Do pequeno ao grande negócio: Cafeteria lançada em cidade pequena hoje é REDE DE FRANQUIA

(Imagem: Reprodução/ Globo)
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Dois amigos do Rio Grande do Sul fundaram uma rede de cafeteria anos atrás que atualmente tornou-se uma rede de franquia, contando com várias unidades e e um faturamento anual enorme. Conheça a história dos amigos e inspire-se!

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Como uma simples cafeteria virou uma rede de franquia enorme

A cafeteria Quiero Café foi aberta há quase 8 anos atrás em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, chamada Teutônia, possuindo cerca de 33 mil habitantes, estando localizada no interior do estado. Os fundadores do estabelecimento são Luís Felipe Wallauer Ferreira e Matheus Fell, ambos de 32 anos de idade.

Os amigos acharam que a cidade onde viviam estava com falta de um local onde eles pudessem se reunir com seus amigos e fazer reuniões com seus parceiros de negócios.

Ferreira, que é advogado, disse que sempre via os chefes irem em cafés para reuniões com seus clientes, porém ele achava que nenhum dos estabelecimentos possuía um ambiente acolhedor o suficiente para os visitantes, e após ter sido desafiados por um dos chefes, ele decidiu abrir a sua própria cafeteria, tendo chamado seu amigo Fell.

Eles haviam se inspirados nas cafeterias que haviam visto em São Paulo, Porto Alegre e no Exterior, com ambos tendo projetado o negócio para ser expandido em uma rede de franquias no futuro. Fell já possuía experiência na área de empreendedorismo, pois a sua família operava um negócio de transporte de cimento a granel desde 2011.

Inicialmente, o negócio foi criado para atender somente os cidadãos da cidade onde eles moravam, mas com o passar do tempo, o estabelecimento foi crescendo e ganhando mais e mais fama, passando a ter características de restaurante, como pratos mais elaborados e até Happy Hour.

Como eles conseguiram crescer o negócio

O investimento inicial foi de R$ 120 mil, e como eles não possuíam experiência na área de alimentação, eles planejaram em vender o negócio e recuperar metade do dinheiro caso nada funcionasse. Fell comentou o seguinte: “Era um negócio super enxuto, se tivéssemos tentado fazer em uma cidade maior, poderíamos ter tido mais problemas”.

Eles haviam aberto o negócio sozinhos, e revezavam entre seus empregos, que eles mantiveram durante os primeiros estágios do negócio, e o atendimento dos clientes na cafeteria. Fell tentava atender as demandas da sua transportadora à distância, enquanto Ferreira continuou trabalhando como advogado por mais um ano antes de passar a se dedicar totalmente a Quiero Café.

Cerca de uma semana depois da loja ter sido aberta, eles já estavam procurando por ajudantes para contratar, e meses depois, eles começaram ao planejamento para tornar a Quiero Café em uma rede de franquias.

Fell fez o seguinte comentário: “Quando se pensa em franquia, a ideia é ter poucos produtos e processos enxutos. Nós temos muitos produtos, muitos processos, e isso foi um desafio na hora da formatação. O que sabemos fazer é uma operação mais complexa, mas isso nos ajudou a encontrar espaço em cidades com culturas distintas, justamente por não sermos muito nichados”.

A segunda loja foi aberta em 2017 na cidade de Lajeado de 85 mil habitantes, também no Rio Grande do Sul, contando com 22 funcionários, porém essa nova unidade ainda não era franqueada. Depois que a nova loja foi ganhando popularidade, eles foram saindo das operações e passaram a ficar somente na gestão do negócio.

Como a rede de franquia deles está atualmente

Depois de terem criado uma estrutura para sustentar a futura franquia deles, a primeira unidade franqueada foi aberta, dessa vez em Santa Cruz do Sul ainda em 2017. Depois disso, mais e mais lojas passaram a ser abertas nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, havendo atualmente 47 unidades abertas.

Desde a fundação da primeira loja, ela vêm crescendo do forma notável, tendo um salto de 78% no último ano, e até mesmo em 2020, o ano em que a pandemia foi mais difícil, a empresa teve um crescimento de 80%, principalmente graças a abertura das unidades franqueadas. Fell chegou até dize: “Comparando apenas as lojas que já existiam, entre 2019 e 2022 o crescimento foi de 37%”.

Nesse ano, há planos de abrir uma unidade em Campinas, São Paulo, para expandir a marca ainda mais no estado. Para se tornar um franqueado da Quiero Café é necessário fazer um investimento inicial de R$ 600 mil e R$ 800 mil para ter uma loja de 250 metros quadrados. O retorno é estimado em até 36 meses.

Eduardo Garcia PeresRedator para a WebGo Content desde 2022, escrevendo sobre diferentes assuntos para diferentes sites. Gosta de tecnologia e aprender sobre novos assuntos, além de aprimorar seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo.
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