Quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Se você possui um comércio e quer dicas de promoções para atrair clientes, no texto a seguir listamos algumas ideias que os clientes adoram.
As promoções são muito importantes, pois além de divulgarem o nome do seu estabelecimento, fazem com que as pessoas escolham a sua loja com o intuito de economizar ou ganhar um brinde, participar de um sorteio, entre outras estratégias. A sensação de estar ganhando algo a mais sempre vai fazer o seu cliente se sentir poderoso ao consumir seus produtos.
Por isso, para conferir algumas dicas interessantes de promoções para adotar na sua loja, não deixe de acompanhar o texto a seguir.
Produtos abaixo do valor habitual
Essa talvez seja a mais tradicional, pois produtos com descontos sempre costumam atrair muitos clientes. Afinal, não é sempre que você consegue comprar um produto abaixo do valor habitual.
Entretanto, muitas lojas oferecem descontos falsos, aumentando os valores dos produtos uma semana antes para depois oferecer como ofertas com os valores normais. Esse tipo de jogada faz com que o comércio perca a credibilidade com o cliente.
Por conta disso, ao fazer uma oferta seja sincero com os valores. Uma dica é oferecer aquele produto que está parado há tempos na loja, sem saída, assim você vai estar beneficiando ambos os lados.
“Compre um produto e ganhe um brinde”
Essa jogada de marketing é ótima, pois você pode oferecer brindes de variados valores, por exemplo: “na compra de um valor estipulado, leve a pelúcia mascote da loja”. Além de estar agradando o cliente, você ainda está fazendo propaganda de sua loja com a mascote, pois sempre que alguém ver a pelúcia vai se lembrar do seu negócio.
Isso funciona também quando o cliente está em dúvida de qual loja comprar. Ele pode decidir pela loja que dá um brinde, que pode ser desde um copo personalizado de baixo custo até uma pelúcia da loja, como já citamos. Essa tática funciona para ganhar clientes novos e atrair os clientes antigos.
Ao elaborar um brinde, capriche, pois quanto mais atraente maior o número de clientes que vão se interessar. Esse texto do site Brindes SP traz algumas ideias para você oferecer na sua loja.
O famoso “leve 2 e pague 1”
Essa ideia funciona muito para estimular o cliente a levar o produto afim de aproveitar a oferta, e é ótima para produtos que estão sobrando no estoque ou que faltam poucos meses para vencer (em caso de produto perecível).
Além de agradar o cliente, você tem a oportunidade de lucrar com a oferta. Isso vale também para dicas de promoções como “Por mais um centavo leve outro produto da mesma marca”. Assim você pode fazer pacotes com dois produtos diferentes que não têm muita saída.
Amostras Grátis
Quem nunca experimentou uma amostra grátis e gostou do produto desconhecido, não é mesmo? Essa é uma excelente dica para apresentar seu produto às pessoas e incentivá-las a adquiri-lo caso gostarem do que foi demonstrado.
Muitas marcas também oferecem aos estabelecimentos esse tipo de promoção para fazer divulgação de lançamentos, e a ideia costuma funcionar muito bem. Isso porque existem muitas pessoas que seguem um padrão e têm medo de investir no que é novo, e por isso deixam de experimentar algo que muitas vezes é melhor do que o usado habitualmente.
Outro lado bacana na amostra grátis é que geralmente na amostra vem muito pouco do produto, e se for comestível a pessoa pode provar e ficar com o gostinho de quero mais na boca, se obrigando a comprar.
Entrega por conta da loja
Promoções de frete grátis atraem bastante a atenção dos consumidores, por isso são dicas indispensáveis. Elas chamam a atenção porque muitas vezes o cliente tem interesse de comprar certo produto, mas acha o valor do frete caro.
Por isso, você pode fazer uma parceria com a equipe de entregas e assim conseguir vender mais produtos e obter maior lucro que o esperado nos dias sem promoção. Outro ponto de vista bacana é que o cliente pode adquirir um maior número de produtos para aproveitar a entrega de graça.
Sorteios
Se tem algo que chama a atenção dos clientes é a oportunidade de ganhar sorteios realizados nos estabelecimentos. Por exemplo: “A cada R$ 50,00 em compras, ganhe um cupom para concorrer a uma viagem para o nordeste com tudo pago”.
Muitas vezes o cliente compra a mais do que o previsto para pegar o cupom e ter a chance de concorrer ao prêmio. Viagens ou até mesmo coisas mais simples, como cestas personalizadas expostas na entrada da loja, deixam o cliente com a imaginação aguçada sobre a chance de ganhar no sorteio.
Sendo assim, a chance de ele ir até sua loja mais de uma vez cresce, principalmente se o sorteio for de algo que o cliente deseja muito e não tem condição de adquirir no momento.