Vale a pena entrar para um MARKETPLACE nos dias atuais? DESCUBRA

Vale a pena entrar para um marketplace
Vale a pena entrar para um marketplace (Imagem: Freepik)

Para quem atua no setor de vendas com certeza já estudou a possibilidade de começar a usar o Mercado Livre, a Magazine Luiza ou alguma essa plataformas. Mas será que vale a pena entrar para um marketplace em 2023?

Afinal, apesar de todas as vantagens aparentes, sempre será preciso ceder em alguns pontos quando nos associamos a plataformas gigantes como tais.

Vale a pena entrar para um marketplace
Vale a pena entrar para um marketplace (Imagem: Freepik)

Dessa maneira, com isto em mente, vamos analisar o que de bom e ruim os marketplaces tem a oferecer à sua empresa e o quanto vale a pena começar a vender por um.

Vale a pena entrar para um marketplace em 2023?

A popularidade dos marketplaces é enorme e justificada. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o crescimento deste modelo tem sido constante. Somente no ano de 2022, por exemplo, foram 135,6 bilhões de reais em vendas feitas através destas plataformas.

Como vemos, fica óbvia a gama de oportunidades que marcas como o Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas dão aos lojistas. Afinal, ter acesso a tanta movimentação de dinheiro e clientes é uma oportunidade difícil de deixar passar.

Quando olhamos para este ponto, a resposta é simples – sim, vale a pena vender em marketplaces. Além do simples lucro, há toda a estrutura oferecida pelas plataformas, que facilitam especialmente para negócios que estão no começo.

No entanto, há alguns riscos envolvidos, que podem ofuscar os benefícios para determinados negócios. Assim, até mesmo o uso de um marketplace com sua empresa deve ser planejado, e associado a outras estratégias de venda e alcance do cliente.

Uma vez que cada empresa tem potências e necessidades diferentes, apenas estudando bastante o que os marketplaces dão e tiram da sua, será possível tomar uma decisão totalmente educada e acertada.

Vantagens de vender em um marketplace

Acesso a uma base de clientes estabelecida

Primeiramente, os marketplaces já têm um público fiel e ativo, que busca neles as melhores oportunidades de compra. Isto significa que ali pode-se alcançar potenciais compradores sem precisar construir sua própria audiência do zero.

Isso é particularmente valioso para pequenas empresas e empreendedores individuais que ainda estão construindo sua presença online.

Visibilidade e exposição da marca

Estas plataformas investem pesado em marketing e publicidade para atrair mais visitantes e compradores. Isto, em maior ou menor grau, beneficia sua empresa que está lá.

Além disso, alguns deles oferecem diversos níveis de exposição para seus anúncios, dando-lhe a capacidade de customizar seu alcance de acordo com suas necessidades e orçamento.

Infraestrutura e suporte

Ao vender em um marketplace você não precisa se preocupar com a construção de um site do zero, desenvolvimento de funcionalidades de pagamento ou questões técnicas relacionadas ao processamento de pedidos.

Contar com toda a infraestrutura necessária já pronta permite a você focar na criação e na venda de seus produtos.

Credibilidade e confiança

Vender em uma plataforma renomada e respeitada dá à sua empresa, de forma direta ou indireta, toda a credibilidade e confiança que os clientes têm nela. Isso te ajuda a superar a barreira inicial de confiança que os compradores têm ao comprar de uma loja desconhecida, dando momentum à seu negócio.

Desvantagens de vender em um marketplace

Competição acirrada

Uma vez que os marketplaces abrigam uma grande variedade de vendedores, a concorrência lá dentro é acirrada. Isso dificulta a conquista de clientes exclusivos para o seu negócio, inviabilizando quase completamente a formação de uma base sólida.

Perda da identidade da marca

Listar seus produtos em um marketplace, até certo ponto, é abrir mão da identidade de sua empresa – tanto visual, quanto em linguagem. Afinal, os clientes associarão a compra, inicialmente, à plataforma.

Isso dificulta a construção de uma marca forte e duradoura e, novamente, a formação de clientes fiéis e que reconhecem você como uma entidade única.

Restrições e políticas do marketplace

Cada marketplace tem suas próprias regras, políticas e restrições que limitam sua capacidade de personalizar a experiência do cliente. Portanto, antes de escolher a plataforma é importante entender, e estar de acordo com, tais políticas, para evitar surpresas no futuro.

Dependência do marketplace

Por fim, ao vender exclusivamente em um marketplace, você se torna cada vez mais dependente dela ao longo do tempo. Quanto mais avançados estiverem seus negócios, mais difícil será se desprender dele e construir sua própria reputação e marca.

Ao se entender o que a plataforma te oferece de bom e ruim, é possível tomar uma decisão mais educada se vale a pena entrar para um marketplace. Afinal, cada negócio é único, e cabe ao empreendedor fazer tal análise.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
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