Para quem se identifica com o cuidado de plantas e gostaria de ter um negócio, montar uma floricultura pode ser uma ótima ideia. Esse é um negócio bastante tradicional e que encontra demanda em praticamente todos os lugares onde é aberto. Porém, não por causa disso ele exige menos planejamento do que outros estabelecimentos.
No Brasil as flores são comumente mais compradas em ocasiões especiais ou funerais, porém, os nichos que esse mercado poderia atender é bem mais amplo que isso. Infelizmente a maioria dos negociantes acaba por não os explorar, e é justamente aí que você pode se diferenciar da concorrência.
Em países como Argentina, França e Itália, as flores fazem parte das compras de dia-a-dia das pessoas, pois por lá, isso é cultural e a população faz uso das plantas para decorar a casa, o ambiente de trabalho e como forma de cumprimento.
Claro que, implantar novos hábitos como os citados, na sua região de uma hora para a outra é quase impossível, porém, aos poucos e com bastante trabalho você pode inserir essas novas ideias na cabeça dos seus consumidores.
Bom, se montar uma floricultura te parece uma boa forma de iniciar no mundo dos negócios, a seguir nós te falamos tudo o que é preciso para investir nesse negócio.
Tipos de floriculturas
O mercado de vendas de flores é gigante e possibilita trabalhar de várias formas. Com isso, não existe apenas um tipo de floricultura, mas vários, e o empreendedor deve escolher qual combina mais com o seu objetivo de vendas
Alguns tipos de floriculturas comuns são:
- Paisagismo: especializadas na venda de plantas para a montagem de jardins residenciais e empresariais. Além dos produtos, costumam oferecer serviços de design e jardinagem.
- Presentes: onde o carro chefe são os artigos para presente e decoração. Esses estabelecimentos costumam oferecer, além dos arranjos e buques de flores, cestas de café da manhã, enfeites como ursos de pelúcia, chocolates e outros produtos que compõe os kits presenteáveis.
- Decoração para eventos: especializadas em arranjos e buques para festas e eventos. Também podem trabalhar com o aluguel de objetos de decoração como vasos, cortinário, tapeçarias e outros.
- Fúnebre: especializada na oferta de arranjos para funerais como coroa de flores e outros artigos de homenagem.
Esse são apenas alguns modelos possíveis de se montar uma floricultura, porém essas possibilidades vão muito além disso. Para conhecer outros tipos de floricultura veja essa matéria da Revista Veja.
Plano de Negócio
O Plano de Negócio é um documento primordial para todo empreendedor que deseja ver o seu empreendimento crescer com planejamento e organização.
Nele, o empreendedor deve levantara as principais informações que o guiarão durante a montagem de seu estabelecimento. Além disso, caso seja necessário realizar um empréstimo ou conseguir um sócio investidor, o Plano de Negócios é indispensável para ganhar confiança.
Entre os dados que esse planejamento deve conter estão:
- Público Alvo: idade, sexo, gênero, classe social, profissão, se é pessoa física ou jurídica, etc.
- Análise de Concorrentes: quem são, onde estão localizados, quais os valores e promoções praticados por eles, quais os serviços oferecidos, entre outras informações relevantes.
- Análise da região em que se pretende abrir o negócio;
- Valor de investimento financeiro necessário para iniciar as atividades;
- Tipo do negócio
- Entre outras informações.
Para saber melhor como realizar o levantamento de dados do público e concorrentes, leia o nosso artigo sobre como abrir um negócio. E se quiser entender melhor o que é um Plano de Negócios, acesse o Portal do Sebrae.
Escolhendo o ponto comercial
A localização de uma floricultura é essencial para ter sucesso com as suas vendas. No entanto, essa decisão deverá ser tomada apenas após avaliar qual é o seu público alvo.
Isso acontece porque, as chances de fazer negócios nos locais onde seus principais clientes estão são maiores do que apostar apenas em uma localização de massa.
Dessa forma, caso seu público alvo sejam pessoas que precisam de artigos de floricultura para festas e eventos, você pode encontrar um imóvel o mais próximo possível de centros comerciais que trabalham com o mesmo público. Entre esse estão, lojas de vestidos de festa, buffets, etc.
Agora, se o seu público alvo são as pessoas que compram flores para o dia a dia ou para presentes, as opções de localização são maiores. Bons pontos podem ser achados no centro da cidade ou próximos de feiras e supermercados.
Trabalhar com um segmento um tanto mais fúnebre, porém bastante lucrativo, também é bastante viável. Nesse caso, o ideal é encontrar um bom imóvel comercial próximo a cemitérios e funerárias.
Lembre-se, a escolha do ponto comercial deve ser um local com boa visibilidade, porém não deixando de lado as necessidades do seu negócio.
