Cada um tem sua jornada, e o que é verdade para uns pode não ser para outros. Afinal, cada negócio é único. No entanto, há diversos mitos sobre empreendedorismo que nos acostumamos a ouvir e acreditamos sem questionar.
Mas alguns não poderiam ser menos verdade. Seja sua origem de uma falta de entendimento sobre o que é empreender, ou inverdades espalhadas indiscriminadamente, é preciso saber filtrar o que absorver.
Dessa maneira, é essencial conhecer a verdade por trás dessas mentiras contadas. Apenas assim poderá desenvolver um senso crítico apurado e construir sua própria história, a despeito do senso comum.
5 mitos sobre empreendedorismo que sempre te contaram
1 – “Empreendedores nascem com talento”
Um dos mitos mais persistentes é a ideia de que empreendedores bem-sucedidos nascem com algum talento inato. É algo semelhante ao que acontece nas artes ou esportes. Afinal, é muito mais fácil ver o resultado final do que todo o trabalho que levou à ele.
Mas a realidade é que o “empreendedorismo” é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida ao longo do tempo. Ele envolve diversas competências que são cruciais para tocar um negócio de sucesso, como capacidade analítica, pensamento estratégico, criatividade, gestão de pessoas e mais.
Algumas pessoas até possuem uma inclinação natural para um ou outro destes pontos, mas o verdadeiro sucesso vem do trabalho focado, da determinação e do aprendizado contínuo.
2 – “É necessário ter muito dinheiro para começar”
Outra crença comum sobre empreendedorismo é a crença de que é preciso ter uma grande quantia de dinheiro para iniciar um negócio.
Embora o capital inicial seja importante em certos casos, e realmente te dê mais margem de folga para cometer erros, muitos negócios bem-sucedidos são passíveis de começar com recursos limitados.
Com um planejamento bem feito, estratégias concretas e muito estudo é possível montar planos de negócios refinados que minimizem os gastos.
Além disso, atualmente existem diversas opções de financiamento, como empréstimos, investidores-anjo e financiamento coletivo, que tornam o acesso ao capital mais fácil para empreendedores com boas ideias e um plano sólido.
3 – “Empreendedorismo é sinônimo de independência total”
Muitas pessoas acreditam que ser empreendedor significa ter total liberdade e independência no seu trabalho. Por mais que seja verdade que os empreendedores têm mais controle sobre suas decisões, a realidade é que eles também enfrentam uma série de responsabilidades e desafios inescapáveis.
Afinal, ser um empreendedor bem-sucedido exige disciplina, comprometimento e trabalho árduo. Você precisa lidar não apenas com o negócio em si, mas também com pessoas de todo tipo – desde colaboradores, a sócios, clientes e fornecedores.
Para eles, cada um com suas particularidades, você precisará prestar contas e estabelecer uma relação de acordo mútuo. Cada lado deve ceder em certos pontos, e concordar em outros, para que o negócio vá para frente.
4 – “O fracasso é um sinal de incompetência”
Este é um dos mitos mais prejudiciais para a carreira de qualquer empreendedor, ou aspirante a.
Graças a ele muitos, com medo de errar e fracassar nas primeiras tentativas, sequer colocam em prática suas ideias. Já outros, desistem quando não conseguem fazer o primeiro negócio prosperar, sendo que a maioria dos empreendedores passa justamente por isso.
Na verdade, é preciso entender que as falhas fazem parte do caminho para o sucesso em qualquer ambiente. Todo empreendedor de referência experimentou falhas em algum momento de suas jornadas – algumas menores, e outras gigantes, que levam o negócio a fechar.
O que os diferencia, no entanto, é sua capacidade de aprender com essas experiências, ajustar suas estratégias e continuar avançando. Resiliência aqui é a palavra chave!
5 – “É necessário ter uma ideia revolucionária”
Acreditar que é preciso ter uma ideia totalmente inovadora e revolucionária como pré-requisito para começar a empreender é um erro muito comum também, e um muito fácil de cometer.
Afinal, tais ideias são super valorizadas e ganham rápida notoriedade. No entanto, isto não é garantia de sucesso, e nem todos os empreendimentos precisam ser disruptivos para serem bem-sucedidos.
Às vezes, pequenas melhorias em produtos ou serviços existentes geram grandes resultados. Além disso, a execução e implementação de estratégias eficientes são tão importantes – ou mais – quanto a originalidade da ideia.
Por fim ,devemos entender que empreendedorismo está mais relacionado à solução de problemas diários do que à criações revolucionárias. Muitos mitos sobre empreendedorismo buscam esconder essa necessidade de trabalho duro ou glamourizar os negócios. Por isso fique atento às armadilhas e mãos à obra!