Quando se pensa em abrir um negócio, sempre bate aquele sobre como divulgar seu produto e se fazer conhecer a sua empresa. Ao pensar em valorizar a sua marca você precisa estar ciente de questões como qual o público que ela abrange e o que faz dela diferente das outras.
Contudo quando você conquista seu público é importante que a opinião sobre seu produto chegue até você, por isso é bom estar por dentro dos pontos positivos e também negativos. É de extrema importância evitar mudanças bruscas em sua marca, pois você pode acabar perdendo o diferencial que o torna especial para seus clientes.
Estas são algumas das principais recomendações para empreendedores de qualquer setor. A seguir, vamos conferir mais algumas para você valorizar a sua marca e ter um negócio promissor.
Invista em marketing
Sabemos que hoje em dia a tecnologia está presente na vida de todos, por esse motivo é imprescindível que haja divulgação nas redes. Com isso, você estará valorizando seu produto, buscando deixar sua marca na cabeça de todos, seja com um jingle que grude como chiclete na cabeça das pessoas ou imagens que convençam seu publico a comprar.
A primeira parte é fazer seu produto chegar ao público, por meio de propagandas que chamem a atenção dos clientes. Você pode pensar: mas não tenho dinheiro agora para investir em publicidade. Não se preocupe, se você não pode investir agora, anúncios bem feitos em redes sociais, grupos, amigos e diversas vezes por dia podem ajudar bastante no início.
Uma página ou site bem feito, com conteúdos que vão além da propaganda e possam engajar seu público e conquistar o interesse do leitor é uma ótima estratégia. Participar de causas sociais e falar sobre os bons hábitos seja eles com o meio-ambientes, pessoas ou animais, por exemplo, pode chamar a atenção para sua marca e ser um diferencial de valor para seu público. Sobre isso, já mostramos aqui ideias de conteúdo para bombar as redes sociais do seu negócio.
Mas lembre-se quando sua marca já estiver conhecida na sua cidade e a renda melhorar, não quer dizer que você já atingiu todo o público que poderia. Ganhar novos clientes, novos espaços e gostos são muito importantes para valorizar e expandir sua marca. Por isso guarde um dinheiro de lucros para investir em um profissional especializado em marketing, pois ele pode alavancar sua empresa.
Parcerias ajudam a valorizar sua marca
No campo dos negócios, é muito importante manter relações com outros empreendimentos – e não necessariamente na mesma área. Outros empreendedores saberão te dar dicas, passar contatos de fornecedores de produtos, por exemplo, e pode até rolar uma troca de propagandas.
Nas datas comemorativas, vocês podem criar parcerias para sorteios e se ajudar na divulgação e estratégias de marketing. Quanto maior a rede de parceiros, mais chance vocês tem de fazer troca de clientes (desde que sejam produtos diferentes).
Por exemplo: se você tem uma marca de lanches, pode fazer parceria com uma marca de gás, e assim um ajuda o outro na divulgação das empresas. Se a marca for tradicional e já conhecida e respeitada pelo público, melhor ainda.
Ainda sobre divulgação e conquista de clientes, outra dica importante é fazer promoções. Aproveite não só as datas comemorativas, mas surpreenda seu público com sorteios, descontos e brindes que “chamem” os clientes para seu negócio. Procure fazer sempre cotações e divulgações estratégicas para atrair o publico.
Identidade da marca
A parte visual da sua marca é muito importante, por isso crie um logotipo para as propagandas, adesivos, embalagens e panfletos. Neste texto do blog “We Do Logos”, você pode conferir algumas dicas para criar a logo da sua empresa.
Padronize seus produtos, escolha uma embalagem bonita e não fique trocando, pois quanto mais você usar as mesmas embalagens e cores, mais lembrada será a identidade visual de sua empresa. Cores marcantes, um ambiente limpo, apresentável e organizado sempre deixa uma boa impressão.
Outro item que é imprescindível para o sucesso de sua marca é o bom atendimento, pois de nada adianta investir em tudo e ter um atendente desinteressado. Uma pessoa preparada e simpática ao lidar com o público vai ser a “cara” de sua marca, e quem não gosta de ser bem tratado, se sentir importante e querido pelo outro? É isso que sua marca tem que representar na hora do atendimento.
Entretanto, como para um bom atendimento é necessário um funcionário contente com o seu serviço, você primeiramente precisa cuidar bem de seu grupo de colaboradores se pretende deixar seus clientes satisfeitos. Pois um funcionário desagradado vai te custar muitos clientes aborrecidos. Além disso, se a ideia é ter uma boa marca, o ambiente no qual ela está inserida diz muito sobre a empresa.