Tipos de Franquia: os principais modelos que você PRECISA conhecer

(Imagem: Headway/ Unsplash)
(Imagem: Headway/ Unsplash)

Você que possui algum conhecimento sobre empreendedorismo já deve ter ouvido falar que existem diferentes tipos de franquia existentes por aí. E, se você já ouviu falar nisso, com certeza também deve ter se perguntado quais são os diferentes tipos de franquias existentes.

Pois bem, se você está lendo isso é por que ainda possui dúvidas a respeito dos diferentes tipos de franquias existentes no mundo. Para esclarecer as suas dúvidas, continue lendo e aprenda bastante sobre cada um dos principais e mais importantes modelos de franquias que existem atualmente.

(Imagem: Headway/ Unsplash)
(Imagem: Headway/ Unsplash)

Os principais tipos de franquia que você precisa conhecer

Existem mais tipos de franquias além das que foram listadas a seguir, porém os modelos abaixo são os mais comuns e mais usados por franqueados e franqueadores no geral, o que torna elas as “principais” modalidades de franquia existentes atualmente.

1 – Franquia Unitária

Esse é o tipo mais comum de franquia, e também um dos mais simples existentes. Nesse sistema, o franqueador concede o direito ao seu franqueado de abrir uma unidade da empresa em um local determinado, sendo responsabilidade do franqueado administrar e cuidar do estabelecimento.

Caso o franqueado quiser, ele poderá abrir mais unidades em diferentes locais, pois essa modalidade não o impede de administrar mais estabelecimentos. Porém, ele não pode escolher onde a unidade será aberta, pois isso cabe ao franqueador escolher.

2 – Franquia Máster

A franquia máster funciona de forma semelhante à franquia unitária, porém nessa modalidade, o franqueado possui o direito de escolher a área em que ele abrirá e administrará a sua unidade, mas nada o impede de abrir mais de um estabelecimento no local.

Mas como é de se esperar, abrir uma franquia máster requer investimentos maiores comparados com os requeridos para abrir uma franquia unitária, mas em compensação, os retornos costumam ser proporcionais ao valor de investimento, então o franqueado não sai no prejuízo.

3 – Microfranquia

Como o nome já sugere, uma microfranquia é um tipo de franquia menor do que as outras modalidades, geralmente exigindo investimentos de valor menor para começar.

E, pelo fato do valor de investimento ser menor comparado aos necessários para investir em uma franquia de grande porte, geralmente os retornos surgem mais rápido, porém eles tendem a não ser tão grandes assim.

Esse tipo de franquia é um dos mais populares, e vem ganhando cada vez mais presença no Brasil e em várias outras partes do mundo, pois ela é uma boa oportunidade para aqueles que desejam começar a investir sem ter que gastar demais, além de ser relativamente fácil em comparação com outros tipos de franquias.

4 – Franquia de Desenvolvimento de Área

A franquia de desenvolvimento de área funciona de forma semelhante à franquia máster, mas nesse caso, o franqueado é responsável pelo crescimento e pela propagação da imagem da marca na área onde as suas unidades estão localizadas, com esse modelo sendo muito comum quando uma franquia está planejando em se expandir internacionalmente.

O franqueado que atua com franquias de desenvolvimento de área ganha uma quantia por cada uma das unidades abertas na sua área, que inclusive pode ser bastante generoso. Além disso, o franqueado também é responsável por estimular a abertura de novas unidades em diferentes locais.

5 – Franquia Shop in Shop

Traduzindo a expressão “shop in shop”, nós temos algo que significa “loja em uma loja”, ou “loja dentro de uma loja”, com isso já explicando bem como o modelo funciona. Basicamente, uma pequena loja, como um quiosque por exemplo, é aberto dentro de uma unidade da franquia, ou então dentro de um estabelecimento maior, como um supermercado por exemplo.

Por sua vez, esse quiosque será especializado em vender os produtos da franquia, com ambos os estabelecimentos se complementando na venda e se relacionando entre si, fazendo com que a receita dos negócios aumente consideravelmente.

6 – Franquia de Conversão

A franquia de conversão funciona da seguinte forma: um empreendedor que já possui a sua franquia estabelecida em um determinado local passa a integrar a sua rede com outras franquias no local, principalmente com marcas maiores e mais conhecidas.

Essa estratégia é muito utilizada por empresários que buscam expandir a sua franquia, além de também fornecer várias vantagens como a padronização dos processos e dos produtos vendidos.

7 – Franquia Combinada

Nas franquias combinadas, um franqueado faz a combinação e integração de várias franquias diferentes, com elas se complementando e oferecendo diversas vantagens econômicas e competitivas em relação ao local onde elas estão.

Mas vale a pena destacar que esse tipo de franquia só funciona quando todos os franqueados de todas as marcas estejam de acordo com o plano e que permitam a integração de todas as franquias em um único local.

Eduardo Garcia PeresRedator para a WebGo Content desde 2022, escrevendo sobre diferentes assuntos para diferentes sites. Gosta de tecnologia e aprender sobre novos assuntos, além de aprimorar seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo.
Veja mais ›
Fechar