Já pensou que vender para os seus vizinhos é uma ótima forma de começar sua base de clientes?
Ao iniciar um negócio, é bastante comum que a maioria dos empreendedores já inicie as atividades pensando alcançar clientes em larga escala, e isso é ótimo. Contudo, ao estar inserido em uma comunidade, é muito importante não esquecer que em muitos casos, os moradores do bairro representam a maior oportunidade de lucratividade do negócio.
Por isso, é interessante colocar em prática ações que te façam vender para os seus vizinhos e mostrar a eles os benefícios de contar com o seu negócio.
O consumo em comércios locais é, comprovadamente, essencial para o desenvolvimento das comunidades, afinal de contas, eles são os responsáveis por parte da geração de empregos e renda da cidade. Sendo assim, a criação de um incentivo para que as pessoas consumam dos produtores e comerciantes do bairro é primordial.
Então, se você já tem ou está pensando em abrir um negócio no seu bairro, mas não sabe como vender para os seus vizinhos, nós separamos uma série de dicas que poderão te ajudar nessa tarefa.
Busque conhecer melhor quem são os moradores ao vender para os seus vizinhos
Possivelmente se você já mora no seu bairro a bastante tempo, deve conhecer uma boa quantidade de pessoas, não é mesmo? Então, essa fase já fica um tanto facilitada para você. No entanto, se você acabou de chegar e não conhece muito os hábitos locais, é importante conhece-los.
Pesquise o que faz a maior parte dos seus vizinhos, se é uma comunidade com muitos jovens ou crianças, ou se os mais velhos são maioria. Ou ainda, se esse é um bairro bastante equilibrado em relação aos moradores.
Sabendo disso, já é possível ter uma noção maior de quais ações de divulgação e estratégia serão mais eficientes.
Faça parcerias com outros empreendimentos locais para divulgar o seu negócio
Muitas pessoas sabem a importância da promoção do comércio local, por isso o melhor a se fazer para ter mais sucesso e vender para os seus vizinhos é criar uma rede de parceria dos empreendedores locais.
Por tanto, busque pelos estabelecimentos e empreendedores que não façam concorrência direta ao seu negócio, e monte uma parceria para mútua divulgação. Dessa forma, cada um ajuda o negócio do outro a crescer e a comunidade ganha muito com isso.
Participe ativamente dos acontecimentos da comunidade
Os eventos de bairro costumam ser bastante comuns. Então para que as pessoas conheçam e se lembrem da sua marca é bacana participar ativamente desses acontecimentos.
Por exemplo, as festas de comunidades religiosas costumam depender muito de doações, patrocínios e até mesmo trabalho voluntário.
Dar uma mãozinha sempre que possível e até mesmo uma certa ajuda no patrocínio dessas festas, faz com que a sua marca seja lembrada. Os vizinhos poderão te associar a um “negócio da comunidade” e com certeza o número de pessoas dispostas a fazer negócio com você irá aumentar bastante.
Divulgue muito o seu empreendimento ao vender para os seus vizinhos
Incrivelmente, um dos maiores motivos para que alguns negócios de bairro não vendam o tanto que poderiam é a falta de divulgação.
Alguns empreendedores podem ter em mente que seus negócios são tão pequenos, ou que “todo mundo o conhece” que acabam se esquecendo da parte crucial da divulgação do negócio no bairro.
Para essa divulgação, vale apostar em várias ações. Mas lembre-se que pela proximidade das pessoas com o seu negócio, dar preferencia para a publicidade impressa pode ser a melhor coisa.
Por tanto:
- Imprima alguns panfletos e distribua em toda a sua comunidade avisando que “o seu negócio existe”.
- Na semana de inauguração ou de grandes promoções, investir em um carro de som também pode dar ótimos resultados.
- E claro, como todo negócio do século XXI, é essencial investir um tempo se divulgando nas mídias sociais por meio de conteúdos relevantes.
Ofereça condições especiais para os moradores da comunidade
Agora, um dos melhores jeitos de conquistar a confiança e fidelidade dos seus vizinhos, é oferecendo algumas condições especiais e promoções apenas para os moradores da comunidade.
Essas condições podem ser feitas por meio de:
- Um cartão fidelidade: que ao final de “x” compras ou “n” valor gasto, a pessoa tem direito a um prêmio.
- Descontos em produtos específicos: se for pertinente e financeiramente viável para o empreendimento, oferecer descontos em alguns produtos específicos, também, apenas para os clientes que compram com frequência.
Essas ações fazem com que a comunidade compreenda todos os benefícios que adquirem ao comprarem no comércio local. Isso torna o seu empreendimento ainda mais lucrativo.
Veja também: Como vender empréstimo consignado? Dicas para começar
Agora que você já leu todas as nossas dicas, está na hora de coloca-las em prática e começar a ter sucesso ao vender para os seus vizinhos.