Para quem trabalha com entrega de comida, especialmente em grandes centros, os desafios são muitos. Justamente por isso muitos empreendedores do setor se perguntam se os aplicativos de delivery são bons para os restaurantes.
Como tudo no empreendedorismo, não é de todo mal, mas também nenhum mar de rosas. Os prós e contras são vários, devem ser pesados e comparados com as particularidades de sua empresa, para assim você tomar uma decisão personalizada.
O que é indispensável para uma empresa muitas vezes é irrelevante para outros. Afinal, cada negócio é único e encontra potencial em diferentes formatos.
4 vantagens dos aplicativos de delivery para os restaurantes
1 – Divulgação
Um dos principais benefícios que os aplicativos de delivery oferecem aos restaurantes é a exposição de sua marca.
Isto porque, ao listar o seu estabelecimento em uma plataforma popular, você acaba alcançando uma ampla base de clientes em potencial que de outra forma não conheceriam seu negócio.
E o melhor é que isto ocorre de diversas formas. É possível aparecer nas páginas iniciais, nas de categorias de alimentos, listado nas promoções. Se adicionarmos a oferta de cupons de desconto esporádicos pela plataforma, há uma atração ainda maior de clientes.
Mas esta vantagem pode ser ainda melhor utilizada. Uma vez que você conquista o cliente através do aplicativo de delivery, pode levá-lo para seus outros modos de atendimento.
Por exemplo, quando ele fica contente com seu produto, terá mais chance de ir comer no ponto físico ou pedir pelo seu app próprio, site ou WhatsApp.
2 – Alcance
Os aplicativos de delivery permitem que você alcance clientes muito além das proximidades do seu restaurante. Isso é especialmente útil para estabelecimentos localizados em áreas menos movimentadas, que encontram dificuldade em atrair clientes suficientes localmente.
Além disso, expandir de forma significativa seu território atendido é algo super complexo. Utilizando tais plataformas isto fica muito mais dinâmico e barato.
3 – Ferramenta de pagamento segura
Uma vez que os aplicativos oferecem opções de pagamento seguras e convenientes para os clientes, isso ajuda a aumentar seus ganhos. Afinal, dá mais confiança aos clientes para fazer pedidos online e, consequentemente, impulsionar as vendas do seu restaurante.
Sem contar que é mais seguro também para o negócio, que evita cair em fraudes e golpes.
4 – Elimina a necessidade de entregador próprio
Ao usar um aplicativo para efetuar suas entregas, você não precisa mais se preocupar em contratar e gerenciar sua própria equipe própria. Dessa maneira, reduz significativamente os custos, além das responsabilidades associadas à contratação e manutenção de uma equipe dedicada de entregas.
Por exemplo, a empresa não precisará arcar com os custos de manutenção de uma frota de veículos.
3 desvantagens dos aplicativos de delivery para os restaurantes
1 – Taxas altas sobre as vendas
Quando tratamos das desvantagens do uso de aplicativos de delivery são as altas taxas que eles cobram dos restaurantes. Essas taxas variam de acordo com a plataforma – no iFood podem chegar aos 30%. Mas, em geral, reduzem significativamente a margem de lucro dos estabelecimentos
Alguns restaurantes conseguem driblar isso com certas estratégias. Por exemplo, colocando preços mais altos na compra via aplicativo, ou investindo em volume de vendas fora da plataforma, usando-a mais como canal de aquisição.
Dessa maneira, este fator é especialmente cruel com aqueles que dependem das vendas de delivery, que geralmente são os estabelecimentos menores e mais vulneráveis, que possuem receita mais baixa.
2 – Não há padronização da qualidade de entrega
Ao usar o aplicativo, o restaurante está confiando nos entregadores da plataforma para levar seus alimentos aos clientes. Portanto, a qualidade e a eficiência irão variar fortemente, afetando a experiência do cliente e a reputação do seu restaurante.
Afinal, você não consegue garantir que as entregas sejam feitas em tempo hábil e com a qualidade desejada se não conseguir oferecer treinamento adequado ou condições confortáveis para o entregador fazer seu trabalho.
3 – Comunicação pouco eficiente
Por fim, a comunicação entre os restaurantes e os clientes é menos eficiente quando intermediada pelos aplicativos de delivery. Isto porque eles oferecem interfaces pouco intuitivas para conversas diretas quando comparado a um aplicativo de mensagens usado para fazer pedidos, como o WhatsApp.
Isso pode levar a mal-entendidos e falta de transparência na comunicação. É essencial treinar funcionários para garantir um atendimento de qualidade mesmo através delas.
Assim, ao conhecer porque os aplicativos de delivery são bons para os restaurantes, e como podem não o ser, você poderá escolher melhor os canais de vendas e garantir sucesso de seu negócio.