A concorrência na internet para produtores de conteúdo é algo infindável, e nesse cenário qualquer errinho pode custar alcance. E para quem gerencia sites o cenário é ainda mais complicado, por isso é importante saber de cada erro que pode estar gerando perda de acessos.
Por conta da competição com as redes sociais, a procura por sites acaba sendo um pouco mais comprometida. Dessa forma, é preciso evitar qualquer problema que baixe o movimento na sua página.
A seguir, vamos conhecer alguns dos erros mais comuns que fazem um site perder acessos.
1 – Conheça sua taxa de rejeição
Começamos falando da taxa de rejeição porque ela é um importante mecanismo para acompanhar as perdas de acessos no seu site.
Este é um recurso do Google Analytics que mostra a frequência média na qual os usuários acessam seu site e saem após visitar apenas a página em que entraram. Ou seja, as ocasiões em que passam por seu site sem sequer interagir com ele.
Estas ocorrências são essenciais para entender os motivos pelos quais seu site está perdendo acessos. Vale lembrar que manter os visitantes dentro do site e fazê-los se interessarem pelos seus conteúdos para continuarem voltando é tão importante quanto conquistar acessos orgânicos diários.
Sendo assim, antes de tentar descobrir os motivos para perder acessos, tenha conhecimento da taxa de rejeição do site.
2 – Fazer poucas postagens
Uma frequência baixa de publicações pode baixar consideravelmente o movimento do seu site. E dependendo do tema central da página, o erro fica ainda mais grave.
Independentemente da temática do seu site, o ideal é manter publicações diárias – de preferência no plural, mesmo. E se a página aborda assuntos com conteúdos recorrentes, a concorrência tende a ser alta e a necessidade de manter um bom fluxo de postagens maior ainda.
Lembre-se: se você não falar sobre determinado assunto, alguém vai fazer isso e alcançar um público que poderia ser seu. Sempre ter conteúdo novo faz com que as pessoas se interessem pelo site, e a página fica com um aspecto melhor quando é atualizada constantemente.
Portanto, fique atento diariamente às novidades sobre os assuntos mais abordados no seu site, e ao menos comente as principais notícias dos dias. Textos noticiosos curtos (entre 150 e 300 palavras), por exemplo, podem ser feitos em poucos minutos, principalmente quando se pega o jeito.
O conteúdo é a principal arma do seu site, então mantenha uma rotina planejada de postagens.
3 – Não basta quantidade, também é preciso qualidade
Como dissemos, uma boa periodicidade de publicações é fundamental, mas se os textos não forem bem escritos não há quantidade que seja suficiente para evitar perda de acessos.
Então procure sempre caprichar o máximo possível nos seus textos. Cuide principalmente com a questão da ortografia, de preferência utilizando alguma ferramenta de correção.
Além disso, evite o uso de linguagem técnica ou muito rebuscada. Mesmo que o seu site seja voltado a algum nicho que domine tecnicismos, a tendência é que os textos fiquem chatos de se acompanhar. Sem contar que isso afasta leitores novos que “caíram de paraquedas” na sua página.
E é óbvio que a qualidade não se resume à escrita. Afinal, não adianta muita coisa escrever bem se o conteúdo não for interessante. Portanto, preze por conteúdos que serão úteis para o seu leitor.
Por fim, outra dica nesse sentido é cuidar com a formatação dos textos. Se as linhas estiverem muito próximas umas das outras, por exemplo, a leitura pode ficar mais pesada e cansativa.
4 – Use técnicas de SEO
Este é um recurso indispensável para sites hoje em dia, pois o SEO otimiza o código da páginas com os recursos necessários para melhorar sua posição no ranking de pesquisa no Google, por exemplo.
Dessa forma, o uso de técnicas de SEO aumenta consideravelmente o acesso orgânico do site, e algumas delas são bem simples de usar. Neste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre esta ferramenta.
Uma das principais estratégias relacionadas a este recurso é escolher as palavras-chave certas e adequá-las às técnicas de SEO nos seus textos.
5 – Preze pela experiência do leitor
O leitor é como o cliente do seu site, por isso ele precisa se sentir à vontade visitando as páginas. Tome cuidado com coisas que podem incomodar os leitores e levar a perda de acessos no site:
- A primeira questão é escolher um bom layout, que cause uma boa impressão e não tire a atenção do principal produto do site: o conteúdo;
- Se o site estiver lento, é muito provável que ele acabará perdendo acessos. Portanto, coisas que podem fazer as páginas travarem devem ser evitadas, como imagens que são muito pesadas, por exemplo;
- Evite o excesso de anúncios e banners, pois em casos de exagero eles atrapalham demais a experiência e afastam visitantes;
- Instale um tema responsivo. O layout do seu site deve ser intuitivo e agradável tanto para usuários de smartphones quanto de computadores.
Além disso, outro fator que melhora a experiência dos visitantes no seu site é incluir posts relacionados. Dessa forma você pode criar hiperlinks para que os leitores se informem mais sobre determinado assunto, e ainda mantê-los no seu site.
6 – Conheça seu Público Alvo
Por fim, uma dica que pode parecer óbvia, mas que não pode ser deixada de lado. Saiba quem é o seu público alvo, para quais grupos de pessoas são direcionados os temas do seu site.
Quanto melhor você conhecer seu público, mais vai poder falar diretamente com eles e fidelizar visitantes. E isso pode tornar seu site relevante dentro do seu nicho de atuação, o que além de evitar perda de acessos, ainda pode atrair um público cada vez maior.
Sendo assim, estude bastante sobre o público alvo do seu site e se adapte a ele para parar de perder acessos.