A falta de planejamento é o motivo mais comum de endividamento, e sem uma boa estratégia para aumentar a receita, é possível que o negócio acabe quebrando de vez.
Não é fácil tirar uma empresa do vermelho quando as dívidas ultrapassam o limite aceitável. Quando isso acontece, muitos empreendedores acabam optando por adquirir empréstimos com instituições financeiras e, apesar dessa ser uma opção para conseguir dinheiro rápido, se não tiver muito planejamento, pode acabar sendo um tiro no pé.
Isso pode acontecer porque empréstimos, geralmente, contam com juros altos, e se não forem quitados corretamente, a empresa entra em uma bola de neve.
Para que isso não aconteça, existem algumas outras opções que os negociantes podem colocar em prática para aumentar seu capital e conseguir sanar as dívidas.
A seguir acompanhe dicas de como aumentar a receita da empresa e se livrar do risco de falência.
1. Tenha controle total do seu estoque
A falta de produtos para negociar é complicada, mas o excesso deles é muito pior para as finanças. Por tanto, se certifique de nunca ter produtos parados por muito tempo no estoque.
Caso isso seja um dos problemas do seu negócio, uma das formas de se livrar desses insumos e gerar receita para a empresa é fazendo promoções. Faça kits de produtos para vender com desconto, ou ainda o tipo de oferta “Leve dois, pague um”.
Para quem trabalha no ramo de Serviços a premissa é a mesma. Se existe algum serviço oferecido que não tem tido muita procura, ofereça-o em um pacote com outro que sai mais, com um desconto atrativo para o consumidor.
Enfim, o importante é tirar esses produtos e serviços da inércia e fazer com que o dinheiro entre no caixa.
2. Faça uma reavaliação ou renegocie preços com fornecedores
Sejam fornecedores de suas mercadorias ou mesmo os de internet, telefone ou aluguel, reavalie ou renegocie valores para tentar economizar um pouco com esses gastos. Caso os mesmos não queiram ou não possam oferecer um desconto, busque outros fornecedores com valor mais atrativo para o seu negócio no momento.
Por exemplo, talvez contratar um pacote com menos recursos de internet e telefone acabe saindo mais barato e ainda assim supra as necessidades da empresa.
3. Invista tempo na geração e conversão de Leads
O ponto-chave de qualquer aumento de receita é sem dúvida o aumento de vendas, certo? Por tanto, conseguir aumentar a quantidade de leads é o primeiro passo para que essa estratégia seja bem sucedida.
Os leads são os chamados “clientes em potencial”, isto é, que poderiam facilmente vir a fechar negócio depois que demonstram um interesse na empresa.
Para gerar mais leads, a cada vez que um visitante entrar em contato com a empresa entenda qual a necessidade do mesmo. Depois disso faça um registro de contato para esse consumidor captando um telefone ou e-mail. Mas atenção, tenha o bom senso de não ficar “incomodando” o cliente com uma enxurrada de material no e-mail, Whatsapp Business ou com ligações em momentos inapropriados. Sempre pergunte ao consumidor se ele está de acordo em receber esse tipo de contato da empresa.
Seguindo isso, as chances de converter esse lead em cliente são enormes, pois você conhece melhor o seu consumidor e sabe exatamente o que oferecer a ele. Ao mesmo tempo, o cliente já construiu certa confiança para com a empresa e estará mais propenso a fazer negócio.
4. Cuide bem dos seus clientes antigos
Pois, segundo o ensinamento do pai do marketing,Philip Kotler, manter um cliente é muito mais barato do que conseguir um novo. Isso porque o cliente antigo já conhece o seu produto ou serviço, então você não precisará investir tempo ou dinheiro para convencê-lo da qualidade ou seriedade do seu negócio.
Por tanto, para que o seu cliente se sinta valorizado e volte a fazer negócio em breve, tenha um bom pós-venda. Entre em contato com esse cliente perguntando o que ele achou do produto, se precisa de alguma ajuda, se tem sugestões que possam melhorar o atendimento da empresa. E ainda, ofereça descontos especiais para clientes antigos e faça com que esses consumidores se sintam exclusivos e doidos para fechar mais negócios com a sua marca.
5. Tente renegociar as suas dívidas
Com certeza essa é a dica principal para quem quer sair do vermelho. Atualmente muitas instituições financeiras oferecem diversas opções de renegociação de dívidas, muitas delas com condições convidativas.
Uma das opções viáveis nesse momento, por exemplo, é a campanha “Você no Azul” da Caixa Econômica Federal, que desde 2019 tem como objetivo tirar pessoas físicas e empresas da inadimplência.
E então, você já usou algum desses recursos para aumentar a receita do seu negócio?