No dinâmico mundo do freelancing, uma gestão eficaz do tempo e dos recursos é essencial. Aplicativos se tornaram ferramentas indispensáveis para quem busca melhorar a produtividade e organização no dia a dia.
A especialista de marketing da Samyra Ramos, da Higlobe, fintech de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA, listou os dez aplicativos que ela considera mais benéficos para quem trabalha por conta própria e deseja aprimorar sua rotina de trabalho. Confira-os abaixo:
- Trello: Sistema de gerenciamento de projetos que utiliza boards, listas e cartões para organização de tarefas baseando-se no método Kanban.
- Google Drive: Ferramenta de armazenamento na nuvem que facilita o compartilhamento e a edição de documentos de maneira colaborativa e remota.
- MindMeister: Aplicativo para criação de mapas mentais colaborativos, auxiliando na organização e planejamento de projetos.
- Zoom: Plataforma de videoconferência utilizada para reuniões remotas, sendo popular entre freelancers para comunicação com clientes e colegas.
- Notion: Ambiente digital versátil que possibilita a criação de notas, bases de dados, calendários e diversas outras formas de organização personalizada.
- Grammarly: Assistente de escrita que corrige automaticamente a gramática e ortografia em inglês, essencial para não-nativos.
- Harvest: Ferramenta para monitoramento do tempo despendido em projetos, facilitando o processo de faturamento e criação de invoices.
- Figma: Plataforma colaborativa para design gráfico que permite trabalhar com a criação de interfaces e o compartilhamento em tempo real.
- Hootsuite: Gerenciador para mídias sociais que possibilita o agendamento de postagens em várias plataformas a partir de um único dashboard.
- Slack: Ferramenta de comunicação e colaboração em equipe que organiza conversas em canais temáticos e permite integração com outras ferramentas.
Ao adotar essas soluções tecnológicas, o freelancer moderno consegue gerir melhor seu tempo, organizar projetos e se manter produtivo, favorecendo resultados mais significativos e consistentes.
“O sucesso profissional está muito ligado à eficiência em sistematizar as demandas. Usar aplicativos especializados potencializa essa capacidade. Eles oferecem um ambiente digital que otimiza o gerenciamento de tarefas e informações, tornando-as mais práticas e eficientes. Com elas, é possível centralizar dados, criar listas de tarefas, entre outros recursos“, justifica Samyra.