O perfume Attracione se tornou uma sensação na internet por usar feromônios para, supostamente, aumentar significativamente o poder de atração de quem o usa. Mas será que essas promessas têm fundamento científico?
O Perfume da Atração da Marca Attracione
O perfume Attracione Sensual é vendido como um afrodisíaco potente, graças a um mix de feromônios que supostamente amplificam o estrogênio e estratetraenol no corpo.
A marca recomenda aplicar o produto em áreas quentes do corpo, como pescoço e pulsos, para despertar desejo e intensificar a “conexão emocional” com o sexo oposto. Além de aumentar a atração, o perfume também promete efeitos anti-stress e anti-ansiedade, com uma duração de até seis horas.
A teoria por trás do perfume Attracione baseia-se na capacidade dos feromônios de aumentar a atração entre indivíduos.
A marca afirma que esses compostos químicos são liberados pelo corpo para atrair outros indivíduos, e ao serem incorporados em perfumes, potencializam a conexão e o desejo entre homens e mulheres.
Attracione é promovido como um perfume unissex, eficaz para qualquer pessoa independentemente do gênero.
Os Feromônios Realmente Influenciam na Atração em um Perfume?
Apesar das promessas atrativas, estudos científicos sugerem que a eficácia dos feromônios em humanos é bastante questionável.
Uma pesquisa publicada na revista Royal Society Open Science descartou a eficácia de substâncias como androstenediona e estratetraenol em aumentar a sedução humana. Os pesquisadores australianos expuseram participantes a essas substâncias e concluíram que elas não têm um impacto significativo na percepção de sedução ou infidelidade.
Especialistas enfatizam que, ao contrário de insetos e outros animais, os humanos dependem de uma gama mais complexa de fatores na atração, como expressão facial, beleza física e valores culturais.
Portanto, embora os feromônios possam influenciar o comportamento em animais, sua eficácia na sedução humana é mínima e insuficiente para justificar as promessas de perfumes como o Attracione.