como calcular o valor da sua empresa, sugerimos que você leia esse artigo aqui. Nele você irá conferir todos os fatores a se considerar no momento de precificar seu negócio, além de conhecer os principais métodos de realizar esse cálculo.
Como anunciar minha loja montada
Para vender o seu negócio obviamente que os possíveis compradores precisam saber que ele está à venda, certo? Mas, como anunciar a sua loja montada? Onde?
Antigamente o mais comum quando um empreendedor decidia vender seu negócio era colocar uma placa de “vende-se” ou “Passo o ponto” na própria fachada da empresa. Outro meio era o de anúncios em classificados de jornais.
Esses meios ainda são usados, porém, atualmente existem opções mais tecnológicas e certeiras do que essas.
Diversas plataformas online hoje em dia são especificas apenas para o anúncio de negócios para venda. Com elas quem está interessado em vender consegue uma exposição direta a quem deseja comprar um negócio pronto.
Nessas plataformas o negociante consegue descrever sua empresa, publicar fotos do negócio, entre outras coisas que ajudam na hora da venda.
Algumas plataformas que valem a pena conhecer são:
- Meu Biz;
- Quero um Negócio;
- Biz Dream.
Fonte: Meu Biz
Veja também: Controle de estoque – Como fazer uma planilha e dicas de gestão