Algum tempo atrás, foi anunciado que a KFC, a famosa rede de frango frito, pretende abrir até o final do ano 40 novos restaurantes no Brasil, incluindo contratos para franqueadores interessados.
Confira tudo sobre a novidade aqui no Revendedor, incluindo o que será preciso para abrir uma franquia caso você queira se tornar um afiliado da KFC.
Os planos da KFC para expandir suas franquias no Brasil
A empresa, que é administrada pela IMC (International Meal Company), fez um comunicado informando que até o final do ano ela pretende abrir mais 40 lojas no Brasil, com cerca da metade podendo ser operadas por franqueadores.
Além disso, ainda em 2023, a KFC pretende abrir suas primeiras lojas de rua, ou seja, que ficam aberta de frente para uma rua. E em 2024, a empresa pretende abrir também a sua primeira loja de tipo Drive-Thru em São Paulo. E as coisas não param por aí, pois nos próximos 10 anos, a KFC falou que pretende abrir mais 400 lojas em todo o Brasil.
Atualmente, a KFC possui 160 lojas no Brasil com 30 delas tendo sido abertas no ano passado, e além disso, 85 delas são de operação própria, ou seja, foram pessoas que abriram e operam as lojas com permissão da KFC.
Assim como outras redes de fast-food, a rede de frango frito também passou a investir em serviços de delivery, principalmente devido a pandemia. Atualmente, 28% de todas as vendas da KFC no Brasil correspondem a entregas.
A empresa cresceu bastante no Brasil nos últimos anos, tendo se tornado bastante popular junto com outras redes de fast-food. Mas como disse Ricardo Azevedo, diretor-executivo de operações e desenvolvimento da Pizza Hut e do KFC da IMC no Brasil, a concorrência acirrada não é exatamente um problema, pois segundo ele, o mercado é amplo e há espaço para todos, mas eles ainda continuam planejando manter a liderança.
Como investir e abrir uma franquia da KFC no Brasil
Para abrir uma franquia da KFC no Brasil é necessário ter pelo menos R$ 2 milhões, porém os valores podem variar um pouco dependendo da implantação, do tipo de loja e das previsões das vendas. Os contratos de franquias com a KFC no Brasil geralmente duram 10 anos, e possuem retornos de 48 meses.
Os tipos de loja da KFC que os franqueadores podem abrir são: Express, focado em praças de alimentação de shoppings, In-Line, que são lojas de ruas ou que estão localizadas em áreas de grande circulação, e o FSDT, um novo modelo com amplo espaço para consumo no estabelecimento contando com Drive-Thru.
A empresa está planejando expandir a sua presença no Brasil principalmente nas regiões sul e sudeste, tendo foco em franqueadores que estão familiarizados com o mercado de fast-food.
Além disso, uma das estratégias usadas pela KFC para aumentar o seu crescimento será cancelar os contratos de desenvolvedores de área, pois, segundo a empresa, eles querem contratos com franqueadores que desejam ter uma relação duradoura com a empresa e ter mais de uma loja, fazendo com que os franqueadores possam ter quantas lojas quiserem dentro da sua área de operação.
Como a expansão da KFC no Brasil funcionará
A IMC montou uma diretoria de franquias especialmente para auxiliar no processo de expansão das franquias. De acordo com Azevedo, a meta é ser reconhecido como um excelente franqueador. Ele afirma: “Queremos crescer no formato certo, tamanho certo, ponto certo e com o franqueado certo”.
No final de 2022, a IMC renovou o seu contrato com a Yum! Brands, a dona do KFC nos EUA, para mais 10 anos de parceria. Em 2019, a IMC assumiu o controle da KFC no Brasil depois da sua fusão com a MultiQSR.
Atualmente, o tíquete médio nas lojas da KFC no Brasil gira em torno de R$ 45, com Azevedo dizendo que, devido a inflação, a empresa teve que fazer várias adaptações para se manter estável, com algumas soluções sendo negociações com fornecedores e adaptações no modelo de negócio.