Para quem trabalha com revenda de maquiagem, oferecer amostra grátis do seu produto pode ser uma ótima estratégia para conquistar novas clientes. Apesar de muita gente achar que amostras grátis representam prejuízos para empreendedores, na realidade é justamente o contrário.
Como os clientes estão sempre cercados por uma grande variedade de opções de compra, uma pequena amostra do seu produto pode convencê-lo ao comprar com você. Afinal, além de demonstrar a qualidade da sua mercadoria, o gesto também costuma ser muito bem visto pelo público.
Se você trabalha com revenda de maquiagem ou qualquer outro produto, acompanhe a seguir algumas dicas para aumentar suas vendas usando a estratégia da amostra grátis.
Como conseguir amostra grátis de maquiagem com o seu fornecedor?
O primeiro passo é entrar em contato com a empresa que você trabalha para saber se há políticas de amostras grátis para revendedoras. Aqui mesmo nós já mostramos como conseguir amostras com a Natura e também com O Boticário.
Pesquise bem para saber se a fornecedora conta com estratégias para oferecer esse recurso. Considere que às vezes pode valer a pena mesmo que haja algum custo envolvido, pois a recompensa pode vir em forma de aumento nos seus lucros. Por isso, é importante começar com uma fase de testes e colocar tudo na ponta do lápis para avaliar o custo-benefício.
Mas se você souber usar bem estratégias de abordagens a partir da oferta de amostra grátis de maquiagem para suas clientes, é bem provável que valha a pena. Por isso, separamos dicas para você saber como usar essa estratégia para potencializar suas vendas.
Estratégias para oferecer amostra grátis de maquiagem
Apesar de as amostras grátis serem populares entre todos os clientes potencial, você deve ter cuidado na seleção das pessoas para quem oferecer. Ou seja, é preciso segmentar o público para quem vale a pena oferecer uma amostra grátis de maquiagem.
Para isso, você deve conhecer muito bem o seu público. Afinal, é preciso identificar as clientes que realmente tem interesse em comprar seu produto, pois as amostras devem servir como um motivo para sanar suas dúvidas, um verdadeiro golpe de marketing.
Dessa forma, é necessário saber usar seu instinto de vendedora para perceber quem pode ser convencida após a oferta de uma amostra. Nesse ponto, é fundamental somar a oferta do brinde a um ótimo atendimento.
Isso porque a amostra grátis não pode soar como uma medida desesperada ou como algo que é oferecido para qualquer cliente. É interessante fazer a cliente se sentir exclusiva, e que este simples gesto seja visto como algo especial. Assim, só a iniciativa de oferecer a amostra já pode pesar muito para ela escolher comprar seu produto.
Outra estratégia que pode surtir efeito a partir da oferta de amostras grátis é o contrário desta primeira. Nesse caso, você pode fazer uma espécie de evento, um momento para atender várias clientes ao mesmo e proporcionar a oportunidade de testar as maquiagens por meio das amostras.
Esta é uma abordagem mais ousada, pois não há como garantir qual o percentual de clientes que irão comprar com você após testar o produto. Por outro lado, ela pode causar um impacto positivo ao alcançar mais pessoas ao mesmo tempo, e no marketing boca a boca que pode gerar a partir daí.
Por que as amostras grátis ajudam a vender mais?
Além dos motivos já citados até aqui, as amostras grátis ainda representam mais vantagens para revendedoras.
Em relação à divulgação, elas também se apresentam como boa estratégia na medida em que muitos consumidores se sentem inseguros em adquirir produtos diferentes do que estão habituados. Portanto, quando se oferece a possibilidade de testar antes compra, a sensação de segurança representa um grande diferencial para o seu negócio.
Outro fator de destaque na iniciativa diz respeito à reciprocidade. É um mimo que pode despertar na cliente a vontade de agradecer o gesto comprando seu produto, ou pelo menos indicando seu trabalho para as amigas – o que já faz bastante diferença para pequenos negócios.
E já que as amostras grátis podem ser consideradas estratégias de marketing, elas são mais em conta do que outras formas de publicidade. Além disso, ainda podem ser vistas como propagandas mais efetivas do que um anúncio, pois proporciona o contato direto do público com o produto.
Também podemos destacar o efeito desta iniciativa na experiência de compra de suas clientes, algo que está muito em voga atualmente. A experiência de compra pode fazer muita diferença nos resultados das vendas, conforme você pode conferir neste texto do Sebrae sobre o assunto. Ao conhecer melhor sobre esse assunto, é possível notar o impacto de gestos simples como ofertas de amostra grátis.
Com todos esses efeitos, outra consequência que poderá ser observada é o aumento na fidelização do público, o que é algo que todo revendedor busca para ter um negócio bem-sucedido.