Desde que o Whatsapp foi lançado, diversas empresas passaram a utilizar seus recursos para agilizar os processos de atendimento. Entre as ferramentas mais úteis do WhatsApp Business está a possibilidade de enviar mensagens automáticas aos clientes, o que garante que eles não fiquem sem resposta da empresa, mesmo quando o empreendimento não está funcionando.
Uma das coisas mais importantes para um negócio é garantir, que além de bem atendido, o cliente tenha suas dúvidas e pedidos respondidos o mais rápido possível. Porém, nem todo negociante consegue dar atenção imediata ao consumidor quando o mesmo manda mensagem. É justamente para essa situação que as mensagens automáticas do Whatsapp Business são mais úteis.
A seguir você confere como configurar essa função no aplicativo, além de outras dicas que podem agilizar ainda mais o atendimento.
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Como configurar as mensagens automáticas no WhatsApp Business
No perfil do Whatsapp Business o empreendedor consegue configurar até três tipos de mensagens sendo elas: mensagem de ausência, saudação e respostas rápidas.
Como você pode imaginar, cada uma delas corresponde a um objetivo e conseguem realizar um prévio atendimento do cliente, deixando para o negociante a tarefa de apenas finalizar a venda ou outro assunto com o cliente.
Cadastrando mensagens automáticas de ausência no WhatsApp Business
- Ao abrir o Whatsapp Business, clique no ícone dos três pontinhos no canto superior direito e em seguida em configurações;
- No menu configurações da empresa role a tela até encontrar a opção de mensagem de ausência;
- Na nova tela que irá abrir, ligue a opção enviar mensagem automática e logo depois clique no ícone do lápis abaixo para pode escrever a mensagem que deseja que o seu cliente veja;
- Após escrever a sua mensagem automática, clique em OK;
- Novamente na tela onde você habilitou o envio da sua mensagem, vá até a opção Horário e escolha em quais períodos essa mensagem deve ser enviada. Você pode optar por enviá-la sempre ou apenas em horários específicos, como quando o seu negócio está fechado.
- Após tudo configurando, basta clicar em Salvar no canto superior direito da tela e a função já estará em funcionamento.
Configurando mensagens automáticas de saudação no WhatsApp Business
- Na tela inicial do WhatsApp Business, acesse novamente o menu de configurações pelos três pontinhos no canto superior da tela e selecione a opção Mensagem de saudação;
- Em seguida repita os passos do tópico anterior e escreva a mensagem que deseja que seus clientes recebam sempre que entrarem com contato com o seu negócio. Ao final, clique em OK;
- Por último, clique em Salvar no canto superior da tela.
Respostas rápidas no Whatsapp Business
As respostas rápidas do Whatsapp Business são aquelas cadastradas e que ficam em um atalho para simples envio do atendente. Ou seja, essas mensagens não são automáticas, mas permitem que a comunicação flua mais rapidamente já que pode responder às dúvidas frequentes dos clientes sem a necessidade de digitá-las na hora.
Para registrar essas mensagens de respostas rápidas, o caminho é similar aos outros dois anteriores:
- Novamente em configurações da empresa encontre a opção de respostas rápidas;
- Agora, altere a mensagem padrão oferecida pelo Whatsapp da forma como desejar.
- Na opção Atalho você deve escolher um carácter do teclado, ou mesmo uma palavra-chave que sempre será responsável pelo aparecimento e envio da resposta rápida que você cadastrou. Clique em salvar;
- Para adicionar outras mensagens, basta voltar a tela de respostas rápidas e clicar no ícone de + no canto inferior direito e repetir todo o processo.
Função de carrinho de compras do WhatsApp Business
Além das mensagens automáticas, o WhatsApp Business possui diversas funções úteis ao negociante que deseja maior agilidade em seus atendimentos.
Uma das melhores lançadas recentemente, foi a opção de carrinho de compras onde basta o cliente acessar o catálogo do estabelecimento, selecionar o produto de seu interesse e iniciar as negociações automaticamente com o empreendedor.
Para isso, é necessário que primeiramente o negócio já tenha um catálogo de produtos cadastrado no aplicativo. Para saber como criá-lo, acesse esse link.
O carrinho de compras do Whatsapp quase que elimina a necessidade de uma conversa prévia de entendimento do que o cliente deseja, tornando toda a negociação muito mais simples e rápida.
E se você ainda não conhecia essas funções, pode ser que também não conheça outras. Veja aqui as funções do WhatsApp que talvez você não conheça.
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