O marketing digital se tornou o principal responsável pela divulgação e acesso do público as marcas e negócios. Sendo assim, todos os anos times de especialistas realizam uma análise para saber quais são as tendências de marketing digital do ano e em 2021 não seria diferente.
Investir em estratégias de mídias em redes sociais e internet no geral, se tornou praticamente obrigatório para todo negócio que deseja ter relevância em seu segmento. Afinal, o primeiro passo hoje em dia para se encontrar produtos e serviços é buscando na internet e quem não está ali é praticamente inexistente para o consumidor.
Apesar disso, engana-se quem pensa que apenas manter uma página em uma única rede social ou mesmo um site meia boca basta para fazer com que o público se interesse.
Com a concorrência entre empresas cada vez mais acirrada, o consumir também se tornou mais exigente. E mais que informação, ele deseja identificação e qualidade nos conteúdos publicados.
A seguir nós te damos 5 tendências de marketing digital para 2021 que você, micro e pequeno empreendedor, consegue aplicar de forma simples no seu negócio.
Sustentabilidade – Tendência marketing digital 2021
Os assuntos relacionados a sustentabilidade estão cada vez mais em alta e as empresas que tem investido nesse viés estão conseguindo angariar mais clientes.
Em especial os consumidores mais jovens, têm levantado a bandeira de um consumo mais sustentável e verdadeira preocupação com o impacto que as empresas causam no meio ambiente e social em que estão inseridas.
Dessa forma, as marcas que estão investindo em ações e publicações que atestam a sua preocupação com esse assunto, acabam conquistando mais a confiança e o coração do público.
Por isso, invista em um bom marketing verde, mas claro, realmente pratique essas ações sustentáveis no seu negócio e publique nas mídias.
Postagens interativas
Quem ai já não topou com um quizz ou mesmo uma lista de coisas com pontuação nas redes sociais e perdeu alguns minutos interagindo com a mesma, não é? Pois bem, essa é uma tendência que não é nova mais que continuará em alta em 2021.
Os conteúdos em redes sociais, sites e blogs que tem o poder de fazer com que as pessoas respondam uma pergunta, marquem outras pessoas ou compartilhem, são extremamente relevantes para aumentar o engajamento e, dessa forma, o alcance de marcas até outros consumidores.
Por tanto, vale muito a pena investir nesse tipo de publicação. Para isso, basta realizar uma pesquisa no Google ou nas próprias redes, se inspirar em ideias e aplicá-las ao contexto do seu negócio.
Uso de SEO nas imagens e vídeos do site
Se você trabalha com publicações de produtos na internet, com certeza já ouviu falar do SEO, que nada mais é do que uma série de regras do Google, para que o seu conteúdo apareça nas melhores posições de busca.
Pois bem, uma tendência de marketing digital forte de 2021 é o uso dessa estratégia também nas descrições das imagens utilizadas nos sites e outras páginas online.
Dessa forma, além da utilização das palavra-chaves no corpo do conteúdo, também é indicado que se comece a utilizar essas palavras no título das imagens e vídeos, assim como na descrição.
Outro ponto é sempre utilizar material visual de alta qualidade, ou seja, imagens e vídeos de alta definição.
Uso de ferramentas para segmentar clientes
Essa é mais uma tendência do marketing digital 2021 que já é usada por especialistas em conversão de vendas, porém que está ganhando força agora.
Se você ou o seu negócio, costumam utilizar anúncios pagos, seja nas redes sociais ou no Google, fique sabendo que ao segmentar o seu público, as chances de concluir vendas são muito maiores.
Dessa forma, as campanhas são pensadas para atingir um número de pessoas menor, porém com características mais dentro do perfil do público que realmente poderiam fechar negócio.
Para fazer isso é possível utilizar as próprias ferramentas das plataformas, como o Facebook Ads e o Google Adwords. E se você não sabe como fazer, basta realizar uma busca rápida no Youtube, que você terá acesso a inúmeros vídeos ensinando como segmentar clientes nas plataformas digitais.
Diversidade e inclusão – Tendências marketing digital 2021
A última tendência de marketing digital que temos a destacar e que com certeza você também pode aplicar a sua marca, são as questões de diversidade e inclusão.
Esses temas causam comoção todos os dias nas redes sociais, e assim como a sustentabilidade, diversas pessoas tem dado preferência as empresas e marcas que se mostram favoráveis a diversidade de pessoas.
Por tanto, publicações de marcas que apoiam movimentos importantes contra preconceitos de vários tipos, e que se preocupam em incluir pessoas consideradas “diferentes”, podem trazer muitos benefícios a imagem de empresas.
Um ótimo exemplo, são os vídeos de marcas que contam com um intérprete em libras no canto da tela, incluindo dessa forma pessoas com deficiência auditiva na conversa. Ou então, marcas ou negócios de moda que utilizam modelos de vários biotipos e tons de pele para divulgar suas peças.
Essas ações trazem a sensação de acolhimento e identificação por parte das pessoas, o que só tem a agregar a imagem e vendas de diversas empresas.
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