É fato que qualquer negócio hoje em dia precisa ter presença ativa na internet para passar profissionalismo e confiança a seus clientes. Por isso que criar um site profissional é um dos pontos primordiais a ser pensados.
Dificilmente quando se necessita de um serviço ou produto, não se procura na internet primeiro. A rede se tornou nosso principal meio de busca e também de avaliação de serviços oferecidos, seja com a busca por sites ou redes sociais de empresas.
Isso é tão real que nunca se teve tantas empresas criando sites e lojas virtuais quanto na ano de 2020. Resultado da pandemia de coronavírus e da necessidade do isolamento social.
Dessa forma, é uma falta grave ter um negócio e achar que tudo bem ele não ter uma identidade online.
Criar um site profissional atualmente, já não é mais tão difícil quanto antigamente. Hoje existem diversas ferramentas que conseguem facilitar e muito esse trabalho. Mas claro que se você tem zero de habilidades tecnológicas, será necessário buscar a ajuda de um programador.
A seguir, nós montamos um passo a passo que certamente irá te ajudar ao menos a entender tudo o que é necessário para criar seu site profissional.
Registrando um domínio para criar um site profissional
O primeiro passo para se criar um site profissional, é registrar um domínio, ou seja, o endereço “www” para o seu site.
Existem várias categorias de domínios que você pode escolher ao montar seu site profissional. As mais comuns e indicadas para a escolha são:
- .com
- .com.br
- .org
- .edu
Dessa forma, você irá buscar por um registrador de domínio e deverá usar o nome do seu negócio acompanhado de uma das categorias anteriores.
É importante saber que não podem existir endereços iguais na internet, dessa forma em alguns casos é possível que o endereço que você escolheu já tenha sido registrado. Nesses casos você precisará pensar em variações do endereço para conseguir registrá-lo.
O registro de domínio não é um serviço gratuito, dessa forma, é necessário pagar para ter um endereço online. Esse não é um serviço caro, sendo possível registrar um endereço por, em média, R$40 ao ano.
No Brasil o site oficial responsável por registros de categoria .com.br é o Registro.br, mas também é possível realizar essa tarefa ao contratar hospedeiros, que é o nosso próximo tópico.
Aliás, muitos serviços de hospedagem podem oferecer registro de domínio gratuito, a depender do pacote escolhido.
Escolhendo um serviço de hospedagem ao criar um site profissional
A hospedagem do site é basicamente a plataforma responsável por colocar a sua página no ar. É nela onde ficam armazenas todas as informações e materiais para que o seu site funcione.
O mercado de serviços de hospedagem é muito amplo com diversas opções para escolher. Contudo, é necessário que se escolha um hospedeiro confiável, o qual garanta que o seu site terá velocidade de acesso, ficará mais de 99% do tempo no ar e que, de preferência conte com um cPanel.
O cPanel é uma ferramenta de configuração e acesso aos vários campos por trás do seu site. Ele é o mais prático de se trabalhar e por isso é importante que o hospedeiro escolhido conte com ele.
As empresas de serviço de hospedagem mais comuns e reconhecidas do mercado são:
- Hostinger;
- Hostgator;
- Kinghost;
- Uol Host;
- GoDaddy.
Existem várias outras, por isso é importante pesquisar antes de escolher.
Os serviços de hospedagens são pagos e é possível encontrar pacotes a partir de R$100 anual.
Escolha em qual plataforma irá construir o seu site
No passado era impossível criar um site profissional sem o auxílio de um profissional de programação, mas hoje já é possível executar essa tarefa sozinho.
As plataformas de construção de sites facilitaram muito a vida das pessoas, pois por meio de passo a passo simples, você consegue configurar todo o seu site e colocá-lo no ar com a melhor aparência possível.
Entre os construtores de site mais populares estão:
- WordPress;
- Wix;
- E os próprios construtores dos serviços de hospedagem.
O WordPress é hoje o construtor de sites mais utilizado no mundo, pois ele apresenta uma plataforma simples e intuitiva que permite construir sites de forma prática e em pouco tempo.
Para utilizá-la você precisará instalá-la por meio do cPanel do seu serviço de hospedagem e em seguida já poderá começar a construir seu site.
Só cuidado para não escolher o WordPress errado. O ideal é que você crie seu site como WordPress.org e não por meio do WordPress.com que é mais limitado.
No vídeo abaixo você acompanha um passo a passo rápido de instalação do WordPress.org por meio do cPanel.
Escolha o tema (layout) do seu site
Escolher o layout é o momento onde você escolherá qual será a aparência da sua página online e precisa estar de acordo com o objetivo do seu negócio.
No WordPress você conta com mais de mil opções de temas para escolher usar no seu site.
Eles podem ser escolhidos por categorias, o que facilitada bastante a filtragem para visualizar o que corresponde melhor aquilo que você espera mostrar.
Entre as categorias, você pode selecionar layouts que correspondam a sites do tipo:
- Fotografia;
- Culinária;
- Blog;
- Entretenimento;
- Entre vários outros;
Dessa forma, quando for escolher o seu tema do WordPress leve em consideração qual o objetivo do seu site e não se deixe levar apenas pela beleza.
Uma boa dica é buscar sites que tenham a ver com o seu segmento e os quais você goste do layout e busca um tema parecido.
E não esqueça que, quase que obrigatoriamente, o tema escolhido por você precisa ser responsivo. Isso quer dizer que ele não pode desconfigurar no momento em que alguém acessar a sua página por um celular ou outro dispositivo que não seja um computador.
Essa informação costuma estar descrita nas informações dos temas.
Conclusão
Após criado o site, basta configurar todas as informações que se deseja colocar no site, publicar conteúdos e escolher os menus que se deseja que o público tenha acesso.
Veja também: Redes sociais para o negócio – As 3 melhores para aumentar as vendas