Estrutura física do imóvel
Novamente, esse fator também irá depender do seu tipo de floricultura e do público atendido por você. Contudo, existem alguns ambientes comuns que quase todos os modelos de floricultura têm. São eles:
- Sala de exposição e vendas: onde devem ficar expostos os seus melhores arranjos e produtos;
- Balcão de atendimento caixa;
- Depósito para as plantas que serão transformadas em arranjos;
- Oficina de trabalho;
- Sanitário;
- Escritório ou espaço para administração.
É claro que, se o seu modelo de negócio for, por exemplo, voltado ao paisagismo, o espaço necessário para exposição e elaboração de seus artigos deve ser muito maior. Isso porque nesse tipo de floricultura, muitas das plantas acabam sendo cultivadas no próprio estabelecimento na parte externa do imóvel.
Nesses casos, o ideal é tem um amplo espaço de área externa onde será possível fazer a montagem de estufas e o lado interno também precisa ter uma área maior de depósito.
Móveis e equipamentos para montar uma floricultura
Engana-se quem pensa que montar uma floricultura não demanda investimento em equipamentos. Na verdade, essa costuma ser uma das etapas em que o investimento financeiro é mais necessário.
Qualquer floricultura irá precisar de móveis e equipamentos, a única coisa que irá variar é a quantidade conforme o porte do seu negócio.
Alguns equipamentos imprescindíveis para as atividades de uma floricultura são:
- Balcão para atendimento/caixa
- Computador;
- Impressora Fiscal;
- Cadeiras ou banquetas;
- Prateleiras para exposição;
- Câmara fria para flores;
- Refrigeradores;
- Máquina de limpar rosas;
- Ferramentas de jardinagem;
- Entre outras.
Fornecedores para montar uma floricultura
Esse é um dos pontos mais importantes na montagem de uma floricultura. Encontrar os fornecedores certos irá ditar a qualidade, valor de venda e beleza das suas plantas, por isso essa etapa deve ser avaliada com todo o cuidado do mundo.
O ideal para conhecer bons fornecedores de plantas e flores é visitar os principais pontos da sua região que trabalham com esse tipo de produtos. Algumas cidades contam com os chamados Mercados de Flores, neles é possível encontrar todo tipo de produtores de plantas e, por conta da grande variedade, é possível escolher os que se encaixam melhor na realidade do seu negócio.
Outra boa fonte de pesquisa de fornecedores é, claramente, a internet. Por aqui, o céu é limite, e você consegue o contato de produtores até mesmo de outras regiões que trabalham com entregas de longa distância.
Avalie bem cada uma das opções, e escolha aquela que mais combina com o tipo de negócio que você pretende abrir.
Investimento para montar uma floricultura e lucros
O valor de investimento em uma floricultura irá variar também conforme o porte e tipo de negócio gerenciado por você. Segundo o Sebrae, o aporte necessário para montar um negócio desses é de R$118 mil, no entanto tudo irá depender da região e da realidade do empreendedor. Sem dúvidas, com alguns ajustes, é possível abrir o empreendimento com um valor menor que esse.
Em relação ao lucro, não é possível prever sem antes ter noção de qual será o faturamento do negócio. No entanto, levando-se em conta que o mercado de flores movimenta cerca de R$1 bilhão todos os anos, é de se esperar que os lucros desse tipo de negócio sejam convidativos.
E não se esqueça que, todo e qualquer negócio leva pelo menos 6 meses para começar a dar rendimento, muitos podem chegar a dois anos inteiros. Por isso, além de ter um bom capital de giro para manter o empreendimento durante esse período, tenha também paciência e perseverança. A maior parte dos empreendedores que entendem isso, têm sucesso em seus segmentos.
Divulgação para montar uma floricultura
Esse ponto é tão ou até mais importante do que todos os outros que falamos nesse artigo. Sem divulgação dificilmente um empreendimento vai para frente.
A primeira coisa que você deve fazer é uma boa divulgação durante o período de inauguração da sua loja, em especial, no bairro onde ela será instalada. Entregue panfletos e alugue o serviço de um carro de som para anunciar a abertura e promoções de inauguração.
Aliás, as promoções são outro ponto no qual você deve focar nesse início de atividades. Realize entrega de pequenos brindes para seus primeiros clientes e entregue cartões fidelidade para que eles se sintam convidados a comprar novamente com você.
Se precisar de dicas de promoções, leia aqui.
Agora, em relação a promoção nas redes, é muito importante que você tenha presença online. Para isso, você pode investir na montagem de um site para a sua empresa e também em páginas nas redes sociais que devem ser alimentadas com conteúdos relevantes para o seu público.
Leia esse texto para ideias de conteúdos que farão as mídias da sua empresa se sobressaírem aos concorrentes.
No mais, se for possível, invista em uma consultoria especializada de marketing. Eles com certeza montaram um plano de estratégia que te ajudarão a atingir cada vez mais pessoas.
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Gostou de saber como montar uma floricultura? Então fique ligado aqui no site, porque todos os dias nós trazemos novas ideias de negócio que podem te fazer faturar mais.
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