Prime Day quer liquidar concorrentes locais da Amazon

prime day

Apesar de as vendas da Amazon terem sofrido um aumento gigantesco por causa da pandemia, na América Latina a marca ainda disputada de forma ferrenha os clientes com marketplaces locais e está apostando alto no Amazon Prime Day.

Durante a maior crise de saúde dos últimos 100 anos, as vendas por meio eletrônico dispararam no mundo todo, inclusive no Brasil. A Amazon, uma das beneficiadas por esse aumento, acabou vendo seus lucros subirem tanto que decidiu lançar o Amazon Prime Day em terras tupiniquins.

O evento teve início hoje (13) e encerrará amanhã, tendo completado 48h de promoções, como diz a empresa, “arrasadoras”.

prime day

Apesar das possibilidades de alto lucro durante os dois dias de promoção, a Amazon ainda luta para conseguir acompanhar outros comércios eletrônicos no Brasil. Segundo os dados de trafego do Google, o maior concorrente da empresa na América Latina é o brasileiro Mercado Livre.

A Amazon lançou seu mercado no Brasil em 2017 e desde lá seu público tem sido crescente, no entanto, em uma análise realizada pela ComScore em agosto desse ano, a empresa aparece apenas no quinto lugar como o marketplace mais pesquisado do país. As empresas que ficaram em lugares acima são Magazine Luiza, Via Varejo, B2W e claro o Mercado Livre.

Outro país fora da América do Norte onde a Amazon também não conseguiu atingir o primeiro lugar nas pesquisas é o México. Por lá, a empresa chegou em 2015 e até hoje ainda perde a liderança para a rede Mercado Livre que também opera no país.

Contudo, mesmo com essas projeções que podem não ser as ideais, visto que nos Estados Unidos a marca é líder sem precedentes, a empresa se diz satisfeita com os resultados obtidos fora de seu “habitat”.

Nós nos esforçamos todos os dias para melhorar as taxas de envio, melhorar nossos métodos de pagamento. Estamos confiantes de que é isso que nos torna bem-sucedidos,” declarou a chefe de marketing da Amazon México, Glória Canales

Veja Também

Primeira semana do Pix tem quase 25 milhões de chaves cadastradas

Crescimento da Amazon Prime

Um pouco diferente do marketplace que tem sofrido bastante para manter sua relevância por aqui, os serviços da Amazon Prime tem sido muito bem quistos pelos usuários brasileiros.

Segundo o guia Just Watch, lançado em junho desse ano, o Amazon Prime foi o serviço de streaming que mais cresceu no país no primeiro semestre desse ano. O guia coloca o serviço de streaming da marca em segundo lugar, ficando atrás apenas da Netflix, maior streaming do mundo.

Essa projeção é extremamente valiosa para a Amazon, afinal de contas faz 1 ano que o serviço Prime foi lançado no país. Nesse curto período ele já ultrapassou serviços mais antigos como o GloboPlay e o HBO Go.

Esse sucesso todo por aqui pode estar diretamente ligado aos valores praticados pela empresa. Além disso, os demais serviços, além do streaming, oferecidos no mesmo pacote de R$9,90 mensais também pesaram muito na decisão dos clientes.

O Brasil é o sexto maior consumidor de streamings do mundo, por tanto, quando a Amazon chegou por aqui oferecendo muito mais do que entretenimento visual, acabou não sendo difícil conquistar o coração dos brasileiros.

Além dos filmes e séries, quem assina o Amazon Prime tem direito a muitos outros serviços. Entre eles estão frete grátis em vários produtos selecionados no marketplace, acesso à uma plataforma de jogos digitais, uma enorme quantidade de e-books gratuitos e ao Amazon Music, com mais de 2 milhões de músicas disponíveis. Com tantos benefícios assim, a Netflix já pode começar a se preocupar nos próximos anos.

Segundo a própria Amazon, nenhum outro país onde o Prime foi lançado, teve um crescimento tão palpável quanto o Brasil. Por isso, não foi à toa que a marca decidiu por trazer para cá o seu Amazon Prime Day, maior evento de descontos do ano da Amazon.

Veja também

Venda de produtos usados é tendência para os próximos anos

Como conseguir investimento – Dicas para tirar sua ideia do papel

Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar