Com a crescente popularização dos trabalhos em home office, serviços de armazenamento em nuvem são providenciais para o dia a dia de muitos profissionais. Eles liberam espaço no HD, facilitam o compartilhamento de arquivos, e dispensam o uso de pendrives. E se for de graça, melhor ainda.
Por sorte, existem bons serviços gratuitos de armazenamento em nuvem. Assim, você não precisa ficar pagando por espaço online e nem dependendo de pendrives que sabe-se lá por quais computadores já passaram, não é mesmo?
Por isso, vamos conhecer algumas das melhores opções de nuvens gratuitas e priorizar aquelas que oferecem mais espaço. Afinal, muitas vezes 2 GB ou 5 GB de armazenamento não adiantam muita coisa. E para você que trabalha em home office, aproveite para ver também 6 dicas para tornar a sua rotina de trabalho saudável.
Melhores serviços gratuitos de armazenamento em nuvem
Antes de começarmos a falar das opções listadas no texto, vamos comentar sobre algumas que são populares, mas ficaram de fora da lista.
Entre os cinco serviços apresentados abaixo, não estão presentes os tradicionais OneDrive, iCloud e Dropbox. Estes são serviços confiáveis e de qualidade, mas para este texto foram priorizadas plataformas menos conhecidas (exceto o Google Drive) e que oferecem mais espaço gratuito para armazenamento em nuvem.
OneDrive e iCloud dão direito a apenas 5 GB de armazenamento gratuito, e apesar do Dropbox permitir maneiras de expandir o seu espaço, a oferta inicial é de apenas 2 GB. Mas caso você não precise de tanto espaço, estes também são serviços bastante recomendados. Dito isso, vamos à lista.
1 – Google Drive
O Drive é a opção mais garantida da lista, porque tem boa procedência, é conectado à sua conta Google, e oferece um dos maiores espaços de armazenamento gratuito: 15 GB.
O fato deste serviço ser vinculado à sua conta Google facilita muito o trabalho. Isso porque você pode fazer backup facilmente de qualquer dispositivo, e o armazenamento é compartilhado com outros serviços, como o Gmail.
A plataforma também é simples de usar e oferece ferramentas de colaboração, com as quais é possível editar simultaneamente os documentos com outras pessoas. Você pode acessar o Drive diretamente por este link.
2 – MEGA
O MEGA oferece ainda mais espaço gratuito que o Drive, são 50 GB de armazenamento sem custos. Você também pode gerenciar sua conta de diversos dispositivos diferentes, e os dados dos arquivos são criptografados antes de subirem para os servidores. Com isso, a privacidade é um de seus pontos mais fortes.
Este serviço de armazenamento em nuvem foi criado pelo Kim Dotcom, que também fundou o falecido Megaupload. Falando nisso, o MEGA representa um grande risco para quem optar por ele. Há o perigo dos servidores serem confiscados sem aviso prévio, como aconteceu com a Minhateca.
Então se você precisa muito dos arquivos, tenha em mente que vai precisar confiar no futuro do MEGA. Clique para conhecer melhor a plataforma.
VEJA TAMBÉM
Workaholic – 6 sinais de que você está trabalhando mais do que deveria.
3 – Box
Este é um serviço que já está há bastante tempo no mercado, e apesar de oferecer menos espaço que os dois anteriores, seus 10 GB gratuitos são superiores às ofertas de plataformas populares, como OneDrive e Dropbox.
Entretanto, o Box foi projetado para empresas e membros de equipes colaborativas, então é mais indicado para uso empresarial do que doméstico. Isso porque o serviço oferece diversas ferramentas para melhorar o trabalho e facilitar a colaboração entre a equipe.
Portanto, para você que é empreendedor e busca uma alternativa gratuita para sua equipe, essa deve ser a melhor opção. No site do serviço você pode entender melhor como funciona.
4 – MediaFire
Com o MediaFire, você tem 12 GB de armazenamento gratuito, mas o espaço pode ser expandido para até 50 GB de armazenamento online de graça com recomendações a amigos e downloads de aplicativos.
Na plataforma é possível reproduzir músicas e vídeos; visualizar documentos, planilhas e apresentações; criar e gerenciar pastas de arquivos, e compartilhá-los via e-mail, SMS, Facebook, Twitter, entre outros aplicativos.
O site do oficial do serviço pode ser acessado a partir deste link.
VEJA TAMBÉM
Ideias de conteúdo para bombar as redes sociais do seu negócio.
5 – pCloud
A princípio, o pCloud oferece 10 GB de armazenamento em nuvem gratuito. Mas assim como o MediaFire, também é possível aumentar e conseguir mais espaço a partir de recomendações a amigos e outros bônus, chegando a até 20 GB grátis.
Pode ser sincronizado via desktop e com aplicativo para Android e iOS, que faz o upload de fotos e vídeos do celular diretamente para sua conta pCloud. E o serviço também permite fazer backup das fotos de suas redes sociais.
Outra vantagem é que você pode fazer compartilhamentos de arquivos ou pastas até mesmo com que não for usuário do serviço. As pastas, aliás, podem ser baixadas como um arquivo ZIP.
E além de enviar, também é possível receber arquivos diretamente em sua conta pCloud, a partir de links de upload gerados para as suas pastas. No site do pCloud você pode entender como funciona o serviço e se inscrever.