“O marketing é a alma do negócio!” Quem nunca ouviu essa frase e, depois de alguns instantes, concluiu que ela é verdadeira, não é mesmo? Porque sim, não importa se o seu produto é incrível, se ele não for bem divulgado dificilmente ele alcançará o sucesso. É por isso que existem inúmeras ferramentas de marketing disponíveis no mercado com poder de ajudar os negociantes a explorar todo seu potencial de vendas.
Com a ascensão dos meios online, está cada vez mais fácil para as empresas conseguirem respostas que antes demandavam muito tempo e dinheiro. Atualmente, com apenas alguns cliques em plataformas e aplicativos é possível ter perfil de público alvo, comunicação direta, análise de concorrentes e muitas outras informações em poucos minutos.
As ferramentas de marketing digital são uma benção, por isso podem e devem ser utilizadas a favor de todo e qualquer tipo de negócio. A seguir nós te apresentamos os 5 principais instrumentos de marketing online que você precisa conhecer.
1. Facebook Ads
O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook e pode ser usada por qualquer negócio que deseje ter maior alcance de suas publicações.
Nessa plataforma, tanto páginas do Facebook quanto Instagram conseguem elaborar estratégias de marketing com vários tipos de foco. Por exemplo, se a ideia do anúncio for gerar mais visitas a um site de vendas, é possível selecionar esse objetivo logo no inicio da página. Da mesma forma, se a ideia da publicação for para gerar engajamento com a página da empresa, ou conseguir contatos para a geração de leads, isso também pode ser selecionado.
A maior vantagem dessa ferramenta é poder criar publicações baseadas no seu público alvo. E ao final da campanha, conseguir monitorar todos os dados de acesso e interesse de quem acessou a sua publicação.
Essa é uma riquíssima ferramenta de marketing que pode revolucionar o modo como você divulga os seus produtos e serviços pela internet.
Se quiser saber mais sobre essa ferramenta, além de aprender a vender pelo Facebook, clique aqui para saber como vender no Facebook.
2. Google Analytics
O Analytics do Google é uma ferramenta gratuita utilizada por 9 a cada 10 profissionais de marketing de todo o mundo. Ele é um instrumento de monitoramento de tráfego de sites, redes sociais e aplicativos que fornece relatórios completos sobre várias coisas que podem ser utilizadas em estratégias dentro de um negócio.
Entre as informações mais importantes obtidas por meio do Google Analytics está a Origem de Tráfego, que te permite saber por qual meio as pessoas estão encontrando a sua marca. Com essa informação você consegue ter uma noção maior de qual rede social, site ou campanha tem dado mais resultado e em qual delas vale a pena continuar ou cessar os investimentos.
Além disso, os relatórios do Analytics também te fornece um perfil mais completo do seu público alvo, especificando regiões de moradia, idade, gênero e outras informações de quem está sendo mais atingido pela sua marca.
Para aprender a usar essa ferramenta, vale muito a pena investir em um curso. Se isso não for possível, existem vários tutoriais como esse no YouTube ensinando os primeiros passos para explorar esse instrumento.
3. Trello
O Trello é uma ferramenta que serve para organizar tarefas em equipes. Ele agiliza muito projetos de marketing que precisam passar por várias etapas como pesquisa, design, redação, etc.
De uma forma muito simples, as equipes são inseridas na plataforma, cada pessoa com um perfil. A partir disso, os projetos e tarefas são distribuídos e toda a equipe consegue acompanhar o andamento de cada uma delas.
Por exemplo, se o banner de um projeto precisa ser entregue antes que a etapa de redação inicie, é possível monitorar se ele já começou a ser feito, se está na etapa final ou se o trabalho ainda nem começou. Ajuda muito os líderes de equipe que precisam monitorar mais de perto o trabalho de cada colaborador de equipe, inclusive com o demonstrativo de desempenho de cada um.
4. SendPulse
A SendPulse é uma plataforma omnichannel que revoluciona a forma como os empreendedores se comunicam com seus clientes. Ao integrar diversas ferramentas de comunicação em um único lugar, ela permite que você alcance seu público em qualquer canal que ele esteja, seja por e-mail, SMS, push notifications ou chatbots.
Com a SendPulse, você pode fazer o envio de email em massa, automatizar processos e analisar dados. A plataforma oferece uma interface intuitiva e fácil de usar, ideal para quem está começando no mundo do marketing digital. Além disso, ela se adapta a diferentes portes de negócios e oferece planos flexíveis para atender às suas necessidades.
5. mLabs
O mLabs é uma plataforma que permite agendar publicações em redes sociais, além de acompanhar todas as atividades e tráfego de seguidores das páginas da empresa.
É uma das melhores ferramentas do mercado com essas definições e agiliza muito o trabalho do Social Media Marketing do negócio. Por meio dele é possível acompanhar o crescimento da rede entre períodos estipulados, aumento ou diminuição de engajamento, tudo isso dispostos em relatórios fáceis de serem lidos.
Vale super a pena investir nessa ferramenta, que tem alguns planos anuais ótimos que cabem no bolso de qualquer negócio.
Aliás, se quiser saber qual a melhor rede social para o seu negócio, dê uma olhada no nosso artigo sobre as melhores redes sociais para vender online.
6. Mailchimp
Muita gente acredita que marketing feito pelo e-mail não funciona, mas essas pessoas estão muito enganadas.
É claro que é preciso saber usar de boas estratégias para ter sucesso, mas esse com certeza não é um instrumento que deve ser subestimado.
Para facilitar ainda mais o sucesso dos seus e-mail marketing, a ferramenta Mailchimp te ajuda a criar e-mail personalizados, com templates atrativos e muito fáceis de serem usados.
Além do layout, o mais interessante do Mailchimp é que ele faz o disparo de e-mail em grande quantidade para as suas listas de contato.
As listas de contato, aliás, podem ser organizadas na plataforma por segmentação de gênero, idade, preferências e outras definições. Dessa forma, você pode enviar um e-mail marketing de Dia das Mulheres, por exemplo, apenas para as suas clientes de gênero feminino. Ou uma promoção especial para aposentados e pensionistas, apenas para os seus contatos com mais de 60 anos.
Enfim, há várias maneiras úteis de explorar o Mailchimp, por tanto vale a pena pesquisar mais sobre essa ferramenta.
E então, você já conhecia ou faz uso de alguma dessas ferramentas na estratégia de marketing do seu negócio?
Se quiser mais dicas voltadas a plataformas e aplicativos que podem te ajudar a gerenciar melhor o seu empreendimento, fique de olho no nosso site.
Há alguns dias nós publicamos um texto falando sobre os 9 erros nas redes sociais que podem afastar os seus clientes e também outro artigo sobre os 6 aplicativos de vendas mais usados pelos empreendedores. Vale a pena dar uma olhada ?