Técnicas de Venda que nunca falham na comunicação com clientes

tecnicas de venda

Vivemos inseridos em uma cultura consumista. Porém, sabemos que em todos os segmentos, para alcançar uma estabilidade no ramo do comércio é necessário que algumas técnicas de venda entrem em cena.

O número de produtos vendidos anualmente ultrapassa 2,5 bilhões, em que são comercializados cosméticos, roupas, acessórios, alimentos, bebidas, livros, brinquedos, utensílios domésticos, entre outros itens. 

O comerciante precisa considerar que, atualmente, existem diversas formas e veículos de vendas, tendo em vista que nem sempre o vendedor estará em uma situação comunicativa presencial com seus clientes.

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Pensar em técnicas de venda exige, portanto, enxergar e se apropriar de novas modalidades para que esse encontro aconteça. O principal é entendermos que as vendas podem surgir em situações de comunicação verbais, não verbais ou mistas e em diversos suportes.

Técnicas de venda por meio da comunicação verbal

No ramo comercial é quase óbvia a efetividade da comunicação verbal para a finalização de uma venda.

Posso apostar que você já entrou em uma loja só para “dar uma olhadinha” ou fazer um orçamento, a respeito de um produto ou serviço. Porém, por conta de uma boa interação desenvolvida entre você e o vendedor, você concluiu a compra. E agora vamos entender isso por outro lado. 

Algumas frases podem persuadir o cliente a entender o quanto ele necessita de um produto ou serviço, bem como observar vantagens resultantes dessa aquisição. Cabe você usar a comunicação verbal ao seu favor, lembrando que nem sempre ela se dá frente a frente.

São os casos das vendas por telefone os chats na internet, onde o vendedor precisa investir na boa comunicação verbal para conquistar o cliente.

Entende-se como comunicação verbal tudo o que envolve texto, seja ele falado ou escrito. Por vezes, apenas uma única palavra impulsionará suas vendas, sendo um exemplo claro disso a famosa “Promoção”.

Quando suas vendas forem pensadas de maneira indireta, redobre a atenção na comunicação verbal. Opte por frases curtas e diretas.

Nos posts em mídias sociais ou plataformas de vendas é preciso estabelecer uma frase inicial que atraia o cliente. “Confira agora”, “Não perca essa chance” e “20% off”, por exemplo, são frases comuns de técnicas de venda que impulsionam as compras. 

Técnicas de vendas por meio da comunicação não-verbal

Por outro lado, um comando visual também pode persuadir o seu público-alvo.

Quando pensamos em marcas que trabalham essencialmente com produtos infantis, é essencial que a criança que acesse essa marca sinta vontade de adquirir um item mesmo que essa propaganda não se firme na escrita.

O uso de imagens é uma das técnicas de venda mais utilizadas no campo de publicidade e propaganda. 

Sentimos vontade de comer um hambúrguer com fritas estampado em um outdoor, mesmo que ali não se materialize nenhuma frase escrita.

O mesmo ocorre com fotos que destacam os detalhes de um sapato, o tecido de uma roupa, o revestimento de um móvel ou o acabamento de uma reforma.

O gatilho visual pode ser uma das técnicas de vendas mais efetivas para o seu negócio, então invista em estratégias não verbais de qualidade.

Técnicas de vendas por meio da comunicação mista

Na maioria das vezes as técnicas de vendas ocorrem por meio da comunicação verbal e não-verbal atuando em conjunto, sendo esta uma estratégia mista. Logo, cabe a você optar pelo que será mais efetivo para o seu negócio, levando em conta o seu público-alvo e seus objetivos enquanto empreendedor(a).

Por tanto, não deixe de investir em boas frases, e sempre que puder estampá-las mostrando visualmente o produto ao seu cliente, faça isso.

Os suportes das técnicas de venda

As possibilidades de suportes para materializar técnicas de vendas são cada vez mais amplas.

Há aqueles que priorizam as estratégias vinculadas aos suportes impressos como:

  •  Panfletos;
  • Folders;
  • Cartões de visita;
  • Catálogos;
  • Marca-páginas;
  • Entre outros.

Contudo, é cada vez maior a exigência de reformulações que considerem a preservação do meio ambiente, como é o caso das embalagens de produtos e do consumo consciente. A ideia é prezar pela minimização da produção de lixo e, consequentemente, a adesão de práticas publicitárias consideradas sustentáveis. 

Explorar as mídias online é uma alternativa indicada de publicidade sustentável

Explorar as mídias digitais tem alavancado as vendas no mercado.

As redes sociais já possuem grupos específicos de venda e portais que possibilitam a catalogação de produtos. E também é possível realizar essa divulgação e comunicação com o público, apenas criando páginas no Facebook ou Instagram e alimentando-as com bons conteúdos.

Além disso, as opções de impulsionamento de publicações e anúncios nessas redes também podem ser ferramentas poderosas na hora de aumentar a carteira de leads. Apesar dessas não serem ferramentas gratuitas, elas com certeza fazem valer o investimento.

Mídias tradicionais também devem ser pensadas ao usar técnicas de venda

Explorar as mídias pagas também é uma opção que alavanca as vendas. É preciso definir o quanto você pode investir e descobrir quais meios são mais propícios para sua marca.

São comuns os comerciais vinculados à televisão, ao rádio e a internet, porém, nesses casos é necessário investir em um ótimo planejamento de publicidade e marketing. Do contrário, quando essas técnicas de venda são usadas de maneira descuidada, há grandes chances de se perder um dinheiro considerável. Afinal de contas, fazer mídia em rádio e TV não é um negócio barato.

O ramo de identidade visual é primordial quando almejamos o sucesso com vendas, lembre-se disso.

Dentre as inúmeras alternativas existentes, é impossível não encontrar o seu caminho. Invista no seu negócio e alcance novos horizontes! 

Veja também: Vendas na internet: porque investir no mercado eletrônico

Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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