Investir em um negócio pode ser uma das melhores decisões financeiras que uma pessoa pode tomar. No entanto, os desafios, e riscos, envolvidos são muitos. Por isso é fundamental conhecer os erros comuns para evitar na hora de investir em um negócio.
Isto porque basta uma falta de atenção e tudo pode ir por água abaixo do dia para a noite. Afinal, por mais confiável que um investimento seja, ele sempre estará exposto à volatilidade do mercado e a imprevisibilidade do mundo real.
Dessa maneira, estar preparado ao máximo no que tange suas decisões é a única forma de estar certo de um bom investimento.
5 erros comuns para evitar na hora de investir em um negócio
Erro 1 – Não fazer pesquisa suficiente
Indiscutivelmente, o erro mais comum que os investidores cometem é não fazer pesquisas suficientes antes de investir em um negócio.
É essencial fazer uma pesquisa completa sobre o mercado da empresa, o produto ou serviço oferecido por ela e a concorrência imediata. Os investidores também devem considerar a experiência e a capacidade da equipe de gerenciamento do negócio.
Evitar este erro é fácil. Antes de investir, solicite uma avaliação completa do plano de negócios, pesquise os antecedentes dos fundadores e resultados da equipe. Solicite os planos de expansão e planejamento detalhado para conseguir isso.
Assim é possível entender se a empresa tem o necessário para conquistar o que promete e avaliar se é o lugar certo para colocar o seu dinheiro.
Erro 2 – Investir demais em um negócio só
Outro erro comum que os investidores cometem é colocar dinheiro e energia demais em um único negócio.
É muito importante ter uma carteira diversificada de investimentos para reduzir o risco. Isto porque investir em um único negócio pode levar facilmente a grandes perdas financeiras, caso o negócio falhe.
Para evitar este erro, é preciso considerar essa diversificação a todo momento de sua jornada como investidor. Assim, aplique em várias empresas de diferentes setores e países, mas sem perder controle de cada uma e na medida que for conquistando mais recursos.
Dessa forma, é possível maximizar suas chances de sucesso ao mesmo tempo que se adquire experiência em diversos setores.
Erro 3 – Não considerar o potencial de crescimento
Ignorar o potencial de crescimento de um negócio é um erro que não deve ser cometido em hipótese alguma. Afinal, isso afetará diretamente o seu retorno sobre o investimento no médio e longo prazo.
Os investidores devem analisar cuidadosamente o mercado do negócio e suas características particulares. Além disso, considere a competição já existente e quaisquer barreiras à entrada no mercado no caso de empreendimentos novos.
Só assim é possível avaliar a escalabilidade dentro do nicho de atuação, ou mesmo a expansão para fora dele. Isso ajuda a definir de forma mais realista o risco envolvido e o potencial máximo do negócio para, então, decidir se vale a pena investir.
Erro 4 – Não ter um plano de saída
Ter um plano de saída é manter aquele plano B ativo, o que garantirá que você não perderá (muito) caso um investimento dê errado ou não saia como esperado. Não fazer isso pode ser desastroso.
Isso pode incluir uma estratégia para vender suas ações, uma data ou condição para sair do negócio ou outras opções. Deixe tudo previsto em contrato se possível para garantir sua segurança e minimizar as possíveis perdas. Afinal, nada pior que pagar pelo erro dos outros.
Erro 5 – Não monitorar o investimento
Por fim, nenhum investidor que deseja ter sucesso pode deixar seus investimentos ao sabor do vento.
Dessa maneira, é muito importante monitorar regularmente o desempenho dos negócios, satisfação dos clientes e fazer ajustes conforme necessário. Mantenha contato regular com a equipe de gerenciamento da empresa e faça perguntas sobre o desempenho financeiro e outras questões importantes.
Além disso, mantenha as pesquisas em dia, tanto de desempenho quanto de mercado, para conseguir ter mais previsibilidade.
Ignorar estes pontos e achar que seus investimentos estão imunes a maus tempos é um dos erros comuns para evitar na hora de investir em um negócio.