O conceito de Branding pode também ser chamado de Gestão de Marca, e diz respeito à uma série de estratégias adotadas por empresas para tornar uma marca única, facilmente reconhecida e com grande apelo perante seu público-alvo.
Ao longo das décadas, e com o marketing assumindo um papel primordial nas empresas, o branding se tornou parte essencial do sucesso do negócio, pois ajuda a construir uma identidade forte e coerente para as marcas.
Ter uma marca forte pode gerar no consumidor uma sensação de lealdade, especialmente quando as ações da organização são identificadas como para beneficiar a experiência de seus clientes.
Aqui você já deve ter percebido que o branding pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o seu negócio, mas abaixo você confere uma explicação mais ampla sobre esse conceito, além de outros exemplos de benefícios de se investir na gestão de marca do seu negócio.
Branding: o que é?
Na sua vivência como consumidor é muito possível que até inconscientemente, você possua uma predileção por essa ou aquela marca, independente de existirem outras do mesmo nicho, certo?
Mais que isso, é provável que algumas empresas venham automaticamente em sua cabeça quando você pensa em um produto, visualiza um conjunto de cores, ou ouve uma música ou som de métrica bastante característica.
Exemplo de Branding
Um exemplo claro de branding é: você está voltando pra casa com bastante fome e grande preguiça de cozinhar. Ao olhar o acostamento, você se depara com uma placa de fundo amarelo com a foto de alguém saboreando um hambúrguer.
Regra, não? Mas é muito possível que a cor da placa e o produto (independente da marca) te induzam a desejar na hora comer um hambúrguer do McDonalds!
Esse é o exemplo mais simples do poder do branding.
O que acontece é que durante décadas o McDonalds, com suas propagandas, logomarcas, promoções e dingles colocou na mente das pessoas que hambúrguer rápido e saboroso só se encontra no Mc.
E claro que estamos falando de uma marca global, com décadas no mercado e muita história para contar, mas o mesmo conceito e objetivo se aplicam a qualquer marca que deseje se tornar referência em seu nicho de negócio.
Assim, criar uma bela gestão de marcas para o seu negócio precisa passar pela escolha de cores, design e logomarca que o farão ser reconhecido facilmente.
Porém, mais que isso, é essencial que a marca adote estratégias de divulgação que criem uma conexão emocional com o consumidor.
Para isso é essencial que a marca encontre o mesmo tom de voz do seu público-alvo, e com ele, dê vazão à campanhas e ações que façam com que o consumidor se sinta representado, acolhido e atendido.
Achou complexo? Pois é mesmo!
Porém, todo esse investimento de tempo e dinheiro em branding, quando feito da forma correta e por bons profissionais de marketing, podem ter um impacto “dos sonhos” para o negócio.
O resultando é alta lucratividade para a empresa e clientes que não abrem mão de fazer negócio com a marca. Os chamados brand lovers!
Benefícios do investimento em Branding para os negócios
Confiança para iniciar uma relação
Uma das primeiras vantagens do Branding é que ele serve especialmente para construir confiança para com o cliente.
Afinal, ao perceber que a marca possui uma imagem extremamente profissional, e que suas ações condizem com as expectativas, o consumidor sente confiança em iniciar um relacionamento com a marca. E caso sua experiência seja realmente satisfatória, é fato que o cliente sempre se sentirá inclinado à voltar a fazer negócio.
Mostrar que “você não é todo mundo!”
Definir com muita precisão e cuidado todos os aspectos da marca, incluindo seu design, tipografia, cores e tom de voz, é o jeito mais prático e importante de se diferenciar da concorrência.
Especialmente quando um consumidor inicia um relacionamento com a marca, todos os detalhes contam. Assim, é muito importante que a marca se torne memorável para o cliente, tanto visualmente, quando na forma de tratar o seu consumidor.
A experiência completa, associada ao design, possibilitará que o cliente diferencie precisamente o seu negócio de um outro qualquer.
Conquista de “brand lovers”
Agora, sem dúvidas, o maior motivo para o investimento em branding no negócio é a conquista de brand lovers.
Os brand lovers nada mais são do que o cliente que todo negócio sempre sonhou. São aquelas pessoas que, ao criar um vínculo emocional com a marca, se tornaram tão leais que além de recomendá-la amplamente, também são capazes de defendê-la.
Um exemplo prático? Pense na rivalidade que existe entre a Coca Cola e a Pepsi. Sempre que alguma “briga” entre as duas marcas começa a surgir na internet, surge um caminho de defensores dos dois lados.
Esses são os brand lovers dessas marcas, e é isso que você com certeza deve ter como um dos objetivos para o seu negócio.
Tornar a marca mais Valio$a
Por fim, ao conquistar inúmeros clientes fiéis, que consequentemente renderão grande faturamento para a marca, e provarão que a empresa tem pleno controle de seu gerenciamento de marca, a marca ganha muito em valor de mercado.
Com isso, a atração dos investidores pela empresa cresce, chegando ao ponto de, em muitos casos, a marca receber ofertas completamente irrecusáveis. Tudo isso, graças ao branding bem aplicado.
CONFIRA Também:
Esses são os 8 PILARES do Marketing que TODA empresa deve seguir em 2023