Um jovem chamado Aadit Palicha tornou-se super conhecido e famoso mundo afora depois que a notícia de que a empresa que ele fundou vale atualmente quase US$ 1 bilhão de dólares atualmente.
Conheça a história do jovem aqui no Revendedor, desde a fundação da empresa até o sucesso empresarial dele e de todos os que o acompanharam na sua jornada. Aproveite para se inspirar com essa história.
Como Aadit Palicha, fundador da empresa Zepto, fez seu sucesso
Aadit Palicha é co-fundador da empresa Zepto, focada em entregas em domicílio. A empresa se destaca por realizar entregas de produtos dos mais variados tipos, e por, principalmente, realizá-las em até 10 minutos.
Nos últimos tempos, a empresa tornou-se um dos startups que mais cresceu na Índia, porém o que mais chamou a atenção das pessoas foi a idade de Palicha, pois ele possui somente 20 anos, além da velocidade com que ele conseguiu criar e crescer a empresa.
Ele fez o seguinte comentário durante uma entrevista ao programa de rádio Business da BBC: “Tem sido uma jornada muito louca. Lançamos a Zepto em julho de 2021 e, desde então, em cerca de 16 a 17 meses, passamos de não vender nada a vender para cerca de US$ 200 milhões em vendas anuais. Esperamos que essa trajetória de crescimento leve a vendas de US$ 1 bilhão por ano no terceiro ou quarto trimestre de 2023“.
Tudo começou durante o auge da pandemia, quando Palicha e o co-fundador da empresa, Kaivalya Vohra, viviam juntos, dividindo um apartamento em Mumbai. Eles disseram que tinham sérios problemas em conseguir comida devido aos problemas gerados pela pandemia na Índia, pois boa parte das lojas havia sido fechada e as entregas levavam de 6 a 7 dias.
Com isso, Palicha e Vohra viram que os seus vizinhos também estavam sofrendo com os mesmos problemas deles, e com isso, eles tiveram a ideia de fazer as entregas para eles, o que eventualmente se transformou na empresa Zepto.
As entregas de 10 minutos da empresa
A Zepto consegue realizar as suas entregas a partir de uma rede de lojas ou micro-lojas fantasmas espalhadas por toda Índia que possuem parceria com a empresa.
Palicha explicou que quando uma pessoa abre o aplicativo da Zepto, ela tem acesso a uma lista de mais de 5 mil produtos bem organizados, com o aplicativo conectando o usuário à loja fantasma mais próxima a ele.
Essas “lojas” funcionam especificamente para realizar as entregas dos produtos pedidos pelos clientes da Zepto, estando todas organizadas de forma a tornar o processo de entrega dos produtos o mais eficiente e otimizado possível.
Depois que o produto é embalado, o que demora no máximo 90 segundos, o entregador sai para realizar a entrega, e graças à localização das lojas nas cidades, os trajetos dificilmente chegam a 2km.
Palicha falou que o fato deles conseguirem entregar os produtos em até 10 minutos surgiu a partir de uma série de testes que foram realizados com diferentes possibilidades, que revelaram que essa opção de entrega era a mais eficiente.
Como a Zepto está atualmente?
No momento, a Zepto conta com mais de mil pessoas trabalhando em seus escritórios e com dezenas de milhares de entregadores, com a empresa funcionando em todas as grandes cidades da Índia.
Porém, Palicha disse que, por enquanto, ainda não considera a sua empresa como um sucesso. Ele explica:
“Não sentimos que já somos bem-sucedidos. Somente quando formos uma empresa altamente lucrativa e de capital aberto, colocarei uma bandeira no chão e direi que somos bem-sucedidos. Acho que apenas arranhamos a superfície. Na verdade, acreditar que somos realmente bem-sucedidos é um pouco perigoso porque há muito mais que podemos fazer“.
“Você pode se sentir bem com isso. Minha empresa está avaliada em US$ 900 milhões — o que é muito dinheiro — e eu tenho 20 anos. Mas a realidade é que — como diz um de nossos principais investidores — uma start-up de US$ 1 bilhão inicial está a três erros de chegar a zero. Portanto, até que você tenha concluído sua jornada [tornando a empresa lucrativa e abrindo o capital], você pode ir a zero a qualquer momento“.
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