Já parou para pensar que vender um item básico do nosso dia a dia pode ser sua maior fonte de renda? Um exemplo são os ovos!
Esse tipo de negócio pode proporcionar lucro, principalmente se você souber trabalhar bem com a proposta no mercado e com a sua própria clientela.
Como funciona vender ovos?
Você pode vender ovos de três formas diferentes:
- Montar um negócio de galinhas poedeiras,
- Ser distribuidor de ovos,
- Ser revendedor dos produtores de ovos.
A escolha da forma de negócio deverá levar em conta o objetivo de mercado que você tem e a sua atual situação financeira.
Por exemplo, para montar um negócio de galinhas poedeiras, você precisará investir em instalações apropriadas, o que exige um espaço grande e trabalho diário bem feito, pois você precisa ter certeza de que a produção será satisfatória.
Como distribuidor, você precisará de um espaço grande para estocar os produtos, o que exigirá um orçamento alto por conta da montagem de um estoque de distribuição.
Já para o trabalho de revendedor, seu trabalho é procurar fornecedores que possuam preços baixos e ter um canal de divulgação de seu negócio, como, por exemplo, um carro do ovo.
Seja qual for a sua opção de negócio escolhida, saiba que a margem de lucro possível variará entre 12% a 100% dependendo de suas estratégias e gastos de produção.
Carro de ovo como método de vendas
O carro do ovo é a maneira mais comum para quem quer empreender fazendo a venda de ovos, pois faz uso de um veículo para alcançar os clientes.
Assim, o investimento primordial é a compra de um veículo, caso você não tenha, ou pedir emprestado para algum membro da família, se existir essa possibilidade. Outro investimento essencial é a instalação de um sistema de som que servirá para anunciar as suas atividades com a venda de ovos.
E claro: encontrar bons fornecedores também é algo necessário.
Dicas para aumentar as vendas com ovos
Por sorte, o mercado de ovos sempre está crescendo no Brasil, o que torna a opção excelente para quem quer investir nessa área.
Porém, assim como qualquer negócio você pode se deparar com dificuldades e desejar algumas dicas que podem potencializar suas vendas e auxiliar no sucesso do empreendimento.
Veja algumas recomendações abaixo e coloque-as em prática:
- Ofereça variedade de ovos:
Embora o ovo convencional seja o mais comum para as vendas, você pode optar pela oferta e variedades para atingir outras pessoas.
Você pode ter em seu estoque os ovos do tipo: jumbo, pequeno, extra, grande, médio, vermelho, branco, industrial, orgânico, caipira, ovo de codorna e ovo de pata.
- Saiba atingir corretamente seus clientes:
Vender ovos pode gerar bastante dinheiro, mas você deve saber como atingir o público.
Pensando na quantidade de produtos e no preço das vendas, você saberá como sua receita será impactada. Isso porque você pode vender tanto para o consumidor final, a pessoa que busca por valores mais baixos, quanto para empresas que atuam no ramo alimentício, como as padarias e mercados.
As empresas irão comprar em maior quantidade do que o consumidor final, porém exigirão um valor mais baixo na venda para que elas mesmas acrescentem o lucro delas posteriormente.
Faça um planejamento para oferecer atendimento aos dois tipos de públicos, assim você pode ter ainda mais lucro!
- Trabalhe com preços diferenciados:
Ovo é um alimento básico, consumido de maneira constante e quase diariamente por quase todos os brasileiros. Por conta disso, muitos clientes ficarão de olho em promoções e quaisquer diferenças de valores entre um ou outro vendedor.
Qualquer diferença pode ser determinante no número de clientes que você pode influenciar!
Agora que você já sabe como vender ovo, estabeleça a forma de atuação e aposte nas dicas para ter sucesso!