Escola de idiomas CNA lança franquia para cidades pequenas

franquia cna

Na última semana, uma das maiores redes de ensino de idiomas do Brasil lançou seu mais novo modelo de negócio. A franquia CNA com foco em pequenas cidades foi batizada de “Studio CNA”, e faz parte do projeto de expansão de marca da empresa.

A CNA está presente no mercado educacional brasileiro desde 1973 e já formou milhares de alunos. Atualmente, a rede de ensino conta com mais de 600 unidades tradicionais espalhadas pelo país, mas a meta é ultrapassar as 700 até o fechamento do novo ano.

Segundo Decio Pecin, presidente da CNA, até o final de 2021 o objetivo da rede é que seu novo modelo de franquia conquiste de 10 a 12 unidades. Com um formato mais compacto do que as outras franquias da marca, a empresa tem em foco profissionais que já tenham formação pedagógica no ensino de línguas, porém que possuam menor poder aquisitivo para investimentos.

Dessa forma, o novo franqueado da empresa teria que arcar com um investimento mínimo em torno de R$35 mil, valor considerado bem abaixo se comparado com os outros modelos de negócio disponibilizados pela marca.

Nesse investimento inicial já estão calculados a taxa de franquia da marca, o capital de giro, adequações do ponto de atendimento e mais os treinamentos necessários para operar com o nome da empresa. A CNA não cobra porcentagem de royalties, e o novo franqueado tem acesso aos mesmos sistemas utilizados por negócios de maior estrutura da marca.

Estrutura e características para a aprovação de novo franqueado

Apesar de a ideia ser contar com um modelo compacto de escola onde o próprio franqueado atue como professor, não é possível montar o negócio em estilo home office.

Segundo a empresa, é necessária a estrutura de uma sala comercial que comporte entre 60 e 100 alunos. Se o franqueado preferir, é possível realizar a contratação um funcionário para auxiliá-lo no atendimento e captação de novos alunos.

O novo modelo deverá oferecer todas as modalidades de ensino disponíveis no portfólio da marca. Dessa forma, fica a critério do profissional operar com aulas em escolas, empresa, no formato online ou híbrido.

Para ser habilitado como um franqueado no modelo Studio CNA, o empreendedor pode optar pelo registro como MEI. Contudo, a aprovação de cada candidato dependerá da avaliação da empresa referente ao perfil do empreendedor e também da viabilidade da cidade cogitada.

Aliás, a principal ideia nesse momento, é atingir cidades com até 50 mil habitantes com esse novo formato de franquia CNA. Esse objetivo surgiu após um levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgar que 66% dos municípios do país não possuem modelos de franquia.

A partir daí, percebeu-se que existe um mercado gigante e inexplorado em cidades consideradas do interior.

Com isso, diversas empresas tem feito esforços e adequado seus planos de expansão para atingir esse público.

Franquia CNA driblou período de isolamento social com aulas online

Com os decretos de isolamento social e fechamentos de escolas e outras instituições de ensino, as escolas de idiomas também acabaram sendo atingidas.

No entanto, muitos franqueados de redes de ensino de línguas decidiram arriscar e montar planos de aulas virtuais para os alunos de suas escolas.

A própria CNA foi levada por esse caminho quando um de seus franqueados do estado de Minas Gerais, Guilherme Gaspar Gomes, implantou o modelo em sua franquia. A ideia deu tão certo que em pouco tempo ele estava compartilhando seu projeto com outros franqueados e mais tarde com toda a rede da franqueadora que pretende adotar o modelo de forma permanente após a pandemia.

Segundo Guilherme, uma das maiores vantagens de ter optado pelo modelo é que dessa forma foi evitada a evasão de alunos da escola. Além disso, houve um crescimento na procura por esse modelo, em especial por adultos e universitários que buscavam aprender inglês podendo acessar essas aulas em tempo real de suas casas.

Pela experiência das escolas que adotaram os modelos virtuais de aulas, o que mais chamou a atenção de antigos e novos alunos foi o fato das aulas serem ao vivo. Dessa forma, as interações com professores e alunos podem acontecer de forma normal, quase como nas aulas presenciais, não havendo perdas nas chances de esclarecer dúvidas em tempo real.

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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