Alguns segmentos de mercado oferecem maior garantia de estabilidade, já que comercializam produtos que, mesmo em épocas de crise, são procurados pelos consumidores. É o caso dos calçados, afinal, eles gastam e precisam ser adquiridos novos – isso sem contar que muitas pessoas são obcecadas em adquiri-los, o que significa um maior número de vendas. A revenda de calçados tem ganho cada vez mais espaço.
Por essas razões, quem está pensando em abrir o seu próprio negócio pode considerar revender calçados. No entanto, para saber como fazer esse negócio dar certo, é preciso pesquisar muito para conhecer o mercado, quais as opções de revenda, como conquistar e tornar fiel o seu público alvo.
Revender Calçados – atacado e varejo
Quem deseja revender calçados pode atuar de várias maneias, como comercializando de porta em porta, de maneira tradicional ou por meio de uma loja, que pode ser virtual ou física. Hoje em dia, as lojas virtuais estão em alta, uma vez que são vantajosas tanto para os vendedores quanto para os consumidores.
Ou seja, para o empreendedor, é possível vender calçados para todo o país, sem sair de casa, bastando ter um e-commerce atrativo, com logística eficiente, para fazer as entregas. O consumidor também ganha porque pode adquirir as mercadorias do conforto e da segurança do seu lar e receber a encomenda na porta de casa.
Independente da maneira que você escolher para revender calçados, o jeito de adquirir as mercadorias e vender é igual. Isto é, você precisa comprar os calçados em lojas que vendem por atacado, o que significa que oferecem preços mais vantajosos para quem adquire um maior número de itens.
Dessa forma, é possível vender os calçados por um preço mais alto do que você pagou por eles, só assim é possível ter lucro. Diferente do varejo, onde os consumidores finais normalmente compram apenas uma ou duas unidades de um mesmo artigo, no atacado, quanto mais se compra, menos se paga por cada um deles. É por isso que a revenda é um bom negócio.
Revender Calçados – vale a pena?
Assim como qualquer outro tipo de negócio, a revenda calçados vai valer a pena se houver bastante dedicação e pesquisa. Mesmo que seja um ramo lucrativo, para vender bem é preciso oferecer produtos que atendem às necessidades dos seus clientes, além de definir quem é o seu público alvo.
É nessa hora que aparece a importância da pesquisa. É preciso avaliar para quem é melhor vender – talvez, para as pessoas mais próximas, em um primeiro momento, ainda mais se você pretende iniciar as vendas da maneira tradicional, no boca a boca. Comece oferecendo os produtos aos amigos, familiares, colegas da faculdade e do trabalho e demais conhecidos.
Para que eles queiram comprar os seus calçados, é necessário conhecer as preferências dos clientes, gostos, estilos e o quanto costumam gastar com calçados. A partir disso, chega a hora de definir onde você vai comprar os produtos para revender. As opções são grandes, podendo adquirir em lojas físicas ou virtuais de atacado.
Uma dica é revender calçados de um único lugar, em um primeiro momento, para facilitar a logística. Algumas opções que contam com lojas virtuais são as seguintes:
- Ramarim;
- Lindaella;
- Flávia Mendes;
- Golfran Fianceé;
- Anny Shoes;
- Torricella.
Ao revender calçados de uma única marca ou loja, é possível dar praticidade ao seu negócio, ao menos no início, focando em uma linha de calçados que combine com os seus consumidores em potencial. No entanto, é importante fazer comparações de preço, formas de pagamento, como comprar, etc, para avaliar de qual loja mais vale a pena revender.
Revender Calçados – investimento e lucros
O investimento inicial e os ganhos mensais no ramo de revender calçados dependem de uma série de fatores. Entre eles, de qual marca você vai comprar, quanto vai colocar de lucro, a quantidade inicial que vai adquirir, etc. Se você é novo nesse ramo, mesmo fazendo todo o tema de casa, o melhor é comprar poucas unidades para revender da primeira vez.
Assim, o capital necessário para começar o seu negócio é menor. Além disso, antes de se jogar de cara nesse ramo, você consegue sondá-lo e avaliar o seu desempenho como revendedor, sem correr o risco de ter um grande prejuízo. De qualquer forma, quanto mais você vender e mais inteligente for o seu plano de negócio, melhor será a sua média de lucro.
Quando o seu negócio for crescendo você poderá analisar qual passará a ser a melhor opção – se a compra por atacado ou não.