Nos últimos anos, a internet tem se tornado um fator determinante para o sucesso de muitos negócios. Após a pandemia do novo coronavírus, este fenômeno se tornou ainda mais evidente. Por isso, é cada vez mais importante para os empreendedores ficar de olho nas tendências do mercado digital.
Um dos principais exemplos da importância do ambiente digital no mundo dos negócios está no e-commerce. O setor já vinha apresentando bons níveis de crescimento antes da pandemia, mas em 2020 este processo se acelerou. Em São Paulo, por exemplo, a modalidade cresceu em 6 meses o mesmo que em 6 anos.
O crescimento do mercado digital vem chamando a atenção de um número cada vez maior de especialistas, profissionais que têm estudado bastante sobre o tema. A seguir, você vai poder conferir algumas das tendências mais comentadas pelos especialistas para o setor.
O que é o mercado digital?
Normalmente, o termo é usado para se referir aos processos de compra, venda e troca que utilizam a internet em alguma etapa.
Com a popularização das tecnologias, hoje são poucos os negócios que não utilizam a internet em nenhum momento para fechar uma transação. Afinal, o ambiente online oferece uma diversidade de opções de divulgação, pagamentos, compras e vendas de forma totalmente segura.
Portanto, quando falamos no mercado digital não estamos nos referindo apenas ao e-commerce e a trabalhos em home office, por exemplo. Também estão inclusas neste segmento diversas estratégias que se aproveitam dos recursos da internet para melhorar o desempenho de empresas de quaisquer tamanhos e setores.
Mas este é um mercado extremamente dinâmico, com novidades tão constantes que fica até difícil de acompanhar. Por conta disso, é fundamental manter-se atualizado o tempo todo sobre as tendências apontadas para este modelo de negócios.
Na sequência, vamos conhecer uma lista com algumas delas.
1 – Foco no Instagram
Alguns especialistas apontam para a probabilidade do Instagram se tornar a rede social mais utilizada no Brasil nos próximos anos. Por conta disso, é importante que o seu empreendimento esteja presente nessa rede social.
Mas não basta apenas criar uma conta para e empresa, também é necessário conhecer o seu público-alvo e saber como se comunicar com ele. Portanto, vale a pena contar com um profissional especializado em mídias sociais para gerenciar o perfil.
Uma dica para esta rede social é apostar na capacidade de divulgação micro-influenciadores, que são aqueles perfis que contam com até 40 mil seguidores.
2 – Marketing de Indicação
Já que falamos em divulgação por influenciadores, aproveitamos para tratar também do marketing de indicação.
Indicação de produtos não é bem uma novidade, mas as estratégias de estímulo a esta iniciativa por parte dos clientes estão em alta.
Também conhecido como Referral Marketing, o conceito propõe técnicas para que o seu cliente haja como promotor da sua marca ou produto para alavancar as vendas.
Nesse caso, as tendências são os programas de indicação criados pelos empreendimentos. Ou seja, você pode oferecer recompensas aos clientes para que eles divulguem o seu produto ou serviço, fazendo sua marca chegar a mais pessoas.
3 – Prioridade para conteúdos visuais
Especialistas em comunicação apontam que as pessoas estão cada vez mais visuais, ou seja, interessadas principalmente em fotos e vídeos. Relatórios apontam que publicações deste tipo têm as maiores taxas de engajamento, inclusive.
Sendo assim, quando for desenvolver alguma campanha ou material de divulgação, priorize a mensagem visual. As informações em texto também são indispensáveis, mas se a imagem ou o vídeo ficarem devendo em qualidade, provavelmente a sua proposta não vai surtir efeito.
Antes de qualquer coisa, o material precisa chamar a atenção dos clientes de maneira visual.
3 – Economia do Compartilhamento
A chamada economia compartilhada estimula uma relação que é ao mesmo tempo comercial e pessoal, na qual as posições de consumidor e fornecedor se confundem.
A ideia é propor um modelo de negócios que seja voltado ao compartilhamento de bens e serviços entre os usuários. E nos últimos anos o mercado digital vem ganhando diversas iniciativas inovadoras que geram lucro ao otimizar tempo e recursos das pessoas.
São diversos empreendimentos voltados ao compartilhamento de itens como roupas e livros, além dos próprios aplicativos de carona e de delivery, por exemplo, que também se encaixam nessa categoria.
Esta reportagem do UOL apresenta vários modelos criativos de economia compartilhada que podem te ajudar a ter ideias de negócios.
5 – Marketing de Conteúdo
A produção de conteúdo relevante é uma ótima maneira de gerar engajamento, atrair clientes, e agregar valor para a marca da sua empresa. Além disso, também contribui com as ferramentas de SEO, outra tendência forte do marketing digital.
Sendo assim, produza bastante conteúdo nas páginas da sua empresa, porque a interação é muito positiva para a marca e ainda impulsiona as publicações.
E a vantagem desta estratégia é que você pode aproveitar os mais variados formatos de mídia para produzir. Dá para fazer textos para um blog, criar vídeos, podcasts, quizzes, entre outros conteúdos para dar relevância à marca.