Em pesquisa divulgada essa semana pela Bain & Company, 30% das pessoas entrevistadas alegam terem migrado a forma de compra para os modelos de pagamento sem contato no ano de 2020.
Com a necessidade do distanciamento social, diversos consumidores buscara formas de diminuir ao máximo o contato com pessoas e objetos fora de seus ambientes familiares.
As máquinas de cartões de crédito, por exemplo, poderiam facilmente ser associadas ao perigo da transmissão do coronavírus, visto a quantidade de pessoas que as acessam manualmente todos os dias. Contudo, graças as tecnologias recentes, nem mesmo para realizar pagamentos nesses dispositivos se torna necessário o toque.
Praticamente todos esses equipamentos atualmente contam com a tecnologia NFC, ou seja, pagamento por aproximação e também com a geração dos QR Codes, que permitem que pagamentos sejam feitos por aplicativos financeiros.
A pesquisa foi realizada em 8 países e constatou que o uso do dinheiro em espécie diminuiu muito nesse quase um ano de pandemia.
Apesar de o estímulo principal para a mudança nos modelos de pagamento ter sido o período de pandemia, essa é uma tendência que já vinha sendo notada há algum tempo. Os bancos já vinham adotando o uso dos cartões virtuais, além de serem os mais interessados em oferecer tecnologias que facilitem as compras realizadas a distância.
A chegada do PIX só evidenciou que essa é uma mudança permanente, a qual as pessoas e negócios terão que se adaptar em algum momento.
Para os empreendedores, se torna ainda mais necessária essa adesão breve, visto que esse (por enquanto) pode ser considerado um diferencial em relação aos concorrentes.
Opções de pagamento sem contato já são numerosas e continuam crescendo
Atualmente existem diversas possibilidades de os pagamentos sem contato serem realizados. Além dos cartões NFC, muitos aplicativos de instituições financeiras também disponibilizam opções para que o cliente não precise digitar senhas em maquininhas de cartão.
Vejamos algumas das ferramentas que podem ser utilizadas nos pagamentos sem contato físico.
Pagamento por aproximação com cartão ou celular (NFC)
Como já dissemos, praticamente todas as maquininhas do mercado hoje em dia possuem a tecnologia de recebimento por NFC. Da mesma forma, boa parte dos cartões de crédito e débito atuais, também já vem equipados com essa tecnologia.
Nesse modelo, basta o operador da máquina de cartão ativar o pagamento por aproximação, dessa forma, o cliente só precisa aproximar seu cartão ou o celular aberto no aplicativo de seu banco a uma distância mínima de 15 cm da máquina para o pagamento ser liberado, sem a necessidade de ditar senhas.
Pagamento sem contato por QR Code
Aqui o operador da máquina de cartão gera um código de pagamento e o cliente só precisa escaneá-lo com a câmera do celular para realizar o pagamento.
Link de pagamento
O negociante também pode enviar um link para o celular do cliente, onde o mesmo só precisa acessá-lo para ser direcionado para uma página de pagamento.
Aplicativos de pagamento
Os aplicativos como o Pic Pay ou o Mercado Pago, podem ser uma ótima alternativa para realização dos pagamentos sem contato físico. Em ambos, o cliente pode fazer uma transferência instantânea para a conta do negociante por meio do escaneamento de um QR Code ou da busca pela identificação do negociante no aplicativo.
PIX
O PIX é a mais recente maneira de realizar pagamentos pelo celular. Com ele o cliente só precisa acessar sua chave PIX e realizar o pagamento instantâneo para o negociante. O dinheiro cai na hora e não são cobradas taxas de transferência.
Como o revendedor pode se beneficiar do pagamento sem contato
Os revendedores que em muitos casos trabalham com as cobranças posteriores as vendas, podem se beneficiar muito dos modelos de pagamento sem contato.
Primeiramente porque essa pode ser uma preferência do cliente como meio de proteção a saúde. Oferecer essa opção ao consumidor, passa uma imagem de cuidado e preocupação com o bem-estar dele.
Depois, porque a comodidade que os modelos de pagamento a distância proporciona, tanto para cliente quanto para o empreendedor é enorme.
Em especial a aderência ao PIX ou a outros aplicativos de pagamento podem reduzir drasticamente as taxas com o pagamento de máquinas de cartão.
Além disso, eles praticamente anulam a necessidade de uma viagem até a residência do consumidor apenas para realizar a cobrança, afinal de contas, basta passar os dados necessários para que o cliente faça a transferência.
O revendedor que opta por aderir a essas formas de pagamento, além de estar seguindo a tendência e se adaptando as mudanças, ainda proporciona uma facilidade considerável aos seus clientes. Isso pode ser considerado no momento do fechamento de vendas.
Veja também: Pix apresenta vantagens para empresas, mas ainda causa desconfiança